O paracetamol pode ser utilizado durante a gravidez, e é frequentemente a primeira escolha para o tratamento de dor e febre em gestantes, sempre seguindo a orientação do obstetra.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Obstetra perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

No entanto, durante a gravidez, o paracetamol deve ser utilizado na menor dose eficaz e pelo menor tempo necessário, evitando sempre o uso indiscriminado.

Sempre que possível, é recomendado buscar alternativas simples, como técnicas naturais e remédios caseiros, para aliviar os sintomas. Confira algumas formas naturais de tratar problemas comuns na gravidez como dor de garganta, dor de cabeça ou sinusite.


Imagem ilustrativa número 1

Pode tomar paracetamol na gravidez?

O paracetamol pode ser utilizado durante a gravidez e é frequentemente a primeira opção para o tratamento de dor e febre em gestantes, sendo classificado como medicamento de baixo risco. 

No entanto, deve ser sempre usado sob orientação do obstetra, que normalmente recomenda a menor dose eficaz pelo menor tempo necessário. Na forma de comprimidos, a dose máxima geralmente indicada é de 500 a 750mg por vez.

Dessa forma, o paracetamol não é contraindicado na gestação, mas todo medicamento deve ser utilizado com orientação médica ou farmacêutica, garantindo um uso seguro e eficaz. Conheça a lista completa dos medicamentos proibidos na gravidez.

Dipirona ou paracetamol na gravidez

Na gravidez, o paracetamol é geralmente a primeira escolha para dor e febre, pois é considerado seguro, sempre sob orientação do obstetra. 

Já a dipirona não é recomendada rotineiramente na gestação devido a potenciais riscos, especialmente no final da gravidez, e deve ser usada apenas se indicada pelo médico.

Leia também: Grávida pode tomar dipirona?

tuasaude.com/medico-responde/gravida-pode-tomar-dipirona

Pode afetar o desenvolvimento do bebê

O paracetamol é considerado seguro para uso durante a gravidez, mas alguns estudos sugerem uma possível associação com o desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade em crianças. 

No entanto, essas pesquisas ainda não são conclusivas, e não há comprovação de que o paracetamol cause diretamente alterações no desenvolvimento do bebê.

Além disso, a Anvisa informa que não há registros de eventos adversos relacionados ao desenvolvimento de autismo em crianças expostas ao paracetamol durante a gestação.

Como preparar um analgésico natural

Um bom exemplo de analgésico natural que pode ser utilizado para aliviar dores na gravidez é o chá de gengibre, pois possui efeito analgésico e anti-inflamatório. 

O gengibre não afeta a gravidez desde que utilizado em doses de até 1 grama por dia, sendo uma melhor opção ao uso de medicamentos. Veja como usar o gengibre na gravidez.

Chá de gengibre

Para fazer o chá de gengibre na gravidez, deve-se usar a raiz fresca para extrair as substâncias ativas.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água fervida.

Modo de preparo

Lavar a raiz de gengibre, ralar e adicionar em uma xícara. Adicionar a água quente na xícara, tapar e deixar repousar por 5 minutos. 

Coar, esperar amornar e beber 1 xícara durante o dia, por no máximo 4 dias seguidos.

Criado por:
Equipe Editorial do Tua Saúde

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.




88% dos leitores

acham este conteúdo útil



(34 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • ANVISA. Nota à população: paracetamol e autismo. 2025. Disponível em: . Acesso em 30 set 2025
  • BAUER, Ann Z. et al. Paracetamol use during pregnancy — a call for precautionary action. Nature Reviews Endocrinology. Vol.17. 757–766, 2021
  • CASTRO, Caroline T; PEREIRA, Marcos; SANTOS, Djanilson B. Association between paracetamol use during pregnancy and perinatal outcomes: Prospective NISAMI cohort. Plus One. Vol.17, n.4. e0267270, 2022
  • ACOG. ACOG Response to Consensus Statement on Paracetamol Use During Pregnancy. Disponível em: . Acesso em 12 jun 2023
  • El uso de Paracetamol durante el embarazo puede alterar el desarrollo fetal. Disponível em: . Acesso em 02 jan 2023
  • NHS. Paracetamol for adults. Disponível em: . Acesso em 22 jun 2021
  • DE FAYS, Laurence et al.. Use of paracetamol during pregnancy and child neurological development. Developmental Medicine & Child Neurology. 2015

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *