Antes de tudo, um importante adendo: a nutrição hoje em dia advoga em prol da inclusão, e não da exclusão de alimentos. Vilanizar alguns produtos pode não ser saudável, estimulando relações e comportamentos transtornados com a comida.
Porém, não podemos esquecer que a indústria dos ultraprocessados rege o mercado mundial, e ela nos convence de que produtos ruins são mais gostosos, práticos e até (pasmem!) nutritivos.
Bom… não são. E alguns ultraprocessados realmente não deveriam fazer parte do cardápio rotineiro de ninguém.
Fazem parte deste time aqueles produtos que não possuem nada natural, apenas aditivos químicos que simulam o sabor de alimentos de verdade e melhoram a aparência e a palatabilidade, para fazer as pessoas consumirem mais.
+Leia Também: Indústria dos ultraprocessados prega ideias falsas, diz médico
Para ajudar a entender que alimentos são esses, existe o aplicativo Desrotulando, criado pela nutricionista Carolina Grehs e pelo empreendedor Gustavo Grehs, seu marido.
O app traduz as informações das embalagens e emite notas e destaques positivos e negativos de mais de 60 mil alimentos no mercado.
As classificações são totalmente baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, um dos documentos sobre alimentação e nutrição mais renomados do mundo.
Caso um alimento não esteja listado no Desrotulando, o usuário pode fotografar o rótulo e enviar para avaliação. Lembrando que a nota mínima (menos saudável) é 1 e a máxima 100 (mais saudável).
+Leia Também: Da teoria ao prato: como reverter empecilhos para uma alimentação saudável
Separamos alguns exemplos de alimentos que têm as piores notas do app a seguir:
1. Bolo coberta Ana Maria – nota 1/100

Possui 15 aditivos, um ingrediente composto (não totalmente detalhado no rótulo, então não dá para saber do que se trata), bastante açúcar adicionado e bastante gordura saturada.
O aplicativo explica que, embora os aditivos presentes nos alimentos sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, muitos são desnecessários ou acabam substituindo os ingredientes “de verdade”, o que piora a qualidade nutricional dos alimentos.
Clique aqui para entender como essa avaliação é feita.
Substitua por: Bolo de Laranja Cia do Bolo – nota 95/100
Só não é nota 100 pois possui um pouco de açúcar, um ingrediente essencial para o bolo. Mas isso também não é um problema.
2. Refresco em Pó Saborizado com Laranja Tang – nota 1/100

13 aditivos alimentares, sendo 5 classificados como motivo de precaução, pois há estudos apontando que podem trazer malefícios para a saúde. Além de possuirem muito açúcar adicionado e adoçante.
Definitivamente não é algo que deve estar nos lanches das crianças.
Substitua por: Suco Integral de Laranja Oba Bem Querer – nota 100/100
Ou qualquer outro suco que seja 100% fruta.
+Leia também: Por trás do suco em caixinha
3. Cookie integral de Cacau, Aveia e Mel Nesfit – nota 1/100

Ingredientes aparentemente naturais, a palavra “integral”, cores neutras… Tudo leva a crer que é uma boa escolha, certo? Mas não é bem assim. Existem muitos “falsos saudáveis” nas gôndolas do mercado.
Apesar de possuir boa quantidade de cereais integrais (41%), o produto em questão carrega 8 aditivos e 2 deles recebem o rótulo “com precaução”. Também contém ingrediente composto, muito açúcar adicionado e alta concentração de gordura saturada.
Substitua por: Biscoito de Laranja e Banana Naturnes Nestlé – nota 94/100
O único defeito é conter poucas fibras.
+Leia Também: 5 pontos para entender a relação entre ultraprocessados e doenças crônicas
4. Barra de Proteína Caramelo Crocante Proto Crunch Nutrata – nota 2/100

Ser proteico não significa ser saudável. Este produto tem 11 aditivos, um deles com precaução, ingrediente composto e bastante gordura saturada. Os malefícios superam as 19g de proteína.
Substitua por: Barra de proteína Pasta de Amendoim Pincbar – nota 100/100
Apesar de ter menos proteína na porção (13g), é clean label (sem aditivos), fabricada com ingredientes naturais, não tem açúcar adicionado e nem gordura saturada.
5. Cup Noodles Curry – nota 3/100

Possui 17 aditivos e 3 deles exigem precaução. Além disso, tem um grande excesso de sódio: 1,2g por porção, mais da metade da porção ideal diária de 2g.
Substitua por: macarrão caseiro
Não tem jeito: não existe macarrão instantâneo com boa nota no app.
Prefira uma massa feita apenas com farinha e água, que são os ingredientes essenciais do macarrão. Vai demorar mais tempo pra cozinhar, porém os benefícios valem a pena.
6. Lasanha Quatro Queijos Gourmet Seara – nota 7/100

Não acredite que é bom só porque o rótulo afirma que é “gourmet”. Alto em gordura saturada, ainda possui gordura trans (que já foi proibida) e também contém ingrediente composto não totalmente detalhado no rótulo.
Substitua por: Lasanha à Bolonhesa Cozinha do Mercado – nota 82/100
Não possui nenhum aditivo desnecessário ou ingredientes em excesso e ainda contém bons ingredientes (como 33g de proteína!)
Compartilhe essa matéria via: