Os sintomas parecidos com pedra na vesícula são dor forte do lado direito da barriga, febre acima de 38ºC, cor amarelada nos olhos, diarreia e enjoos.
Embora estejam relacionados com a vesícula, isso não significa que, sempre que surjam, indiquem a presença de pedra na vesícula, já que também podem estar ligados com outros problemas gástricos ou intestinais.
Leia também: Pedra na vesícula: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/pedra-na-vesicula
Caso a dor seja muito forte ou caso surjam mais do que 2 dos sintomas comuns de pedra na vesícula é sempre aconselhado consultar o gastroenterologista ou ir ao hospital, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
6 sintomas parecidos com pedra na vesícula
Os principais sintomas parecidos com pedra na vesícula, mas que não são, incluem:
1. Dor forte do lado direito da barriga
A pedra na vesícula dói do lado direito da barriga, na parte superior, normalmente provocando dor forte e repentina, e que piora até 1 hora após a refeição.
O que pode ser: essa dor pode indicar outras condições de saúde, como pancreatite, hepatite aguda ou cirrose, mas também pode ser um sinal relacionado com insuficiência cardíaca, por exemplo. Veja quais as principais causas de dor no abdômen.
Qualquer tipo de dor forte do lado direito da barriga deve ser sempre avaliada por um médico e, por isso, é sempre importante ir ao hospital.
2. Febre acima de 38º C
A febre acima de 38ºC surge nos casos de pedra na vesícula devido a inflamação da vesícula biliar por obstrução pela pedra.
O que pode ser: a febre acima de 38ºC também pode ser sinal de problemas gastrointestinais, como doença de Crohn ou a apendicite. Além disso, nessas situações é comum que também surja dor na região mais inferior do abdômen, sendo que na apendicite essa dor geralmente é mais localizada do lado direito, logo acima do quadril.
Leia também: 9 principais sintomas de apendicite (com teste online)
tuasaude.com/sintomas-de-apendicite
3. Pele e olhos amarelados
A cor amarelada nos olhos e pele pode ser indicativa de vários problemas de saúde, além da pedra na vesícula.
O que pode ser: essa condição, chamada cientificamente de icterícia, também pode ser causada por hepatites virais, cirrose, colangite ou pancreatite, por exemplo. Confira as principais causas de pele amarelada.
Além disso, alguns tipos de câncer, como câncer de fígado, das vias biliares ou pâncreas, também podem causar cor amarelada nos olhos e pele.
Leia também: Câncer no fígado: sintomas, causas, tipos e tratamento
tuasaude.com/cancer-no-figado
4. Diarreia frequente
A pedra na vesícula pode causar diarreia frequente, gordurosa e mais volumosa que surge devido a dificuldade da bile, que participa da digestão de gorduras da alimentação, sair da vesícula.
O que pode ser: a diarreia frequente também é um sintoma que pode surgir associado a outros condições gastrointestinais, como gastroenterite, doença de Crohn ou intolerâncias alimentares.
Estes condições podem ter sintomas muito semelhantes, incluindo dor abdominal, febre e até enjoos e vômitos.
Por esse motivo, se a diarreia persistir por mais de 1 semana deve-se consultar um gastroenterologista para entender qual a causa e iniciar o tratamento mais adequado. Veja o que pode causar diarreia persistente e o que fazer.
5. Enjoos e vômitos
O enjoo é um sintoma comum de pedra na vesícula, e normalmente é constante, além de poder causar vômitos.
O que pode ser: esses sintomas também podem surgir devido a problemas gastrointestinais, principalmente gastrite, doença de Crohn, apendicite e qualquer problema no fígado.
Dessa forma, os enjoos e os vômitos devem ser sempre avaliados por um médico, especialmente se durarem por mais de 24 horas. Entenda melhor que causas podem causar enjoo e e ânsia de vômito.
6. Perda do apetite
A perda do apetite embora possa parecer um sintoma mais específico de pedra na vesícula, também pode acontecer quando existe alguma alteração no estômago, intestino ou fígado.
O que pode ser: a falta de apetite também pode aparecer em situações mais leves, como resfriados ou gripes, por exemplo.
Por isso, sempre que surge e dura mais de 3 dias, ou é acompanhada de diarreia, dor do lado direito da barriga, febre ou pele e olhos amarelados, é importante ir ao hospital ou consultar um gastroenterologista ou hepatologista.
Leia também: Falta de apetite: o que pode ser (e o que fazer)
tuasaude.com/falta-de-apetite
Como saber se é pedra na vesícula
Para saber se é pedra na vesícula, deve-se estar atento aos seguintes sintomas:
- Dor forte e repentina do lado direito superior da barriga;
- Cólica que vai e volta ou desconforto constante ;
- Diarreia constante;
- Náuseas ou vômitos;
- Sensação de barriga cheia;
- Pele e olhos amarelados.
Geralmente, a dor da pedra na vesícula piora após as refeições e dói do lado direito superior da barriga, abaixo das costelas. Saiba identificar todos os sintomas de pedra na vesícula.
Na presença de sintomas de pedra na vesícula, deve-se ir ao hospital ou consultar um gastroenterologista, ou hepatologista, para fazer confirmar o diagnóstico através de exames como ultrassom, colecintilografia ou tomografia computadorizada, por exemplo.
Uma vez que o diagnóstico é confirmado, o médico deve indicar o tratamento mais adequado.
Leia também: 5 tratamentos para pedra na vesícula
tuasaude.com/tratamento-para-pedra-na-vesicula