Os principais sintomas de gota são dor intensa, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações, principalmente nos dedos dos pés ou das mãos, tornozelo, joelho ou cotovelo, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Reumatologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Esses sintomas, normalmente, surgem durante a crise de gota, se desenvolvendo ao longo de algumas horas ou surgir de repente.

No caso de sintomas de gota, é importante consultar o ortopedista, reumatologista ou clínico geral, para fazer o tratamento adequado que, normalmente, é feito com o uso de analgésicos e remédios para baixar o ácido úrico alto. Confira como identificar e tratar o ácido úrico elevado.


Imagem ilustrativa número 2

9 sintomas de gota

Os principais sintomas de gota são:

  1. Dor intensa na articulação, que surge subitamente;
  2. Vermelhidão no local da dor;
  3. Inchaço na região afetada;
  4. Piora da dor ao toque na região;
  5. Calor no local da dor;
  6. Febre e mal-estar; 
  7. Nódulos na pele das articulações afetadas; 
  8. Deformidades articulares; 
  9. Dificuldade de movimentação da articulação envolvida.

A dor na crise de gota pode envolver uma ou mais articulações do corpo, geralmente afetando os dedos dos pés, tornozelos ou joelhos, e tende a ocorrer à noite ou pela manhã.

Além disso, embora normalmente não seja aliviada por analgésicos, como paracetamol ou dipirona, a dor costuma regredir entre 3 e 14 dias mesmo sem tratamento.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer

Em caso de suspeita de gota, é importante consultar um clínico geral, ortopedista ou reumatologista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado.

Isso porque, quando a gota não é tratada, pode causar novas crises de dor e levar a deformidades e nódulos nas articulações com o tempo.

Assim, o médico deve solicitar exames, como dosagem de ácido úrico, ultrassom, tomografia computadorizada ou análise do líquido sinovial da articulação, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Saiba mais sobre as causas e diagnóstico da gota.

Como é o tratamento

O tratamento da crise de gota geralmente envolve medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como diclofenaco e indometacina, corticoides orais ou a colchicina, indicados pelo médico.

Além disso, também é recomendado realizar compressas de água fria para ajudar a aliviar os sintomas localizados durante as crises. 

Após a crise, medicamentos para controlar os níveis de ácido úrico, como o alopurinol, podem ser indicados e medidas como evitar consumo de carnes, bebidas alcoólicas e controle do peso também são recomendadas para evitar novas crises de dor. 

Leia também: 5 tratamentos para gota

tuasaude.com/como-tratar-a-gota

Criado por:
Equipe Editorial do Tua Saúde

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.




93% dos leitores

acham este conteúdo útil



(61 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • DALBETH, Nicola et al. Gout. Nat Rev Dis Primers. Vol.5, n.1. 69, 2019
  • STATPEARLS. Gout. 2022. Disponível em: . Acesso em 17 ago 2022
  • CLEBAK, Karl T; MORRISON, Ashley; CROAD, Jason R . Gout: Rapid Evidence Review. Am Fam Physician. Vol.102, n.9. 533-538, 2020

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *