O alho é uma especiaria muito usada na culinária como tempero, mas também conhecido por suas ações antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, podendo ajudar no controle de infecções, pressão alta e glicose elevada, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Nutricionista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Este alimento contém compostos sulfurados, especialmente alicina, que proporciona o cheiro característico do alho e que é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais.

Leia também: Alho negro: 9 principais benefícios (e como usar)

tuasaude.com/alho-negro

Para aproveitar melhor esses compostos, é indicado amassar ou picar o alho cru e aguardar alguns minutos antes do consumo, pois esse processo ativa suas propriedades.

Descubra o que acontece se você comer ALHO todos os dias


07:10 | 255.760 visualizações

Principais benefícios

Os principais benefícios do alho são:

1. Combater microrganismos

O alho contém alicina, um composto sulfurado com potente ação antimicrobiana, antifúngica e antiparasitária, ajudando a inibir o crescimento de bactérias, vírus e fungos.

2. Reduzir as gorduras no sangue

O consumo de alho ajuda a diminuir o colesterol total, o colesterol “ruim”, LDL, e os triglicerídeos, enquanto pode aumentar o colesterol “bom”, HDL.

Leia também: 9 remédios caseiros para baixar o colesterol

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-baixar-o-colesterol

Esse efeito ocorre porque a alicina e os polifenóis do alho ajudam a reduzir a produção de colesterol, evitam a oxidação do LDL e melhoram o metabolismo das gorduras no sangue.

3. Proteger a saúde do coração

Ao equilibrar as gorduras no sangue e reduzir a oxidação do colesterol, o alho contribui para a prevenção da aterosclerose, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares e protegendo a saúde do coração.

4. Diminuir a pressão arterial

O alho pode ajudar a dilatar os vasos através da liberação de óxido nítrico e a relaxar as artérias com a ação da adenosina, além de melhorar a circulação, o que reduz a pressão sobre os vasos e contribui para diminuir a pressão arterial.

Leia também: Alho reduz o colesterol e a pressão alta

tuasaude.com/o-beneficio-medicinal-do-alho-para-o-coracao

5. Proteger o sistema respiratório

O alho pode proteger o sistema respiratório e ajudar a reduzir sintomas de gripes, resfriados e outras infecções, através das suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras.

Essas propriedades ajudam a melhorar a resposta do sistema imunológico, reduzir a inflamação das vias aéreas e combater microrganismos que afetam os pulmões.

6. Manter o cérebro saudável

Graças à ação antioxidante e anti-inflamatória de compostos como a alicina e dos nutrientes enxofre, selênio e colina, o alho pode ajudar a proteger o cérebro e melhorar a memória.

Essas substâncias ajudam a proteger as células nervosas contra os danos causados pelos radicais livres, que estão ligados ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e a demência.

Por isso, o consumo regular de alho pode contribuir para manter o cérebro saudável e favorecer o aprendizado e a concentração.

7. Reduzir inflamações

Os compostos sulfúricos presentes no alho têm ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir a resposta exagerada do organismo a algumas doenças, aliviando a dor e reduzindo a inflamação. Conheça outros alimentos anti-inflamatórios.

8. Controlar o açúcar no sangue

O alho pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, o que o torna útil na prevenção e no controle da diabetes.

Esse efeito ocorre porque o alho contém S-alilcisteína, um composto que estimula as células beta do pâncreas a produzir mais insulina e melhora a forma como o corpo a utiliza.

Entretanto, o alho não trata a diabetes e, por isso, deve ser usado apenas como complemento ao tratamento médico.

9. Diminuir o risco de câncer

O alho pode ajudar a diminuir o risco de câncer, por conter compostos sulfurados, como alicina, aliina e alhoeno.

Esses compostos têm ação antioxidante e podem proteger as células e estimular enzimas que ajudam a eliminar substâncias cancerígenas, especialmente no intestino. 

Entretanto, as evidências científicas ainda são limitadas para confirmar um efeito protetor contra o câncer.

Leia também: 8 alimentos que previnem o câncer

tuasaude.com/alimentos-que-combatem-o-cancer

Como usar o alho

A forma mais comum de usar o alho é como tempero em pratos cozidos, refogados ou assados, para realçar o sabor de carnes, molhos, saladas e massas. Também pode ser usado em preparos como chá ou água de alho.

Para aproveitar melhor seus compostos ativos, como a alicina, o ideal é amassar ou picar o alho cru e esperar alguns minutos antes de usar, pois isso ativa suas propriedades benéficas.

O consumo de 1 dente de alho cru por dia, costuma ser suficiente para obter seus principais benefícios, como reforçar a imunidade, ajudar no controle da pressão arterial e reduzir o colesterol.

O alho deve ser guardado em local fresco, seco e arejado, para evitar mofo e manter suas propriedades por mais tempo.

O alho também pode ser encontrado em suplementos, em cápsulas ou extrato envelhecido. A dose pode variar entre 300 a 600 mg por dia, dependendo da concentração do produto e da orientação do fitoterapeuta. Veja como tomar o óleo de alho.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de alho fresco:

Para aproveitar todos os seus benefícios, o alho deve ser consumido como parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de alho é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, seu consumo excessivo pode causar alguns desconfortos, como mau hálito, odor corporal e irritação no estômago, como azia ou gases.

Também podem ocorrer reações como queda da pressão arterial ou aumento do risco de sangramentos, principalmente em quem faz uso de medicamentos anticoagulantes.

Quando evitar o consumo de alho

O alho deve ser consumido com cautela por pessoas com problemas de coagulação, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

O uso do alho cru como remédio natural não é indicado para recém-nascidos, durante o período de cicatrização de cirurgias, nem para pessoas com pressão baixa, dor de estômago ou que usam medicamentos anticoagulantes.

Já o alho em forma de suplemento deve ser evitado por gestantes e mulheres que amamentam, pois pode ter efeito abortivo em doses altas e alterar o sabor e o cheiro do leite materno.

Receitas saudáveis com alho

Algumas formas para utilizar o alho incluem:

1. Chá de alho

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma chaleira ou panela e, em seguida, adicionar o alho picado ou amassado. Deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos antes de coar e aguardar esfriar para consumir.

2. Água de alho

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 100 mL de água filtrada.

Modo de preparo:

Colocar o dente de alho amassado e a água em um copo, tampar e deixar repousar por toda a noite ou, pelo menos, por 8 horas. Consumir após esse período.

3. Pasta de alho

Ingredientes:

  • 4 dentes de alho cru;
  • 200 mL de iogurte natural;
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva;
  • Suco de ½ limão;
  • Pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Cheiro-verde ou ervas finas (opcional).

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador até obter uma mistura cremosa. Ajustar o tempero se necessário.

Guardar em pote de vidro com tampa e conservar na geladeira por até 5 dias.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *