A intolerância à lactose causa sintomas como barriga inchada, gases, má digestão e/ou diarreia, pouco tempo após a ingestão de alimentos com lactose, seja leite ou seus derivados, como queijo, iogurte ou manteiga.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Gastroenterologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com o grau de intolerância de cada pessoa, sendo mais frequentes e mais intensos em quem tem maior sensibilidade.

A lactose é o açúcar presente no leite que, em condições normais, é digerido pelo organismo. No entanto, no caso da intolerância à lactose, esse açúcar não consegue ser devidamente digerido devido à diminuição ou ausência da proteína responsável por esse processo, a lactase. Veja mais sobre a intolerância à lactose.


Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de intolerância à lactose

Os principais sintomas de intolerância à lactose são:

  1. Barriga inchada;
  2. Excesso de gases e dor abdominal;
  3. Diarreia ou prisão de ventre;
  4. Falta de energia e cansaço excessivo;
  5. Irritabilidade fácil;
  6. Dor de cabeça;
  7. Aparecimento de manchas vermelhas na pele após a refeição;
  8. Dor muscular ou nas articulações.

Além da intolerância à lactose, há também a alergia ao leite, que pode causar sintomas semelhantes, mas que tendem a ser mais intensos. Saiba mais sobre a alergia ao leite.

Teste de sintomas online

Se acha que pode ser intolerante à lactose, assinale os seus sintomas no teste a seguir:

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e nem substitui a consulta com o gastroenterologista ou clínico geral.

Como confirmar a intolerância à lactose

Para confirmar a intolerância à lactose é recomendado consultar um gastroenterologista para que possam ser avaliados os sintomas apresentados e realizados alguns exames que ajudam a confirmar o diagnóstico.

Além disso, é indicado fazer um teste de exclusão alimentar, em que se deve deixar de consumir leite e derivados por cerca de 7 dias. Veja com mais detalhes como confirmar a intolerância à lactose.

Assista também a este vídeo para saber como se alimentar em caso de intolerância à lactose:

O que comer se tem intolerância à lactose


03:33 | 243.832 visualizações


Foto de Tatiana Zanin

Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista

Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.




95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(469 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Eating, Diet, & Nutrition for Lactose Intolerance. Disponível em: . Acesso em 12 mar 2025
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Lactose intolerance. Disponível em: . Acesso em 12 mar 2025
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS-SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Gastroped: intolerância à lactose. 2018. Disponível em: . Acesso em 18 abr 2022
  • OLIVEIRA, F, Joana Alexandra. Intolerância à Lactose . Tese de conclusão de mestrado em ciências farmacêuticas,, 2020. Universidade Fernando Pessoa.
  • BRANCO, S, C, Maiara et al. Classificação da intolerância à lactose: uma visão geral sobre causas e tratamentos. REvista de Ciências Médicas. Vol.26. 3.ed; 117-125, 2017
  • HIGASHIJIMA, Neide S.; LUCCA, Alessandra; REBIZZ, Luana R. et al. Fatores antinutricionais na alimentação humana. Segur. Aliment. Nutr., Campinas. Vol 27. 1-16, 2020

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *