Dorflex é um remédio indicado para aliviar a dor causada por contratura muscular, dor de cabeça tensional, dor na lombar ou na coluna cervical, torcicolo ou para baixar a febre.
Esse remédio contém dipirona, orfenadrina e cafeína na sua composição, sendo encontrado na forma de comprimidos ou gotas, podendo também conter apenas dipirona (Dorflex Dip ou Dorflex Uno).
O Dorflex deve ser usado com orientação médica, com doses de acordo com a condição a ser tratada, podendo também, em alguns casos, ser indicado o Dorflex spray.
Para que serve
O Dorflex é indicado para:
- Dor ou contratura muscular;
- Dor de cabeça (cefaleia) tensional;
- Lombalgia ou dor na lombar;
- Cervicalgia ou dor na coluna cervical (no pescoço);
- Entorse ou torcicolo.
Além disso, o Dorflex Uno ou Dorflex Dip, que contém apenas dipirona na sua composição, também pode ser indicado para baixar febre.
O uso do Dorflex deve ser feito com orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada e com doses individualizadas.
Dorflex composição
O Dorflex e o Dorflex Max possuem na sua composição dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra, com ação analgésica e relaxante muscular.
Já o Dorflex Uno e o Dorflex Dip possuem apenas dipirona monoidratada, com efeito analgésico e antitérmico.
Além disso, o Dorflex Icy Hot spray tem na sua composição mentol e outras substâncias que ajudam a reduzir a dor muscular.
Como usar
O Dorflex deve ser tomado por via oral, sendo que os comprimidos devem ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar, junto com um copo de água.
Já as gotas podem ser diluídas em um pouco de água antes de tomar e o comprimido efervescente deve ser adicionado em meio copo de água e tomado logo após a diluição.
No caso do Dorflex spray, seu uso deve ser feito borrifando o produto dobre a pele, na região com dor muscular, não necessitando massagear o local.
Posologia do Dorflex
A posologia depende da forma farmacêutica que for usada:
1. Dorflex comprimido
O Dorflex comprimido possui dipirona monoidratada 300 mg + citrato de orfenadrina 35 mg + cafeína anidra 50 mg na sua composição, indicado somente para adultos.
A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de Dorflex, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
2. Dorflex gotas
O Dorflex gotas possui dipirona monoidratada 300 mg/mL + citrato de orfenadrina 35 mg/mL + cafeína anidra 50 mg/mL, apenas para uso adulto.
A dose recomendada é de 30 a 60 gotas de Dorflex solução oral, 3 a 4 vezes por dia, conforme indicação médica.
Após aberto, o frasco de Dorflex gotas é válido por 30 dias, devendo ser descartada qualquer quantidade não utilizada após esse período.
3. Dorflex Max
O Dorflex Max é encontrado na forma de comprimidos, possuindo uma dose maior dos seus componente, sendo dipirona monoidratada 600mg + citrato de orfenadrina 70mg + cafeína anidra 100mg.
A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Dorflex Max, 3 a 4 vezes por dia, de acordo com a orientação do médico.
4. Dorflex Uno
O Dorflex Uno possui 1000 mg de dipirona monoidratada, sendo indicado para adultos ou crianças com mais de 15 anos para baixar a febre ou aliviar a dor de cabeça tensional.
A dose recomendada é de ½ (meio) a 1 comprimido simples ou comprimido efervescente de Dorflex Uno, até 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
5. Dorflex Dip
O Dorflex Dip também possui apenas dipirona monoidratada 1000 mg na sua composição, para uso adulto ou pediátrico acima de 15 anos.
A posologia recomendada é de 1 comprimido de Dorflex Dip, até 4 vezes por dia, de acordo com a orientação do médico.
Leia também: Como baixar a febre: opções caseiras, medicamentos e chás
tuasaude.com/como-combater-a-febre
6. Dorflex spray
O Dorflex Icy Hot spray possui propilenoglicol e mentol na sua composição, indicado para contusões, traumas, dor muscular, cãibra ou torcicolo, em adultos.
A dose recomendada é de 1 borrifada/pulverização na pele da região dolorida, até 4 vezes por dia, ou conforme indicação médica.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Dorflex são boca seca, retenção urinária, diminuição do suor, dilatação da pupila, visão borrada, náuseas, vômitos, dor de cabeça ou tonturas.
Além disso, também pode ocorrer diminuição ou aumento do ritmo cardíaco, arritmias cardíacas, hepatite medicamentosa, síndrome de Stevens Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.
Leia também: Hepatite medicamentosa: o que é, causas, sintomas e tratamento
tuasaude.com/hepatite-medicamentosa
O Dorflex também pode causar reações alérgicas graves ou choque anafilático, devendo-se ir imediatamente ao pronto-socorro nesses casos. Saiba identificar os sintomas de choque anafilático.
Dorflex dá sono?
O Dorflex pode dar sono, sendo a sonolência um dos efeitos colaterais desse remédio devido a presença de orfenadrina que tem um efeito sedativo moderado.
No entanto, não é um efeito colateral comum, pois a cafeína, além de aumentar o efeito analgésico da dipirona, possui ação estimulante.
Caso ocorra sonolência, é recomendado ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas.
Quem não deve usar
O Dorflex é contraindicado nas seguintes situações:
- Menores de 18 anos, no caso do Dorflex comprimido, gotas, spray ou Dorflex Max;
- Adolescentes com menos de 15 anos, no caso do Dorflex Dip ou Dorflex Uno;
- Gravidez ou amamentação;
- Glaucoma ou estreitamento do estômago ou intestino;
- Megaesôfago ou úlcera péptica;
- Próstata aumentada ou obstrução da bexiga;
- Porfiria hepática ou miastenia grave.
Além disso, o Dorflex não deve ser usado por pessoas com deficiência de G6PD, histórico de agranulocitose ou função da medula óssea prejudicada.
Pessoas que tenham alergia à dipirona fenazona, propifenazona, fenilbutazona, ou oxifembutazona, por exemplo, ou a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, também não devem usar o Dorflex.
Leia também: Agranulocitose: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/agranulocitose
Dúvidas comuns
As dúvidas mais comuns com relação ao uso do Dorflex são:
1. Dorflex é anti-inflamatório?
O Dorflex não é anti-inflamatório e não possui nenhum anti-inflamatório na sua composição.
Esse remédio é um analgésico e relaxante muscular indicado principalmente nos casos de contraturas musculares.
2. Posso tomar Dorflex com dengue?
O Dorflex, principalmente o que contém apenas dipirona monoidratada (Dorflex Dip ou Dorflex Uno), pode ser tomado em caso de dengue para aliviar a febre, dor no corpo, dor de cabeça ou mal estar geral.
Leia também: Remédios para dengue: 6 que podem ser tomados (e quais evitar)
tuasaude.com/remedios-para-dengue
Isso porque o Dorflex não possui nenhum anti-inflamatório, que é contraindicado em casos de dengue.
3. Dorflex serve para dor de dente?
O Dorflex serve para dor de dente causada por procedimentos odontológicos, ajudando a aliviar a dor e o desconforto.
Nesses casos, normalmente é recomendado do Dorflex Uno ou Dorflex Dip que contém apenas dipirona, pois tem efeito analgésico.
4. Grávida pode tomar Dorflex?
A grávida não pode tomar Dorflex, sendo contraindicado durante a gestação, por conter dipirona que pode atravessar a placenta e chegar até o bebê.
Não se sabe os efeitos que a dipirona pode ter no bebê, por isso, o Dorflex é contraindicado na gravidez, principalmente no 1º e 3º trimestre de gestação.
Durante o 2º trimestre de gravidez, o uso do Dorflex só deve ser feito se indicado pelo obstetra após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e potenciais riscos para o bebê.
5. Dorflex serve para cólica?
O Dorflex pode ajudar a aliviar a cólica menstrual ou cólica renal, por exemplo, devido a ação analgésica da dipirona.
No entanto, só deve ser usado com indicação do ginecologista, urologista ou nefrologista.
6. Quem amamenta pode tomar Dorflex?
O Dorflex é contraindicado durante a amamentação, já que os metabólitos da dipirona podem passar para o bebê através do leite materno.
O recomendado é evitar a amamentação durante e por até 48 horas após o udo do Dorflex.
7. Dorflex tem ibuprofeno
O Dorflex não tem ibuprofeno na sua composição e nenhum outro tipo de anti-inflamatório.
8. O Dorflex baixa a pressão?
Um dos efeitos colaterais do Dorflex é a diminuição da pressão arterial, no entanto, é uma reação adversa rara.