Micose de pele é uma infecção por fungos causando sintomas como coceira, vermelhidão e descamação da pele, descolamento da unha ou rachaduras entre os dedos dos pés, podendo acontecer em qualquer parte do corpo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Dermatologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

A micose de pele pode ser classificada em diferentes tipos de acordo com o local que o fungo se desenvolve e causa os sintomas. Assim, quando os sintomas surgem na virilha, recebe o nome de tinea cruris, e quando acontece na unha, é conhecida como onicomicose.

Leia também: Doenças de pele que coçam: 17 causas (e o que fazer)

tuasaude.com/doencas-de-pele-que-cocam

O surgimento da micose de pele é mais comum no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção. Veja mais sintomas da micose.

Tipos de micose de pele

Os principais tipos de micose de pele são:

1. Micose de unha

Conteúdo sensível

Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.


Manchas mareladas e descolamento da unha da micose de unha

Foto de micose de unha

A micose de unha, também conhecida como onicomicose ou tinea unguium, é causada principalmente por fungos como Trichophyton rubrum ou Candida albicans, podendo afetar as unhas das mãos ou dos pés.

Esse tipo de micose pode ser causado por traumas nas unhas ou contato frequente com água e sabão, sendo mais comum em pessoas com diabetes não controlada, má circulação sanguínea ou sistema imunológico enfraquecido.

Principais sintomas: a micose de unha pode causar sintomas como unha amarelada ou esbranquiçada, deformada e grossa, descolamento da unha ou mau cheiro.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Candidíase

Conteúdo sensível

Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.


Candidíase oral na língua

Foto de candidíase oral

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que está naturalmente presente na boca e na região genital de homens e mulheres, podendo afetar a língua, bochechas ou gengivas, ou região genital, como vagina, pênis ou ânus.

A candidíase vaginal é uma infecção muito comum na mulher e pode acontece quando o sistema imune está enfraquecido, em casos de diabetes, maus hábitos de higiene ou após o tratamento com alguns antibióticos ou corticoides.

Já a candidíase oral afeta principalmente bebês, devido à sua imunidade ainda pouco desenvolvida, ou em adultos com o sistema imune enfraquecido devido a gripes, doenças crônicas ou HIV, por exemplo.

Principais sintomas: a candidíase oral causa sintomas como placas brancas nas gengivas, língua ou no interior da boca, ou manchas vermelhas lisas, brilhantes e dolorosas na língua. Veja outros sintomas da candidíase oral.

No caso da candidíase genital, podem surgir sintomas de coceira intensa, corrimento vaginal esbranquiçado ou placas vermelhas ou esbranquiçadas no pênis.

Leia também: Candidíase: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

tuasaude.com/candidiase

3. Pitiríase versicolor


Manchas brancas nas costas, características da pitiríase versicolor

Foto de pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor, também conhecida como tinea versicolor, pano branco ou micose de praia, é um tipo de micose causado pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol.

Principais sintomas: nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada, levando ao surgimento de pequenas manchas ou placas brancas, bem delimitadas e ovais, podendo afetar o tronco, pescoço, dobras de pele ou braços. Conheça mais sobre o pano branco.

4. Pé de atleta

Conteúdo sensível

Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.


Feridas e descamação entre os dedos característicos da frieira ou pé de atleta

Foto de pé de atleta

O pé de atleta, também conhecido por tinea pedis ou frieira, é um tipo de micose da pele causada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton, que afeta principalmente regiões na sola e entre os dedos do pé.

Principais sintomas: o pé de atleta causa sintomas como coceira, vermelhidão, descamação ou rachaduras entre os dedos ou sola dos pés, e mau cheiro. Veja mais detalhes sobre o pé de atleta.

5. Micose na virilha

Conteúdo sensível

Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.


Manchas vermelhas na virilha

Foto de micose na virilha

A micose na virilha, chamada de tinha crural, esta micose é causada pelo fungo tinea cruris, sendo mais frequente em obesos, atletas ou pessoas que usem roupas demasiado apertadas, devido à criação de um ambiente quente e úmido, favorável ao seu desenvolvimento.

Principais sintomas: os sintomas de micose na virilha são mancha avermelhada ou acastanhada na virilha, coceira intensa ou descamação no local.

6. Micose no couro cabeludo


Placas vermelhas no couro cabeludo causada pela micose no couro cabeludo

Foto de micose no couro cabeludo

A micose no couro cabeludo, também conhecida por tinea capitis, é uma micose de pele que afeta o couro cabeludo, causada por fungos do gênero Trichophyton ou Microsporum.

Principais sintomas: os sintomas de micose no couro cabeludo são coceira intensa, placas vermelhas, caspa ou crostas amarelas na cabeça ou queda de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo. Veja outros sintomas da micose no couro cabeludo.

7. Impingem

Conteúdo sensível

Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.


Lesão avermelhada no braço característica da impingem ou tinea corporis

Foto de impingem

A impingem, também conhecida por tinea corporis, pode desenvolver-se na pele de em qualquer região do corpo, sendo causada por fungos das espécies Trichophyton ou Microsporum.

Principais sintomas: a impingem pode causar sintomas como mancha na pele, em forma de anel, coceira e descamação da pele, afetando principalmente as nádegas, tronco, pescoço, braços ou pernas. Saiba mais sobre a impingem.

8. Micose de pele no rosto


Imagem ilustrativa número 10

A micose de pele no rosto é uma infecção que pode ser causada por diferentes tipos de fungos, como dermatófitos e leveduras do gênero Candida e Malassezia.

Este tipo de micose na pele pode surgir em adultos e crianças, e são mais comuns em ambientes quentes e úmidos ou após contato direto com pessoas, animais ou superfícies contaminadas.

Principais sintomas: os sintomas mais comuns incluem vermelhidão, coceira, descamação, lesões em forma de anel e, em alguns casos, alterações na cor da pele.

Como se pega micose de pele

Algumas formas de se pegar micose de pele são:

  • Andar descalço em locais públicos como praias, piscinas e banheiros;
  • Traumas ou lesões na unha;
  • Contato direto com lesões da pele de uma pessoa infectada por fungos;
  • Usar roupas muito apertadas ou roupas íntimas de material sintético;
  • Frequentar locais muito úmidos e quentes.

Os fungos são os principais causadores de micoses na pele. No entanto, para que a doença se desenvolva, é necessário que se reúnam outras condições, como depressão do sistema imune, ambiente quente e úmido e, além disso, na maioria dos casos é necessário haver contágio.

A infecção pode aparecer com mais frequência após a toma de antibióticos, porque as bactérias presentes na pele diminuem, deixando que os fungos se proliferem.

Leia também: Como se pega micose na pele, unhas ou couro cabeludo

tuasaude.com/como-se-pega-micose

Como tratar

O tratamento da micose de pele deve ser feito pelo dermatologista, e inclui:

1. Pomada para micose de pele

As pomadas para micose de pele, como cetoconazol, miconazol ou terbinafina, contêm antifúngicos que ajudam a eliminar fungos causadores de micose de pele na virilha, pés, tronco ou pescoço, por exemplo.

Esses antifúngicos também podem ser encontrados na forma de cremes, loções ou sprays para passar na pele.

Leia também: 6 pomadas para candidíase (e como usar)

tuasaude.com/pomada-para-candidiase

2. Comprimidos para micose de pele

Os comprimidos para micose de pele, como fluconazol, itraconazol ou terbinafina, podem ser indicados pelo dermatologista para micoses na unha, candidíase, pé de atleta, impingem ou micose no couro cabeludo, por exemplo.

O tempo de tratamento com os comprimidos antifúngicos para micose de pele pode variar de acordo com o tipo de micose, e deve ser feito com orientação do dermatologista. Veja os principais tipos de antifúngicos.

Leia também: Remédio para micose: pomadas, loções e comprimidos

tuasaude.com/remedio-para-micose

3. Esmalte antifúngico

O esmalte antifúngico, como amorolfina, clotrimazol ou ciclopirox olamina, é indicado para o tratamento da micose de unha ou onicomicose.

Esse esmalte deve ser aplicado somente na unha afetada, e em alguns casos, o dermatologista também pode associar o uso de comprimidos antifúngicos para o tratamento da micose de unha. Veja todas as opções de tratamento para micose de unha.

Leia também: 6 remédios caseiros para unheiro (micose de unha)

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-micose-de-unha

4. Shampoos para micose de pele

Os shampoos para micose de pele, como cetoconazol ou ciclopirox olamina, são indicados principalmente para o tratamento da micose no couro cabeludo.

Esses shampoos possuem antifúngicos capazes de eliminar os fungos causadores da micose no couro cabeludo e evitar que a infecção se espalhe para outras regiões do corpo, como barba, ou seja transmitida para outras pessoas.

Leia também: 11 remédios caseiros para micose de pele

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-micose

5. Autocuidados

Alguns autocuidados importantes para tratar a micose de pele são:

  • Manter a pele sempre limpa e seca;
  • Evitar compartilhar itens pessoais;
  • Usar roupas confortáveis ​​e respiráveis, priorizando tecidos de algodão;
  • Secar bem as áreas molhadas após o banho;
  • Evitar coçar ou manusear as lesões para evitar que se espalhem;
  • Limpar frequentemente as superfícies e objetos que entram em contato com a pele;
  • Manter uma boa higiene diária, para prevenir a recorrência.

É aconselhável também evitar o uso de cosméticos ou produtos que possam irritar a pele. Além disso, se a micose de pele não melhorar, é recomendado consultar o médico.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *