As pomadas para hemorroida interna ou externas, como Proctyl, Bepantol ou Ultraproct, atuam como analgésicos e anti-inflamatórios, ajudando a reduzir a inflamação e a dor, e podem ter um efeito cicatrizante e hidratante.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Proctologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Esses medicamentos fazem parte do tratamento de hemorroidas, que também inclui mudanças no estilo de vida, como fazer uma dieta rica em fibras e aumentar a ingestão de líquidos, para aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Leia também: Hemorroida: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

tuasaude.com/hemorroida

As pomadas para hemorroidas podem ser compradas em farmácias ou drogarias e geralmente são vendidas sem receita médica. No entanto, é importante consultar o clínico geral ou proctologista para avaliar o tipo de hemorroida e indicar a melhor pomada de forma individualizada.


Imagem ilustrativa número 1

Pomadas para hemorroidas

As principais pomadas para hemorroida são:

1. Proctyl

A pomada Proctyl possui policresuleno e o cloridrato de cinchocaína, substâncias com ação analgésica, antisséptica e adstringente.

A Proctyl estimula a regeneração e a cicatrização da pele, prevenindo ou combatendo infecções locais e parando rapidamente os sangramentos, além de aliviar a dor e a coceira.

Como usar: aplicar a pomada, via retal, de 2 a 3 vezes por dia, diretamente sobre a hemorroida externa, massageando levemente o local para melhor absorção da pomada.

No caso de hemorroida interna, deve-se usar o aplicador contido na embalagem do produto para que a pomada possa ser introduzida no ânus.

O tratamento com Proctyl pode ser continuado aplicando a pomada 1 vez ao dia até o desaparecimento completo dos sintomas, conforme orientação médica.

2. Proctan ou Proctosan

As pomadas Proctan ou Proctosan têm ação analgésica, anti-inflamatória e antipruriginosa, por conter acetato de hidrocortisona, lidocaína, subgalato de bismuto e óxido de zinco.

Essa pomada pode ser usada em hemorroidas internas ou externas, e também em fissuras anais, em adultos, para aliviar a coceira, a dor, a inflamação ou o inchaço.

Como usar: deve-se aplicar uma camada da pomada, de 2 a 3 vezes por dia, até melhora dos sintomas, seguida de 1 aplicação por dia, durante 2 ou 3 dias, conforme orientação médica.

3. Bepantol Derma

A pomada Bepantol Derma é indicada para aliviar os sintomas de coceira ou irritação do canal anal causados pela hemorroida.

O Bepantol derma tem ação anti-inflamatória, hidratante, protetora e nutritiva, além de ajudar a regenerar as células da pele, por conter dexpantenol e vitamina B5.

Como usar: aplicar uma fina camada da pomada diretamente na hemorroida de 1 a 3 vezes por dia, após fazer a higiene do ânus.

Leia também: Bepantol derma: para que serve e como usar (pele, lábios, cabelo e mais)

tuasaude.com/bepantol-derma

4. Ultraproct LDO

A Ultraproct LDO é uma pomada indicada para tratar hemorroida interna e externa, em adultos, ajudando a aliviar a dor, inflamação, inchaço ou coceira.

Esta pomada contém a combinação de corticoide e anestésico local (fluocortolona e lidocaína), com ação anti-inflamatória e anestésica.

Como usar: na hemorroida externa, deve-se colocar um pouco da pomada no dedo e aplicar diretamente na hemorroida, massageando suavemente para que a pomada seja absorvida.

Se for necessário usar a pomada para hemorroida interna, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem e inserir delicadamente no ânus.

Deve-se aplicar a pomada após evacuação e higiene do ânus. A dose recomendada é de 1 aplicação, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, por até 2 semanas ou conforme orientação do médico.

5. Proctfis H

A Proctfis H é uma pomada para hemorroida interna ou externa em adultos, que contém hidrocortisona, um tipo de corticoide que ajuda a reduzir a inflamação, inchaço e coceira.

Além disso, a Proctfis H também contém lidocaína com efeito anestésico, que ajuda a aliviar a dor.

Como usar: para usar na hemorroida externa, deve-se aplicar uma camada da pomada de forma suave ao redor do ânus e no orifício anal, de 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas, seguida de 1 aplicação por dia, durante 2 ou 3 dias, conforme orientação médica.

Já para hemorroida interna, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem, que deve ser inserido delicadamente no ânus, e aplicar uma pequena quantidade da pomada ao espremer suavemente o tubo.

6. Creme de castanha-da-índia composto

O creme de castanha-da-índia composto possui extratos naturais de castanha da índia, hamamélis e erva de bicho.

Assim, esta pomada possui ação anti-inflamatória e hidratante e adstringente, ajudando a aliviar os sintomas como dor, inchaço, coceira ou ardor causados pela hemorroida em adultos.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Creme de Castanha-da-Índia composta Globo ou Creme de Castanha-da-Índia composta Arte Nativa.

Como usar: deve-se aplicar a pomada diretamente na hemorroida de preferência após a evacuação e a higiene do ânus, massageando suavemente.

Pomadas para hemorroidas na gravidez e pós-parto

Nenhuma das pomadas indicadas anteriormente deve ser usada na gravidez ou no pós-parto sem recomendação do obstetra.

Caso a grávida ou a lactante sinta desconforto causado por hemorroidas, deve consultar o médico, para que seja indicado o remédio adequado e menos prejudicial para o bebê.

Leia também: Hemorroidas na gravidez: porque aparecem e como tratar

tuasaude.com/hemorroidas-na-gravidez

Pomada caseira e natural para hemorroida

Uma pomada caseira para hemorroida e que pode ser feita com ingredientes naturais, é a pomada à base de hamamélis.

Esta pomada é feita com as cascas da planta Hamamelis virginica, que pode ser aplicada diretamente nas hemorroidas externas, aliviando a dor, o desconforto, a dor ou a irritação.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de cascas de Hamamélis;
  • 60 mL de parafina líquida;
  • 60 mL de glicerina.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a hamamélis e a parafina líquida, e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar a mistura obtida, adicionar a glicerina e misturar bem.

Colocar a pomada obtida num recipiente com tampa e manter na geladeira. Pode-se usar esta pomada caseira diariamente, 3 vezes por dia, por até 1 mês.

Assista o vídeo a seguir com esta e outras receitas caseiras para hemorroida:

Hemorroida | Remédios Caseiros


01:20 | 1.567.233 visualizações

Qual a melhor pomada para hemorroida?

Não existe uma única “melhor” pomada para hemorroida, porque a eficácia deste remédio varia conforme os sintomas apresentados pela pessoa e a gravidade do caso.

Por isso, o ideal é sempre consultar o proctologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento adequado.

Outros cuidados para tratar as hemorroidas

Alguns cuidados para prevenir ou tratar as hemorroidas e evitar a piora dos sintomas, são:

  • Evitar usar o papel higiênico, para não irritar mais a pele;
  • Lavar a região anal com água e sabão após as evacuações;
  • Evitar fazer muito esforço para evacuar ou ficar sentado muito tempo no vaso sanitário;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia, para ajudar a regular o intestino;
  • Fazer uma alimentação rica em fibras;
  • Evacuar sempre que sentir vontade, pois prender as fezes pode deixá-la mais endurecida, seca e difícil de eliminar;
  • Evitar ficar sentado por longos períodos, pois aumenta a pressão nas veias do ânus.

Beber chás como de castanha-da-índia ou cipreste, ou fazer banhos de assento em água morna por 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia, pode ajudar a aliviar os sintomas da hemorroida, complementando o tratamento médico. Confira outras dicas para aliviar a hemorroida.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *