Doenças crônicas são condições de saúde que evoluem lentamente ao longo do tempo e possuem longa duração, como mais de três meses ou por toda a vida.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Clínico Geral perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

As doenças crônicas podem ser não transmissíveis, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, câncer ou insuficiência cardíaca, ou podem ser transmissíveis, como HIV, herpes ou hepatite B, por exemplo.

O tratamento das doenças crônicas deve ser feito com orientação médica, e tem como objetivo aliviar os sintomas e evitar a evolução da doença, e varia de acordo com a condição a ser tratada.


Imagem ilustrativa número 1

19 doenças crônicas

As principais doenças crônicas são:

1. Diabetes

A diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível causada pela diminuição da produção ou resistência à insulina, o que provoca aumento dos níveis de glicose no sangue, existindo diferentes tipos.

No caso da diabetes tipo 2, a principal causa são hábitos de vida pouco saudáveis, especialmente o consumo excessivo de carboidratos na alimentação e estilo de vida sedentário.

Já a diabetes tipo 1, é um tipo de condição autoimune, em que o pâncreas deixa de produzir insulina pois suas células são atacadas e destruídas pelo sistema imunológico, como se fossem estranhas ao corpo. 

Leia também: 8 principais tipos de diabetes (e como confirmar)

tuasaude.com/tipos-de-diabetes

Como tratar: o tratamento é feito pelo endocrinologista e, normalmente, envolve alterações na dieta, prática regular de exercícios físicos, uso de antidiabéticos e/ou insulina. Entenda como é feito o tratamento da diabetes.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pressão alta

A pressão alta é uma doença crônica caracterizada pela pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg, que se mantém em várias medições, feitas em dias diferentes.

Essa doença crônica pode ser causada por alimentação rica em sal, sedentarismo ou doenças renais ou dos vasos sanguíneos.

A pressão alta, principalmente quando não controlada, pode aumentar o risco de AVC, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal, por exemplo.

Leia também: 12 principais sintomas de pressão alta

tuasaude.com/sintomas-de-pressao-alta

Como tratar: o tratamento é feito com uso de remédios anti-hipertensivos receitados pelo cardiologista, além de alterações na dieta e prática de exercícios físicos. Veja como baixar a pressão alta naturalmente.

3. Colesterol alto

O colesterol alto é uma doença crônica não transmissível caracterizada por medidas do colesterol total no sangue igual ou superior a 190 mg/dL, colesterol LDL acima de 130 mg/dL, e/ou colesterol VLDL acima de 30 mg/dL.

O aumento do colesterol pode ser causado por consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação rica em gorduras e açúcar, ou fatores familiares e genéticos. Conheça outras causas de colesterol alto.

O colesterol alto, quando não tratado adequadamente, pode aumentar o risco de aterosclerose, pressão alta, infarto, AVC, trombose ou Insuficiência cardíaca, por exemplo.

Como tratar: o tratamento deve ser feito com orientação do cardiologista com prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e, em alguns casos, o uso de remédios para baixar o colesterol.

Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar

tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterol

4. AVC

O AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame cerebral, é outra doença crônica não transmissível.

Essa condição mesmo após tratada, em alguns casos, pode deixar sequelas crônicas, como dificuldade para falar ou engolir, falta de equilíbrio ou coordenação motora, ou dificuldade para movimentar o braço e ou a perna.

Leia também: 11 sequelas mais comuns do AVC

tuasaude.com/sequelas-de-avc

Os principais sintomas de AVC são falta de força num lado do corpo, fala embolada ou lenta, boca torta e sobrancelha caída, por exemplo. 

Como tratar: no caso de suspeita de AVC, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente, pois é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato.

Caso a pessoa apresente sequelas, o tratamento deve ser orientado pelo neurologista e, normalmente, inclui fisioterapia ou fonoaudiologia, por exemplo.

5. Insuficiência renal

A insuficiência renal crônica ou doença renal crônica é uma doença crônica não transmissível e irreversível em que o rim perde a capacidade de filtrar o sangue e eliminar toxinas do corpo, ficando acumuladas no sangue.

A insuficiência renal crônica tende a piorar com o tempo se não tratada adequadamente e, normalmente, é causada por doenças como diabetes, pressão alta, malformações ou cistos nos rins.

Como tratar: o tratamento é feito pelo nefrologista e envolve a realização de hemodiálise, uso de remédios para controlar doenças que possam ter causado a insuficiência renal crônica ou até transplante de rim. 

Leia também: Tratamento da insuficiência renal (aguda e crônica)

tuasaude.com/tratamento-da-insuficiencia-renal

6. Asma

A asma é uma doença crônica não transmissível caracterizada pela inflamação crônica dos pulmões que causa estreitamento das vias aéreas.

Os sintomas da asma geralmente surgem de repente, como intensa dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito. Saiba identificar todos os sintomas da asma.

Essa condição, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, geralmente se inicia na infância, sendo causada por alterações genéticas associada a alguns fatores ambientais.

Como tratar: a asma pode ser controlada com o uso de remédios indicados pelo pneumologista, evitando o surgimento de crises. 

Leia também: 8 principais remédios para asma (para controle e crises de asma)

tuasaude.com/remedio-para-asma

No entanto, caso a pessoa apresente crise de asma, deve-se ir o mais rápido possível ao pronto-socorro, pois pode causar complicações e colocar a vida em risco.

7. DPOC

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma doença crônica não transmissível em que ocorre inflamação dos pulmões.

Essa condição é causada por doenças respiratórias, como bronquite crônica ou enfisema pulmonar, que promovem o fechamento dos brônquios ou bronquíolos.

A DPOC normalmente está associada ao hábito de fumar e pode causar dificuldade para respirar crônica, começando muito devagar e piorando ao longo do tempo, devido a dificuldade dos pulmões de realizar as trocas gasosas. 

Como tratar: o tratamento é feito pelo pneumologista e envolve o uso de remédios, cirurgia ou fisioterapia, além de ser muito importante parar de fumar. Entenda como é feito o tratamento da DPOC.

8. Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativo crônica caracterizada por dificuldade para se lembrar de informações recentes, desorientação e perda progressiva da capacidade de realizar as tarefas diárias e/ou cuidar de si próprio.

Essa doença piora com o tempo, e em uma fase mais avançada da doença, a pessoa necessita de cuidados familiares.

A causa exata do Alzheimer não é completamente esclarecido, mas parece estar associada a fatores genéticos e ambientais.

Como tratar: o tratamento é feito pelo neurologista como o uso de remédios para evitar a evolução do Alzheimer, como donepezila, galantamina ou rivastigmina, além de fisioterapia, dieta adequada, fonoaudiologia ou terapia ocupacional.

9. Doenças inflamatórias intestinais

As doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa, doença de Crohn ou doença celíaca, são doenças crônicas não transmissíveis causadas por uma inflamação crônica do intestino.

Essas doenças podem causar sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre e emagrecimento. Saiba identificar os sintomas de doenças inflamatórias intestinais. 

Como tratar: o tratamento é feito pelo gastroenterologista que pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides, antibióticos, antidepressivos ou antidiarreicos, de acordo com o tipo de doença.

Além disso, é importante fazer acompanhamento com nutricionista que deve indicar uma alimentação individualizada para cada tipo de doença intestinal.

10. Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é doença neurodegenerativa crônica não transmissível, caracterizada pela alteração dos movimentos.

Os principais sintomas dessa doença são tremor nas mãos, braços, pernas ou queixo, rigidez dos músculos, lentidão dos movimentos e desequilíbrio. Conheça melhor os sintomas da doença de Parkinson.

Como tratar: o tratamento é feito pelo neurologista, que pode recomendar o uso de medicamentos, como levodopa, carbidopa, amantadina, por exemplo.

Além disso, o médico também pode indicar a realização de exercícios para fortalecer os músculos, massagem terapêutica e terapias ocupacionais e da fala.

Leia também: 7 tratamentos para Parkinson (remédios, fisioterapia e mais)

tuasaude.com/tratamento-para-parkinson

11. Osteoporose

A osteoporose doença crônica não transmissível que deixa os ossos mais fracos e frágeis devido a diminuição da massa óssea.

Essa condição é mais comum após os 50 anos e em mulheres, especialmente após a menopausa, e pode aumentar o risco de fraturas. Saiba como identificar a osteoporose. 

Como tratar: o tratamento é feito pelo clínico geral ou ortopedista, sendo normalmente indicado o uso de remédios que estimulam a produção de massa óssea, como os suplementos de cálcio e vitamina D. 

Além disso, pode-se fazer uma alimentação mais rica em cálcio e vitamina D, sob orientação de um nutricionista, para complementar o tratamento indicado pelo médico. 

Leia também: Alimentação para osteoporose: o que comer e o que evitar (com cardápio)

tuasaude.com/alimentacao-para-osteoporose

12. Reumatismo

O reumatismo é um conjunto de doenças reumatológicas crônicas, como artrite reumatoide, artrose, gota, fibromialgia ou lúpus, que afetam os músculos, os ligamentos, os ossos, os tendões e as articulações.

Essas doenças podem causar sintomas, como dor nas articulações ou dor crônica, inchaço e rigidez na articulação ou no membro afetado.

Como tratar: o tratamento é feito pelo reumatologista e, normalmente envolve fisioterapia, uso de remédios ou cirurgia, o que varia com o tipo de reumatismo.

13. Doenças da tireoide

As doenças da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, são doenças crônicas não transmissíveis caracterizadas por alterações dos níveis de hormônio da tireoide.

No hipotireoidismo, ocorre uma diminuição da produção de hormônios T3 e T4 pela tireoide, resultando em sintomas como cansaço, fraqueza e indisposição, pele seca e áspera ou aumento do peso. 

Leia também: 13 principais sintomas de hipotireoidismo (e o que fazer)

tuasaude.com/hipotireoidismo-sintomas

Já no hipertireoidismo, ocorre produção excessiva de hormônios T3 e T4 pela tireoide, e sintomas, como ansiedade, tremores nas mãos, suor excessivo, inchaço das pernas e pés e alterações no ciclo menstrual.

Como tratar: o tratamento é feito pelo endocrinologista com o uso de levotiroxina para o hipotireoidismo, ou remédios como propiltiouracil ou metimazol, ou iodo radioativo para o hipertireoidismo.

14. Obesidade

A obesidade é uma doença crônica causada pelo consumo exagerado de alimentos, falta de atividade física, questões psicológicas, predisposição genética ou alterações hormonais.

Essa doença pode aumentar o risco de diabetes, pressão alta, colesterol alto, infarto ou alguns tipos de câncer.

Como tratar: o tratamento é feito pelo endocrinologista e envolve dieta hipocalórica, exercícios físicos regulares, uso de remédios, como sibutramina, semaglutida ou orlistat, ou cirurgia bariátrica, por exemplo.

Leia também: 17 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais

tuasaude.com/remedio-para-emagrecer

15. HIV

A infecção pelo HIV é uma doença crônica transmissível causada pelo vírus da imunodeficiência humana que provoca alterações no sistema imunológico.

O HIV pode ser transmitido através do contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada com esse vírus, ou ainda pelo compartilhamento de agulhas ou passado da mãe para o bebê na gravidez ou amamentação.

O vírus do HIV provoca danos no sistema imunológico, tornando-o menos capaz de combater infecções e/ou doenças, podendo resultar em AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).

Leia também: AIDS e HIV: o que são, diferenças, sintomas, tratamento (e mais)

tuasaude.com/hiv-aids

Como tratar: o tratamento é feito pelo infectologista com o uso de remédios antirretrovirais que tem como objetivo reduzir a taxa de replicação viral e, assim, prevenir o desenvolvimento da AIDS. Entenda como é feito o tratamento do HIV.

16. Herpes

A herpes labial e a herpes genital são doenças crônicas transmissíveis causadas pelo vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1) ou tipo 2 (HSV-2).

Esse vírus não consegue ser eliminado do corpo pelo sistema imunológico, ficando adormecido nos nervos e pode ser reativado quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Nesses casos, podem surgir sintomas como pequenas bolhas com líquido transparente na pele ou nas mucosas, dor intensa, vermelhidão, mal estar geral, feridas ou úlceras dolorosas quando as bolhas estouram.

Leia também: Como se pega herpes (labial, genital e zóster) e como se proteger

tuasaude.com/como-se-pega-herpes

Como tratar: o tratamento é feito pelo dermatologista, ginecologista ou urologista com o uso de antivirais na forma de comprimidos e/ou pomadas, como aciclovir, penciclovir ou valaciclovir.

Esses remédios evitam a multiplicação do vírus, permitindo a cicatrização da pele, além de evitar controlar o aparecimento de outras bolhas e feridas. 

17. Hepatite B 

A hepatite B é uma infecção causada pelo vírus HBV, que pode se tornar crônica quando dura mais de 6 meses.

Essa infecção é transmitida através da relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada, o que torna a hepatite B uma infecção sexualmente transmissível (IST).

A hepatite B pode causar sintomas como febre, enjoos, vômitos, dor nas articulações ou pele e olhos amarelados, e aumentar o risco de cirrose ou câncer no fígado.

Como tratar: o tratamento da hepatite B crônica é feito pelo infectologista, sendo recomendado repouso, hidratação, dieta pobre em gordura, evitar bebidas alcoólicas e usar remédios antivirais e imunomoduladores que poderão ter que ser tomados por toda a vida. 

Leia também: Como é feito o tratamento para hepatite B

tuasaude.com/tratamento-para-hepatite-b

18. Insuficiência hepática crônica

A insuficiência hepática crônica é uma doença em que o fígado deixa de realizar suas funções e surge devido a agressões constantes no fígado, como uso abusivo de bebidas alcoólicas, hepatite ou gordura no fígado.

Os sintomas da doença crônica podem levar meses ou até anos para aparecer, sendo os mais comuns náuseas, vômitos, pele e olhos amarelados, inchaço na barriga, perda do apetite ou cansaço excessivo.

Leia também: Insuficiência hepática: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/insuficiencia-hepatica

Como tratar: o tratamento é feito pelo hepatologista e envolve interromper o consumo de bebidas alcoólicas, fazer dieta adequada para reduzir a gordura no fígado ou emagrecer, além de realizar o tratamento da hepatite.

Nos casos mais graves, pode ser recomendado o transplante de fígado. Saiba como é feito o transplante de fígado.

19. Câncer

O câncer é uma doença crônica causada por alterações no DNA das células, que passam a se multiplicar de forma descontrolada.

Os sintomas iniciais do câncer geralmente perda de peso sem motivo aparente, cansaço crônico, febre e nódulos ou ínguas em partes do corpo ou sangramentos se causa aparente.

Alguns exemplos de câncer são o câncer de mama, próstata, pulmão, colo de útero, colorretal, pâncreas ou leucemias e linfomas, por exemplo.

Como tratar: o tratamento é feito pelo oncologista ou oncohematologista e varia com o tipo e estágio do câncer, podendo ser indicado quimioterapia, radioterapia, terapia biológica, imunoterapia, hormonioterapia, cirurgia ou transplante de medula óssea, por exemplo.

As principais formas de prevenir doenças crônicas são:

  • Manter o peso adequado;
  • Ter uma alimentação equilibrada, variada e nutritiva;
  • Praticar, pelo menos 150 minutos, de atividades físicas moderadas por semana;
  • Evitar fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
  • Dormir de 7 a 9 horas por noite;
  • Tomar vacinas conforme o calendário de vacinação.

Além disso, para prevenir doenças crônicas transmissíveis, deve-se usar preservativo em todas as relações sexuais e evitar compartilhar objetos pessoais ou agulhas, por exemplo.

É importante também fazer consultas médicas regulares (check-up) de forma a identificar doenças crônicas precocemente e realizar o tratamento adequado, para evitar complicações.

Leia também: Check-up médico: quando fazer e lista de exames

tuasaude.com/check-up-medico

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *