Absorventes são produtos indicados para absorver o sangue da menstruação e evitar vazamentos, como o absorvente externo ou interno, a calcinha absorvente ou o absorvente de tecido, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Ginecologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

A escolha do absorvente ideal deve considerar a intensidade do fluxo menstrual, o conforto pessoal e o estilo de vida, sempre priorizando a saúde íntima e realizando trocas regulares para prevenir infecções.

Além dos absorventes comuns, há também o coletor ou o disco menstrual, que coleta o sangue da menstruação, sendo considerados uma alternativa mais sustentável que o absorvente, já que pode ser reutilizado, assim como os absorventes de tecido.

1. Protetor diário


Imagem ilustrativa número 6

O protetor diário é um tipo de absorvente menor, mais fino e com menos capacidade de absorção, sendo normalmente indicado no primeiro dia ou nos últimos dias da menstruação, já que o fluxo não é intenso.

Embora muitas mulheres usem estes protetores diariamente para absorver secreções vaginais e não sujar a calcinha, esse hábito não é recomendado.

Isso porque o uso frequente desse tipo de absorvente deixa a região íntima mais úmida e quente, uma vez que impede a circulação do ar na região, o que favorece o desenvolvimento de infecções, como a candidíase.

Como usar: colocar o absorvente no centro da calcinha e garantir que está bem colado para evitar que saia ao longo do dia.

O recomendado é que esse tipo de absorvente seja trocado a cada 4 horas ou menos de acordo com a temperatura e umidade da região íntima e do fluxo menstrual.

2. Absorvente externo


Imagem ilustrativa número 1

O absorvente externo é geralmente a opção mais usada pelas mulheres e é um produto que pode ser encontrado em diversos tamanhos, espessuras e materiais.

A escolha do melhor absorvente externo deve levar em consideração o fluxo menstrual (leve, moderado ou intenso) e o tipo de calcinha.

Para fluxos leves a moderados, absorventes finos e adaptáveis são ideais, enquanto para fluxos intensos ou nos casos de vazamento, recomenda-se absorventes mais grossos, com maior capacidade de absorção e, preferencialmente, com abas. 

Já os absorventes noturnos são mais espessos e absorvem por mais tempo, sendo indicados para uso durante a noite. 

Quanto à cobertura, há opções secas, que reduzem a sensação de umidade mas podem causar mais irritação, e suaves, feitas de algodão, que são mais confortáveis para peles sensíveis, embora não impeçam totalmente a umidade. Veja como lidar com a alergia ao absorvente.

Como usar: colocar o absorvente externo no centro da calcinha, e caso tenha abas, elas devem contornar as calcinhas pelos lados.

É recomendado trocar o absorvente de 4 em 4 horas e em casos de fluxo mais intenso, a cada 2 ou 3 horas, de forma a evitar vazamentos, mau cheiro ou infecções.

No caso dos absorventes noturnos, eles podem ser usados durante toda a noite, até um máximo de 10 horas.

3. Absorvente interno


Imagem ilustrativa número 3

Os absorventes internos são uma opção para mulheres que desejam praticar atividades, como ir à praia, piscina ou fazer exercícios durante o período menstrual, oferecendo mais conforto que os absorventes externos. 

A escolha do tamanho do absorvente interno deve considerar a intensidade do fluxo. 

Para mulheres que têm dificuldade na colocação do absorvente interno, existem modelos com aplicador, que facilitam a inserção na vagina.

Como usar: lavar bem as mãos, desenrolar e esticar o cordão do absorvente interno, encaixar o dedo indicador na base do absorvente, separar os lábios da vagina com a mão livre e empurrar suavemente o absorvente interno para o interior da vagina, em direção às costas, acompanhando a inclinação natural da vagina para facilitar a introdução.

Para facilitar a colocação, a mulher pode aplicá-lo de pé, com uma perna apoiada em um lugar mais alto, ou sentando-se no vaso sanitário, com os joelhos afastados.

O absorvente interno deve ser substituído de 4 em 4 horas. Veja mais sobre como usar absorvente interno de forma segura.

4. Coletor menstrual


Imagem ilustrativa número 4

Os coletores menstruais, ou copo menstrual, são uma alternativa aos absorventes internos, com a vantagem de não poluir o ambiente e de ter uma duração de cerca de 10 anos.

Geralmente, são feitos de silicone medicinal ou borracha cirúrgica, tornando-os muito maleáveis e hipoalergênicos.

Os coletores menstruais estão disponíveis em vários tamanhos, e a escolha deve considerar a altura do colo do útero e a intensidade do fluxo menstrual. Veja como escolher o coletor menstrual mais adequado.

Como usar: sentar no vaso sanitário com os joelhos afastados, dobrar o coletor como demonstrado na embalagem do produto, introduzir o coletor dobrado na vagina. Em seguida, deve rodar o coletor de forma a certificar-se que está perfeitamente encaixado e sem dobras.

A posição correta dos coletores menstruais é mais próxima da entrada do canal vaginal e não no fundo, como acontece com os outros absorventes internos. 

O coletor menstrual pode ser trocado e higienizado a cada 8 ou 12 horas.

5. Calcinhas absorventes


Imagem ilustrativa número 5

As calcinhas absorventes parecem calcinhas comuns, mas têm capacidade de absorver a menstruação e secam rapidamente, evitando irritações por não conterem materiais que causem alergias. 

Essas calcinhas são indicadas para fluxos leves a moderados, mas também podem ser usadas como complemento para fluxos intensos. 

Além disso, estas calcinha absorventes são reutilizáveis e para isso basta lavá-las com água e sabão.

Como usar: colocar a calcinha absorvente de pano e trocá-la todos os dias. Nos dias mais intensos, é aconselhável trocar as calcinhas mais cedo, a cada 5 a 8 horas.

Como são reutilizáveis, devem ser lavadas diariamente com água e sabão neutro.

6. Absorvente de tecido


Imagem ilustrativa número 7

Os absorventes de tecido são uma opção ecológica e sustentável, podendo substituir os absorventes descartáveis ou complementar o uso do coletor menstrual, especialmente para quem não se adapta ao coletor ou tem fluxo intenso. 

Feitos 100% algodão, os absorventes de tecido permitem a ventilação da região íntima, ajudando a prevenir infecções. Estão disponíveis em diferentes tamanhos e composições conforme a intensidade do fluxo.

Além disso, possuem tamanhos e composição diferentes de acordo com a intensidade do fluxo menstrual.

Como usar: o uso desse tipo de absorvente deve ser o mesmo que o dos outros, sendo indicado que seja posicionado no centro da calcinha e depois as suas abas sejam abotoadas para evitar que saiam do lugar.

A troca do absorvente de tecido deve ser feita de acordo com a intensidade do fluxo, sendo normalmente recomendado que seja trocado a cada 6 horas e higienizado de acordo com as orientações do fabricante para que possa ser utilizado novamente.

7. Esponja absorvente


Imagem ilustrativa número 2

Embora ainda não seja um produto muito usado, as esponjas absorventes são também uma opção bastante cômoda e prática e são livres de produtos químicos, evitando assim irritações e manifestações alérgicas.

Existem vários tamanhos diferentes que devem ser escolhidos em função da intensidade do fluxo menstrual da mulher e têm a vantagem de permitir que as mulheres mantenham as relações sexuais com eles colocados.

Como usar: a esponja deve ser introduzida na vagina o mais profundamente possível, numa posição que facilite a sua colocação, como sentada no vaso sanitário com os joelhos afastados ou de pé com uma perna apoiada numa superfície ligeiramente mais elevada que o chão.

Como não possui um fio como os absorventes comuns, pode ser um pouco mais difícil de retirar e, por isso, é necessário alguma agilidade para o remover e para isso, deve-se puxar a esponja por um buraquinho que ela tem no centro.

8. Disco menstrual


Imagem ilustrativa número 8

O disco menstrual, assim como o coletor menstrual, é um dispositivo que permite coletar o sangue da menstruação por até 12 horas, sendo feito de material flexível, podendo ser reutilizável ou descartável.

Esse tipo de dispositivo tem o formato de uma concha, semelhante ao diafragma, pode ser usado por mulheres com fluxo mais intenso, pois tem uma capacidade maior em volume para coletar a menstruação do que o coletor menstrual.

Como usar: para colocar o disco menstrual, a mulher pode estar sentada, agachada ou em pé, e deve dobrar as bordas do disco, formando um 8 e introduzir no canal vaginal profundamente até o colo do útero.

Em seguida, deve-se passar o dedo pelas bordas do disco, para certificar-se que está posicionado corretamente. Veja como colocar e tirar o disco menstrual.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *