Os valores de referência de colesterol variam de acordo com o tipo e, especialmente para o LDL, conhecido também como colesterol “ruim”, depende do risco cardiovascular da pessoa que normalmente é calculado pelo cardiologista.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Cardiologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

O colesterol é um tipo de gordura importante para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue nem sempre é bom, podendo causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Leia também: Colesterol: o que é, tipos, valores (e como baixar)

tuasaude.com/o-que-e-colesterol

Para entender se o colesterol alto é mau ou se não representa um problema, é recomendado consultar o cardiologista ou clínico geral. Especialmente em caso de alterações no exame, o médico também pode indicar o tratamento mais indicado para cada pessoa.


Técnica coletando uma amostra de sangue de um homem para exames

Calculadora do colesterol

Insira na calculadora a seguir os resultados do seu exame de colesterol para saber se os valores estão dentro dos níveis recomendados:

A calculadora de colesterol é apenas uma ferramenta de orientação, não devendo ser usada como diagnóstico ou substituir a consulta com o médico.

Valores de referência

Os valores de referência para o colesterol variam de acordo com o seu tipo:

1. Colesterol HDL

O colesterol HDL, também conhecido como colesterol “bom”, é capaz de proteger o coração e os vasos sanguíneos e, por isso, níveis acima de 40 mg/dL são desejáveis e, acima de 60 mg/dL, são considerados excelentes. Entenda melhor o que é o colesterol HDL e como aumentar sua quantidade.

Além disso, quando são identificados valores de HDL menores que 40 mg/dL, é importante ficar atento, principalmente se o LDL e/ou triglicerídeos estiverem aumentados, indicando maior risco de doenças cardiovasculares.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Colesterol LDL

O colesterol LDL, ou colesterol “ruim”, elevado está associado a um maior risco de problemas como infarto ou AVC.

O valor ideal de colesterol LDL para cada pessoa depende do seu risco cardiovascular, que deve ser avaliado pelo cardiologista ou clínico geral, levando em consideração o seu histórico de saúde e estilo de vida, por exemplo.

Os valores recomendados para o LDL variam de acordo com o risco cardiovascular de cada pessoa, conforme a tabela a seguir:

Uma forma simples de estimar o risco cardiovascular é verificando a relação cintura-quadril com o auxílio de uma fita métrica.

No entanto, embora isso possa ser feito em casa, este método não substitui a consulta com um cardiologista, que normalmente faz uma avaliação mais detalhada.

3. Colesterol VLDL

O colesterol VLDL é responsável pelo transporte de triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas, embora não seja considerado tão importante quanto o valor do colesterol LDL. Seu valor ideal é abaixo de 30 mg/dL.

No entanto, os níveis de VLDL também influenciam o cálculo do colesterol não-HDL, que não deve estar mais do que 30 mg/dL acima do valor de referência do LDL, de acordo com o risco cardiovascular da pessoa.

Leia também: Colesterol VLDL: o que é, valores e o que significa quando está alto

tuasaude.com/colesterol-vldl

4. Colesterol total

O valor de colesterol total depende principalmente dos níveis de triglicerídeos, HDL e LDL no sangue. Assim, quando o colesterol total está aumentado e associado ao LDL e/ ou triglicerídeos altos, há maior risco de doenças cardiovasculares.

O valor de colesterol total geralmente é considerado normal quando abaixo de 200 mg/dL. No entanto, valores menores que 190 mg/dL são considerados desejáveis.

5. Colesterol não-HDL

O colesterol não-HDL equivale à soma de todos os tipos de colesterol que são considerados “ruins”, como LDL, VLDL e IDL. Assim, o colesterol não-HDL é uma boa ferramenta para avaliar o risco cardiovascular.

Os valores recomendados para o colesterol não-HDL variam conforme o risco cardiovascular, conforme a seguir:

  • Menor que 145 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular baixo;
  • Menor que 130 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular intermediário;
  • Menor que 100 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular alto;
  • Menor que 80 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular muito alto;
  • Menor que 70 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular extremo.

O risco cardiovascular é calculado pelo médico durante a consulta, que avalia fatores de risco para desenvolver doença cardiovasculares, como idade avançada, tabagismo, presença de pressão alta, diabetes ou doença renal, por exemplo

Saiba o que fazer para baixar o colesterol no vídeo seguinte:

COLESTEROL ALTO? Saiba o que fazer agora!


06:49 | 15.477 visualizações


Foto de Dr. Andre Feldman

Revisão clínica:
Dr. Andre Feldman
Cardiologista

Coordenador e responsável pela Cardiologia nos Hospitais Rede D’Or São Luiz na Regional de São Paulo, com CRM 115903-SP




96% dos leitores

acham este conteúdo útil



(566 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2025. 2024. Disponível em: . Acesso em 25 set 2025
  • JOHNS HOPKINS MEDICINE. Lipid Panel. Disponível em: . Acesso em 09 abr 2024
  • STATPEARLS. Cholesterol Levels. 2023. Disponível em: . Acesso em 09 abr 2024
  • UPTODATE. Patient education: High cholesterol and lipids (Beyond the Basics). 2021. Disponível em: . Acesso em 09 abr 2024
  • BALLING, M.; et al. VLDL Cholesterol Accounts for One-Half of the Risk of Myocardial Infarction Associated With apoB-Containing Lipoproteins. J Am Coll Cardiol. 76. 23; 2725-2735, 2020
  • JUNG, E.; et al. Serum Cholesterol Levels and Risk of Cardiovascular Death: A Systematic Review and a Dose-Response Meta-Analysis of Prospective Cohort Studies. Int J Environ Res Public Health. 19. 14; 8272, 2022
  • PEDRO-BOTET, J.; PINTÓ, X. LDL-cholesterol: The lower the better. Clin Investig Arterioscler. Suppl 2. 16-27, 2019
  • KJELDESN, E. W.; et al. HDL Cholesterol and Non-Cardiovascular Disease: A Narrative Review. Int J Mol Sci. 22. 9; 4547, 2021
  • IBRAHIM, M. A.; ASUKA, E.; JIALAL, I. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Hypercholesterolemia. 2023. Disponível em: . Acesso em 04 ago 2023
  • IZAR, M. C. O.; et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar – 2021. Arq Bras Cardiol. 117. 4; 782–844, 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: . Acesso em 04 ago 2023
  • STATPEARLS. Dyslipidemia. 2022. Disponível em: . Acesso em 09 abr 2024
  • Referente a: “Calculadora do Indíce de colesterol”:
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: . Acesso em 15 set 2020

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *