
O chá da folha de mamão ganhou muita popularidade nas redes sociais do Brasil no começo de 2024, quando, em meio ao agravamento da epidemia de dengue, começaram a surgir postagens prometendo que ele poderia ajudar na prevenção e tratamento da doença.
O falatório foi tanto que o Ministério da Saúde precisou divulgar um desmentido, alertando sobre os riscos de confiar nessa bebida como uma solução para a doença.
Mas, se não serve para a dengue, será que o chá feito com as folhas da espécie Carica papaya pode trazer algum benefício à saúde? Saiba mais.
Quais os benefícios da folha de mamão para a saúde?
O chá da folha de mamão, geralmente preparado através da decocção (as folhas são fervidas junto com a água), é uma receita caseira para lidar com uma série de moléstias de saúde que incluem desconfortos digestivos e inflamações pelo corpo, o que faz com que algumas pessoas empreguem a bebida até para o alívio de crises de artrite.
Acredita-se que, em relação à digestão, parte da explicação passe pela presença da papaína, enzima encontrada no mamão que ajuda a quebrar as proteínas e poderia contribuir para a redução de gases e inchaços. Compostos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes na folha do mamão também poderiam ajudar a aliviar dores pelo corpo e fortalecer o sistema imune.
No entanto, as pesquisas sobre os efeitos do chá da folha de mamão em seres humanos costumam ser limitadas a grupos pequenos ou com pouca relevância estatística em seus achados. As promessas mais promissoras costumam vir de exames in vitro ou em animais ou, ainda, a partir de compostos específicos extraídos da folha em concentrações muito diferentes do que se obteria no chá.
Por isso, a bebida não pode substituir um tratamento indicado pelo médico para as questões que você busca aliviar com ela.
Embora o chá da folha de mamão geralmente não cause efeitos colaterais (salvo em casos de reações alérgicas), a falta de estudos suficientes contraindica seu uso por gestantes, lactantes e crianças. Isso porque não há clareza sobre dosagens em que o chá poderia causar efeitos tóxicos no organismo.
O que se sabe a respeito do uso contra a dengue?
A esperança no chá da folha de mamão como uma possível terapia alternativa para a dengue surgiu a partir de estudos feitos na Ásia que demonstraram um potencial do uso do extrato obtido com água quente para elevar o nível das plaquetas no sangue. A baixa contagem plaquetária está relacionada ao agravamento de quadros de dengue hemorrágica, a versão da doença que pode levar à morte.
+Leia também: O que significa quando as plaquetas estão baixas?
No entanto, o principal trabalho nesse sentido, feito na Índia e publicado em 2020, não passou de um estudo-piloto com apenas 51 participantes. Mesmo demonstrando resultados promissores em elevar a contagem de plaquetas na comparação com um placebo e uma boa tolerância no grupo observado, o uso do extrato não alterou de forma significativa o tempo de internação.
Os próprios autores apontam: os achados justificam a realização de estudos mais robustos, mas em momento algum afirmam que o trabalho piloto traz resultados que podem ser extrapolados para uma população mais ampla.
A ciência ainda precisa avançar para compreender se a folha de mamão realmente pode fazer alguma diferença no tratamento de casos de dengue, e confiar nisso com evidências limitadas pode expor a população a riscos, ao acreditar que temos uma solução fácil nas mãos.
Atualmente, não existe um tratamento específico contra a infecção por dengue, e a principal forma de enfrentá-la é lidando com os sintomas, com atenção redobrada à desidratação, principal complicação que pode levar à morte nos casos de dengue grave.
Compartilhe essa matéria via: