Para programar uma boa noite de sono, deve-se calcular o tempo de sono por meio de pequenos ciclos de 90 minutos, devendo-se despertar assim que o último ciclo terminar. Assim, é possível acordar com maior disposição e energia.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Médico do Sono perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

De forma geral, os adultos precisam de 4 a 6 ciclos de sono de 90 minutos para recuperar a energia, o que corresponde a dormir entre 6 a 9 horas por noite.

Além de fazer o cálculo do tempo de sono, é importante que a pessoa adote novos hábitos, como manter o ambiente escuro, livre de barulhos e de estímulos visuais, por exemplo, pois assim também é possível melhorar a qualidade do sono.


Imagem ilustrativa número 1

Calculadora do sono online

Para saber a que horas deve acordar ou a que horas deve dormir para ter um sono reparador, preencha seus dados na calculadora:

Como calcular corretamente o tempo de sono

O cálculo do tempo de sono deve ser feito a partir do momento que se adormece e não no momento em que se deita na cama, pois nem sempre a hora de deitar corresponde à hora em que se adormece.

Por isso, antes de fazer o cálculo, é importante acrescentar o tempo que normalmente se leva para dormir, o que é em média 15 a 30 minutos.

A quantidade de ciclos de 90 minutos que se dorme é variável e depende da necessidade de cada pessoa, porém o segredo é permitir que cada ciclo se complete totalmente, acordando apenas no final deste.

O ciclo de 90 minutos pode ser repetido tantas vezes quanto necessário, até que se consiga recuperar a energia gasta durante o dia. Entenda melhor o que é o ciclo do sono.

Se tem problema para dormir e deseja uma avaliação, marque uma consulta com um médico do sono:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como ter uma boa noite de sono

Para ter uma boa noite de sono, além de saber o tempo de sono, é importante adotar algumas medidas que estimulem o sono e o relaxamento, como:

  • Ter o quarto escuro, calmo e sem ruído;
  • Ter uma temperatura agradável no quarto;
  • Colocar roupas de cama e pijamas confortáveis e cobertores ou edredons suficientes nos dias frios;
  • Retirar TV ou outros objetos eletrônicos do quarto e evitar o uso de celulares, pois podem ser motivo de distração, dificultando o relaxamento e uma boa noite de sono;
  • Evitar comer muito ou refeições pesadas antes de dormir, além evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína;
  • Escolher travesseiros com altura, textura e tamanho adequados para permitir dormir confortavelmente;
  • Encontrar uma posição confortável para conseguir adormecer bem e rápido.

Além disso, o uso de óleos essenciais e o consumo do chás que possuem propriedades calmantes também podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono reparador.

Algumas das plantas medicinais que podem ser usados tanto como óleo quanto na forma de chá são lavanda, camomila, lúcia-lima, tília, alfazema e passiflora, por exemplo.

Chá calmante para dormir melhor

Um excelente remédio caseiro para distúrbios do sono é o chá de lúcia-lima, com lavanda e camomila pois ela possui propriedades calmantes e sedativas que diminuem a insônia, inquietação e suores noturnos, além de ser excelente contra o estresse e a ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas de lúcia-lima;
  • 1 colher de folhas de alfazema;
  • 1 colher de folhas de camomila;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber o chá 3 vezes por dia.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para ajudar a adormecer mais rápido e a dormir melhor:


Foto de Manuel Reis

Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro

Pós-graduado em Fitoterapia Clínica Avançada e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.




79% dos leitores

acham este conteúdo útil



(89 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • SIMPSON, N. S.; et al. Optimizing sleep to maximize performance: implications and recommendations for elite athletes. Scand J Med Sci Sports. 27. 3; 266-274, 2017
  • HASPEL, J. A.; et al. Perfect timing: circadian rhythms, sleep, and immunity – an NIH workshop summary. JCI Insight. 5. 1; e131487, 2020
  • TROYNIKOV, O.; et al. Sleep environments and sleep physiology: A review. J Therm Biol. 78. 192-203, 2018
  • MATENCHUK, B. A.; et al. Sleep, circadian rhythm, and gut microbiota. Sleep Med Rev. 53. 101340, 2020
  • LEI, J. X.; et al. Ergonomic Consideration in Pillow Height Determinants and Evaluation. Healthcare (Basel). 9. 10; 1333, 2021
  • TÄHKÄMO, L.; et al. Systematic review of light exposure impact on human circadian rhythm. Chronobiol Int. 36. 2; 151-170, 2019
  • JNIENE, A.; et al. Perception of Sleep Disturbances due to Bedtime Use of Blue Light-Emitting Devices and Its Impact on Habits and Sleep Quality among Young Medical Students. Biomed Res Int. 2019. 7012350, 2019
  • Nat Sci Sleep. The effects of fabric for sleepwear and bedding on sleep at ambient temperatures of 17°C and 22°C. SHIN, M.; et al. 8. 121–131, 2016

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *