A síndrome do intestino irritável se caracteriza pela associação de dor abdominal e alteração do ritmo intestinal, que pode variar entre diarreia, prisão de ventre ou ambos.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Gastroenterologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Não se conhece com clareza a causa da síndrome do intestino irritável, mas sabe-se que fatores como estresse, alimentação ou uso de alguns medicamentos podem desencadear ou piorar os sintomas.

Leia também: Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/sindrome-do-intestino-irritavel

É importante consultar o gastroenterologista assim que surjam sintomas indicativos da síndrome, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado.

Conheça melhor os sintomas da síndrome do intestino irritável no vídeo a seguir:

SíNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: o que é, sintomas, causas e tratamento


09:25 | 7.105 visualizações

10 sintomas de síndrome do intestino irritável

Os principais sintomas de síndrome do intestino irritável são:

  1. Dor ou desconforto abdominal;
  2. Excesso de gases intestinais;
  3. Diarreia, com pelo menos três evacuações por dia;
  4. Prisão de ventre, com menos de três evacuações por semana;
  5. Barriga inchada;
  6. Melhora da dor abdominal após defecar ou eliminar gases intestinais;
  7. Sensação de esvaziamento incompleto após evacuação;
  8. Cocô mole, dura ou granuloso;
  9. Muco esbranquiçado nas fezes;
  10. Urgência para evacuar.

Na síndrome do intestino irritável, as fezes podem apresentar alteração na consistência e na frequência das evacuações, geralmente alternando períodos de diarreia com prisão de ventre.

Normalmente, os sintomas da síndrome do intestino irritável são desencadeados pela ingestão de alimentos específicos ou estresse emocional, por exemplo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Onde é a dor de quem tem síndrome do intestino irritável?

A dor de quem tem síndrome do intestino irritável é geralmente na parte inferior do abdômen, conhecido popularmente como “dor no pé da barriga”. Veja outras causas de dor no pé da barriga.

Essa dor pode ser sentida de formas diferentes de pessoa para pessoa, como na forma de dor aguda, pontadas, cólica ou queimação, por exemplo.

Teste online de síndrome do intestino irritável

Para saber se tem o risco de estar com síndrome do intestino irritável, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:

O teste de sintomas de síndrome do intestino irritável é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista.

Como confirmar

A síndrome do intestino irritável é confirmada pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.

Geralmente, é considerado síndrome do intestino irritável quando a pessoa apresenta dor abdominal pelo menos 1 vez por semana nos últimos 3 meses, associada a alterações no ritmo intestinal.

Além disso, essa dor abdominal deve estar associada a outros 2 ou mais sintomas, como diarreia, prisão de ventre ou desconforto relacionado à defecação.

Em alguns casos, o médico pode solicitar exames como exame de fezes, colonoscopia, endoscopia, tomografia computadorizada ou teste de intolerância à lactose, por exemplo, para descartar outras condições com sintomas semelhantes. Saiba como é feita a colonoscopia.

Leia também: Síndrome do cólon irritável: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/sindrome-do-colon-irritavel

O que fazer

Na presença de sintomas da síndrome do intestino irritável, deve-se consultar o gastroenterologista para que seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado.

Normalmente, o tratamento envolve alterações na dieta e/ou uso de medicação antiespasmódica, probióticos, fibras e, eventualmente, antidepressivos, que acalmam tanto a dor quanto outros sintomas.

Leia também: Dieta para intestino irritável: o que comer, o que evitar e cardápio

tuasaude.com/dieta-para-sindrome-do-intestino-irritavel

Além disso, deve-se realizar atividades que possam diminuir o estresse e, assim, evitar a piora ou a progressão dos sintomas. Confira os principais tratamentos para a síndrome do intestino irritável.

Quanto tempo dura a síndrome do intestino irritável?

Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem variar durando alguns dias, semanas ou meses e nem sempre estão presentes ao mesmo tempo.

Desta forma, pode haver períodos de melhora, piora ou até de ausência de sintomas, além de que os sintomas e a sua intensidade podem variar de pessoa para pessoa.

Apesar de não se conhecer completamente a causa da síndrome do intestino irritável, sabe-se que ocorre piora dos sintomas em períodos de estresse e ansiedade.

Leia também: 4 melhores chás para intestino irritável (e como fazer)

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-sindrome-do-intestino-irritavel


Foto de Dr. Antonio Carlos Moraes

Revisão médica:
Dr. Antonio Carlos Moraes
Gastroenterologista

Mestre em Gastroenterologia com CRM 436069-RJ. Chefe de Clínica Médica do Hospital Copa D’Or e membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia




97% dos leitores

acham este conteúdo útil



(149 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • STAUDACHER, H. M.; et al. Irritable bowel syndrome and mental health comorbidity – approach to multidisciplinary management. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 20. 9; 582-596, 2023
  • DUNCANSON, K.; et al. Irritable bowel syndrome – controversies in diagnosis and management. Expert Rev Gastroenterol Hepatol. 17. 7; 649-663, 2023
  • NIH – NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Symptoms & Causes of Irritable Bowel Syndrome. 2017. Disponível em: . Acesso em 03 jun 2024
  • HUANG, K. Y.; et al. Irritable bowel syndrome: Epidemiology, overlap disorders, pathophysiology and treatment. World J Gastroenterol. 29. 26; 4120-4135, 2023
  • RADZISZEWSKA, M.; et al. Nutrition, Physical Activity and Supplementation in Irritable Bowel Syndrome. Nutrients. 15. 16; 3662, 2023
  • PATEL, N.; SHACKELFORD, K. B. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Irritable Bowel Syndrome. 2022. Disponível em: . Acesso em 03 jun 2024

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *