A presbiopia é a dificuldade para enxergar de perto, sendo difícil focar os objetos de forma nítida. Essa alteração da visão está associada ao envelhecimento do olho e geralmente tem início aos 40 anos.
Também chamada popularmente de vista cansada, a presbiopia apresenta sintomas como cansaço nos olhos, visão embaçada, dores de cabeça e necessidade de afastar material de leitura para conseguir focar, por exemplo.
Leia também: Vista cansada: sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/vista-cansada
Na presença de sintomas de presbiopia, é recomendado consultar o oftalmologista para que sejam feitos os exames necessários e iniciado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de óculos, lentes de contato e, em alguns casos, a realização de cirurgia.
Sintomas de presbiopia
Os principais sintomas de presbiopia são:
-
Dificuldade para enxergar de perto;
-
Necessidade de afastar material de leitura para conseguir focar;
-
Visão embaçada na distância normal de leitura;
-
Dores de cabeça;
-
Cansaço nos olhos;
-
Ardor nos olhos ao tentar ler;
-
Sensação de pálpebras pesadas.
Os sintomas costumam ficar mais fortes quando a pessoa está cansada ou em ambientes com pouca iluminação.
Diferença entre presbiopia e hipermetropia
A presbiopia é a dificuldade de enxergar de perto que aparece com a idade, geralmente depois dos 40, onde o olho perde a facilidade de focar de perto.
Já a hipermetropia pode aparecer desde cedo, pois o olho tem alterações no formato que fazem a visão de perto ficar embaçada. Entenda melhor o que é hipermetropia.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico de presbiopia é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas e de um exame oftalmológico.
Marque uma consulta com o oftalmologista mais próximo da sua região:
Durante o exame, o médico utiliza testes de leitura com letras ou números impressos em diferentes tamanhos e distâncias para avaliar a capacidade dos olhos em focar.
Também pode ser necessário realizar o exame de refração, no qual são utilizados aparelhos como retinoscópio, para determinar se óculos ou lentes de contato são indicados. Conheça mais sobre o exame de refração.
Possíveis causas
A presbiopia surge principalmente como consequência natural do envelhecimento, onde o cristalino, estrutura do olho responsável por ajustar o foco, vai se tornando mais rígido e menos flexível, dificultando a visão de perto.
Além da idade, alguns fatores podem aumentar o risco ou acelerar o surgimento da presbiopia, como o uso de antialérgicos, diuréticos e antidepressivos.
Algumas condições de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla, também podem influenciar o aparecimento da presbiopia.
Outros fatores que podem contribuir incluem tabagismo, consumo excessivo de álcool, uso prolongado de telas e histórico familiar de problemas visuais.
Tratamento de presbiopia
O tratamento de presbiopia indicado pelo oftalmologista pode incluir:
-
Correção ocular com óculos, utilizando lentes simples, bifocais, trifocais ou progressivas;
-
Lentes de contato, que podem ser multifocais, de monovisão ou monovisão modificada;
-
Cirurgia refrativa, que é realizada com laser para remodelar a córnea e melhorar a visão de perto;
-
Cirurgia de implante na córnea, que é a colocação de um pequeno implante na córnea para alterar a forma do olho, sem remover o cristalino natural;
-
Implante de lente intraocular, onde o cristalino natural do olho é removido e substituído por uma lente artificial.
Além disso, existem medicamentos específicos para a presbiopia, como os colírios à base de cloridrato de pilocarpina, que ajustam o tamanho da pupila e ajudam a melhorar a visão de perto, durante até seis horas.
Presbiopia tem cura?
A presbiopia não tem cura, já que é uma mudança natural do olho com a idade, porém existem formas de corrigir a visão, através de óculos, lentes de contato, colírios ou cirurgias.
Presbiopia é astigmatismo?
A presbiopia e o astigmatismo são problemas diferentes, sendo a presbiopia a dificuldade de focar objetos de perto que surgem com a idade.
Enquanto o astigmatismo é causado pela curvatura irregular do olho, provocando visão embaçada tanto de perto quanto de longe, e pode estar presente desde o nascimento.
Leia também: Astigmatismo: o que é, sintomas, teste, tipos e tratamento
tuasaude.com/astigmatismo