Denosumabe é um remédio imunobiológico indicado para o tratamento de osteoporose na pós menopausa ou em homens, ou causada pelo uso prolongado de corticoides, além de casos de câncer que afeta os ossos.
Esse remédio, da classe dos anticorpos monoclonais, é encontrado na forma de injeção subcutânea nas doses de 60 mg e 120 mg, e com os nomes comerciais Xgera e Prolia, por exemplo.
Leia também: Prolia: para que serve, como aplicar e efeitos colaterais
tuasaude.com/prolia
O uso do denosumabe deve ser orientado pelo reumatologista, endocrinologista ou oncologista, dependendo do problema ósseo a ser tratado, para evitar possíveis efeitos colaterais, como dores musculares, nas costas e infecção urinária, por exemplo.
Para que serve
O denosumabe é indicado para tratar problemas nos ossos nas seguintes situações:
- Osteoporose em mulheres pós menopausa ou em homens;
- Osteoporose causada pelo uso prolongado de corticoides;
- Câncer de mama ou de próstata que recebem tratamentos que enfraquecem os ossos;
- Câncer nos ossos ou desenvolvimento de metástases ósseas.
Além disso, o denosumabe pode ser indicado em situações de cálcio elevado no sangue causadas por câncer, quando outros tratamentos não funcionam.
Como usar
O denosumabe é aplicado como uma injeção subcutânea, ou seja, sob a pele, geralmente no braço, na coxa ou na barriga.
Essa aplicação deve ser feita por enfermeiros, no entanto, no caso do Prolia, a própria pessoa pode aplicar em casa, após receber as orientações corretas. Saiba como aplicar a injeção subcutânea corretamente.
Posologia do denosumabe
As doses recomendadas do denosumabe variam de acordo com as condições a serem tratadas:
1. Denosumabe 60 mg
O denosumabe 60 mg/mL (Prolia) é indicado principalmente para o tratamento da osteoporose e da perda óssea em adultos, incluindo casos relacionados à menopausa ou a tratamentos contra o câncer de mama e próstata.
A dose normalmente recomendada nesses casos é de 1 aplicação do denosumabe 60 mg/mL, a cada 6 meses.
O médico também pode orientar o uso de suplementos de cálcio e vitamina D durante o tratamento, se necessário.
Leia também: Suplemento de cálcio e vitamina D: para que serve e como tomar
tuasaude.com/suplemento-de-calcio-e-vitamina-d
2. Denosumabe 120 mg
O denosumabe 120 mg/mL (Xgeva) é indicado para adultos em situações relacionadas ao câncer, como metástases ósseas, tumores ósseos ou níveis elevados de cálcio no sangue causados pela doença.
A posologia recomendada normalmente é de 1 injeção de denosumabe 120 mg/mL a cada 4 semanas.
Nos casos de aumento dos níveis de cálcio no sangue causada por câncer ou tumores de células gigantes do osso, o médico pode recomendar doses adicionais ou de reforço de 120 mg nos dias 8 e 15 do tratamento.
Cuidados durante o uso
Alguns cuidados durante o uso do denosumabe são:
- Não usar dois medicamentos com denosumabe ao mesmo tempo, como Prolia e Xgeva juntos;
- Manter os níveis de cálcio e vitamina D, para evitar complicações como cálcio baixo no sangue;
- Informar ao dentista o uso de denosumabe, isso ajuda a prevenir problemas mais sérios na mandíbula, especialmente se precisar de algum procedimento odontológico.
Além disso, o tratamento com denosumabe não deve ser interrompido por conta própria, pois isso pode aumentar o risco de fraturas graves, especialmente na coluna.
Em caso de esquecimento de uma dose, é importante entrar em contato com o médico para que ele possa orientar sobre quando e como retomar o tratamento com segurança.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do denosumabe são dores nos músculos, articulações, pernas e costas, além de infecções urinárias e respiratórias.
Também pode surgir dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia ou prisão de ventre, suor excessivo, perda de cabelo e inchaço nas pernas ou braços.
Alguns efeitos são considerados graves, como o cálcio muito baixo no sangue, que pode causar formigamento e cãibras, e a osteonecrose, que é a morte do osso, sendo mais comum na mandíbula.
Embora seja raro, o denosumabe também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia. Nesse caso, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia
Quem não deve usar
O denosumabe não deve ser usado por pessoas que já tiveram reação alérgica ao denosumabe ou a qualquer componente da injeção, ou com cálcio baixo no sangue, chamado de hipocalcemia.
Leia também: Hipocalcemia: sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/hipocalcemia
Além disso, é contraindicado durante a gravidez e amamentação, para menores de 18 anos e pessoas com problemas renais graves ou em diálise.