Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente os de origem animal, como salmão, ostras, carnes, queijo, leite e ovos. No entanto, existem outros alimentos que podem ser fortificados com esta vitamina, como é o caso dos cereais do café da manhã, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Nutricionista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Apesar de poder ser obtida por meio de alimentos de origem animal, a principal fonte de produção da vitamina é através da exposição da pele aos raios de sol, e, por isso, é importante que a pele seja exposta diariamente ao sol entre 10h e 15h, entre 15 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana. Confira o melhor horário para tomar sol.

A vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.

Leia também: Vitamina D: o que é, para que serve, fontes e como medir

tuasaude.com/para-que-serve-a-vitamina-d


Imagem ilustrativa número 3

Lista de alimentos ricos em vitamina D

A tabela a seguir indica a quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento:

* Os fungos (cogumelos) podem ser uma boa fonte de vitamina D, pois necessitam dos raios UV do sol para sintetizar essa vitamina. No entanto, para que possam fornecer a vitamina D ao serem consumidos, é indicado que sejam colhidos ao sol e, por isso, uma boa opção é escolher os cogumelos de origem orgânica.

As frutas contém vitamina D?

Não, as frutas naturalmente não possuem vitamina D, no entanto existem alguns sucos pasteurizados que são fortificados com essa vitamina, como o suco de laranja.

Quantidade diária recomendada

Caso a exposição solar não seja suficiente para obter as quantidades diárias de vitamina D, é importante que a quantidade seja alcançada através da alimentação ou de suplementos vitamínicos. Nas crianças a partir de 1 ano de idade e em adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15 mcg de vitamina D, enquanto que pessoas mais velhas devem consumir 20 mcg por dia.

Veja como tomar sol corretamente para produzir vitamina D.

Vitamina D para vegetarianos

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Por isso, os vegetarianos estritos ou veganos que não consomem ovo, leite e derivados, precisam obter a vitamina através de banhos de sol ou por meio de suplementação indicada pelo médico ou nutricionista.

Quando tomar suplemento de vitamina D

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina o sangue estão abaixo do normal, o que pode acontecer quando a pessoa tem pouca exposição ao sol ou quando a pessoa possui alterações no processo de absorção de gordura, como pode acontecer em pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, por exemplo.

A deficiência grave dessa vitamina em crianças é conhecida como raquitismo e nos adultos, osteomalácia, sendo necessário realizar exame que permita identificar a quantidade dessa vitamina no sangue, chamado de 25-hidroxivitamina D, para determinar sua deficiência.

Geralmente, os suplementos de vitamina D são acompanhados por outro mineral, o cálcio, já que a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio no organismo, tratando um conjunto de alterações no metabolismo ósseo, como a osteoporose.

Estes suplementos devem ser usados sob orientação de um profissional, podendo ser recomendado pelo médico ou pelo nutricionista em cápsulas ou em gotas. Veja mais sobre o suplemento de vitamina D.


Foto de Tatiana Zanin

Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista

Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.




95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(391 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central: Fish, trout, mixed species, raw. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central: Mushrooms, white button. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central: Soy milk, unsweetened, plain, shelf stable. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central: Fish, swordfish, raw. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2022
  • BELTSVILLE HUMAN NUTRITION RESEARCH CENTER. Vitamin D in Mushrooms. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2022
  • Jiménez Arturo; Cervera Pilar; Bacardí Monstserrat. Tabla de Composición de Alimentos. Barcelona, España: Norvartis Consumer Health S.A, 2004. 34-39.
  • MAEDA, Sergio S. et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol.58(5). 411-433, 2014
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: . Acesso em 16 abr 2019
  • Cozzolino Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º ed. Brasil: Manole Ltda, 2012. 343-361.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *