Alguns tratamentos naturais para a má circulação incluem tomar chás diuréticos, beber mais líquidos durante o dia, diminuir o consumo de sal, consumir pimenta caiena e aumentar o consumo de vegetais verde-escuros.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Angiologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Além disso, uma das melhores formas de aliviar a má circulação é movimentar as pernas e os braços durante o dia. Isso ajuda a facilitar o fluxo sanguíneo e prevenir o acúmulo de líquido, que pode causar inchaço.

A má circulação pode surgir devido ao envelhecimento natural do corpo, mas também pode ser causada por condições como doença arterial periférica, diabetes, obesidade ou tabagismo. Seus principais sintomas incluem inchaço nas pernas, pés ou mãos frios e cãibras, por exemplo. Confira outros sintomas de má circulação.



Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.


Imagem ilustrativa número 1

Opções de remédios naturais

Algumas opções de remédios naturais para má circulação são:

1. Beber mais líquidos

Beber mais líquidos ajuda a prevenir e melhorar a má circulação. Isso porque, quando o corpo não está hidratado o suficiente, o sangue engrossa e não circula adequadamente, o que pode causar retenção de líquidos e inchaço nas pernas, pés ou mãos.

Como usar: É importante beber de 8 a 10 copos de água por dia ou sucos com frutas que promovam a circulação sanguínea. Veja todas as opções de sucos para má circulação e como preparar.

2. Usar pimenta caiena

Um bom tratamento natural para melhorar a má circulação é usar a pimenta caiena. Essa pimenta é rica em capsaicina, um composto que melhora o fluxo sanguíneo, reduz a pressão arterial e promove a dilatação dos vasos sanguíneos.

O consumo de capsaicina demonstrou estimular a produção de óxido nítrico, o que facilita o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação.

Como usar: uma maneira prática de consumi-la é adicionar uma pitada desta pimenta em um litro de água e beber ao longo do dia, ou misturar uma colher de chá do pó com um litro de azeite para usar em saladas.

3. Tomar um chá diurético

Tomar um chá diurético, como chá verde, chá de salsinha ou de cavalinha, é um bom tratamento natural para a má circulação, pois têm propriedades diuréticas e antioxidantes que ajudam a eliminar líquidos acumulados e melhorar a circulação.

Como usar: Chá verde, chá de salsa e chá de cavalinha podem ser facilmente preparados em casa usando água fervente e folhas ou plantas selecionadas. Geralmente, recomenda-se três vezes ao dia. Veja como preparar os chás diuréticos.

Embora esses chás sejam naturais, nem todos podem consumi-los com segurança. Mulheres grávidas, pessoas que usam anticoagulantes ou diuréticos ou que tenham problemas de saúde, por exemplo devem sempre consultar o médico antes de consumi-los.

4. Aumentar o consumo de ômega 3

Outro bom tratamento natural para a má circulação é aumentar o consumo de ômega-3. Esta gordura saudável tem ação anti-inflamatória, que melhora a produção de óxido nítrico, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo.

Além disso, o ômega 3 também ajuda a reduzir a pressão arterial e a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Como consumir: O ômega-3 é encontrado em alimentos como salmão, atum, sardinha, sementes de chia, linhaça, nozes e azeite de oliva. Também pode ser tomado em cápsulas, disponíveis em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Leia também: 14 alimentos ricos em Ômega 3 (com receitas)

tuasaude.com/alimentos-ricos-em-omega-3

5. Comer mais vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros, como espinafre, agrião, coentro, salsa e couve manteiga, são ricos em nitratos, uma substância que é transformada em óxido nítrico no corpo. Isso ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhora a circulação.

Como consumir: Recomenda-se consumir esses vegetais diariamente em saladas, sucos ou sopas. Confira a lista de outros alimentos que melhoram a circulação.

6. Comer mais frutas cítricas

Frutas cítricas como laranja, limão e toranja, são boas opções de tratamento natural para a má circulação.

Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C e flavonoides, compostos com efeitos antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo sanguíneo. Esses compostos também ajudam a reduzir a pressão e a rigidez arterial.

Como consumir: O ideal é consumir pelo menos dois tipos de frutas cítricas por dia, frescas ou em suco.

Leia também: 6 principais benefícios das frutas cítricas para a saúde

tuasaude.com/beneficios-das-frutas-citricas

7. Diminuir o consumo de sal

Uma forma natural para ajudar na má circulação é diminuir o consumo de sal.

Isso acontece porque o excesso de sal na dieta pode causar retenção de líquidos, o que piora a circulação e causa inchaço nas pernas, pés, braços e mãos.

Como consumir: uma boa estratégia é reduzir o uso de sal de cozinha, escolher sais com baixo teor de sódio ou usar ervas como tomilho, orégano, alho ou pimenta para dar sabor às refeições.

8. Fazer banho de imersão com sal de Epsom

Outro bom tratamento natural para a má circulação é fazer banho de imersão em sal de Epsom. Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio, tradicionalmente usado para aliviar dores e relaxar os músculos.

Embora algumas pessoas relatem melhora nos sintomas de má circulação, não há estudos científicos sólidos que demonstrem que o magnésio seja absorvido significativamente pela pele ou que melhore diretamente o fluxo sanguíneo.

Os efeitos positivos podem ser devidos principalmente ao calor da água. Este banho pode ser uma estratégia segura para aliviar o desconforto no final do dia.

Como usar: para preparar um escalda-pés, adicionar 1/2 xícara de sais de Epsom a 2 a 3 litros de água morna e dissolver bem. Em seguida, deixar os pés de molho por 15 minutos. Este processo pode ser repetido até 3 vezes por semana.

9. Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas leves como caminhadas ou exercícios na água, ajuda a estimular a circulação e a reduzir o inchaço nas extremidades.

O exercício físico melhora a função dos vasos sanguíneos, aumenta a produção de óxido nítrico, fortalece o coração e previne problemas como hipertensão ou doença arterial periférica.

Como fazer: caminhar por alguns minutos a cada hora que estiver sentado. Flexionar bem os joelhos e tornozelos é uma boa estratégia para quem fica de pé por muito tempo.

Também é recomendado levantar os braços e abrir e fechar as mãos com frequência, para evitar o acúmulo de líquidos.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico se surgirem alguns sintomas como:

  • Inchaço repentino das pernas, pés ou braços;
  • Inchaço somente em um pé ou uma mão;
  • Vermelhidão do pé da mão;
  • Falta de ar;
  • Tosse ou expectoração;
  • Febre;
  • Formigamento.

Nestes casos, o médico pode pedir exames de sangue ou ecodoppler, por exemplo, para identificar a origem da má circulação e recomendar o tratamento adequado.

Leia também: Como é feito o tratamento para má circulação

tuasaude.com/tratamento-para-ma-circulacao

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *