O pullover é um exercício de musculação que envolve a extensão dos braços acima da cabeça, geralmente feito deitado, e pode ser realizado com halteres, barra ou máquina.

Esse exercício serve para trabalhar tanto a musculatura do peitoral quanto das costas, melhorando a força, a mobilidade dos ombros e a estabilidade do tronco.

O pullover deve ser orientado pelo profissional de educação física, que ajustará variações, carga e repetições de acordo com o nível de condicionamento e os objetivos de cada praticante.


Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O pullover é um exercício que serve para:

  • Fortalecer a musculatura do peitoral e das costas, ao mesmo tempo;
  • Promover estabilização do tronco, ativando o core durante a execução;
  • Melhorar a mobilidade do ombro, por sua amplitude de movimento.

Além disso, o pullover pode ser usado como um complemento a outros exercícios que isolam o peito, ajudando a variar os estímulos.

Leia também: Treino de superiores: 12 exercícios para fazer em casa e na academia

tuasaude.com/treino-de-superiores

Também funciona como exercício finalizador ou como alternativa para trabalhar os músculos das costas.

Pullover trabalha qual músculo?

No pullover, os principais músculos envolvidos são o peitoral maior, principalmente a parte central do peito, e o latíssimo do dorso, que é o músculo lateral das costas. Confira mais exercícios para peitoral.

De forma secundária, o pullover também trabalha os tríceps, e deltóide posterior, que é a parte de trás dos ombros, e os músculos estabilizadores do tronco, como os abdominais e os músculos lombares, ajudando a manter o corpo firme durante o movimento.

Principais variações

As principais variações do pullover incluem:

1. Pullover com halter

Nesta variação, o exercício pullover é feito com um halter, sendo a forma mais comum, oferecendo bom controle, boa amplitude de movimento e bastante ativação do peitoral.

Leia também: Treino de peito com halteres em casa: 5 opções de exercícios

tuasaude.com/treino-de-peito-em-casa-com-halteres

Como fazer: Apoiar apenas as escápulas em um banco plano, mantendo o quadril suspenso e os pés firmes no chão. Em seguida, segurar um halter com as duas mãos acima do peito, mantendo os cotovelos levemente flexionados.

Inspirar e abaixar lentamente o halter para trás da cabeça, mantendo o tronco estável. Expirar e retornar o halter à posição inicial. Repetir de forma controlada de 8 a 12 repetições, entre 3 e 4 séries, ou conforme orientação do professor.

2. Pullover na polia

O pullover na polia é realizado usando uma máquina de cabo, onde oferece uma resistência constante ao longo do movimento, favorecendo maior ativação dos músculos como latíssimo, peitoral e estabilizadores.

Como fazer: Ajustar a polia na parte baixa e conectar uma barra. Deitar-se em um banco de costas para a polia, com os pés apoiados no chão, e segurar a barra com as palmas das mãos voltadas para cima.

Puxar a barra na altura do peito, mantendo os cotovelos semiflexionados. Retornar lentamente à posição inicial, controlando a resistência do cabo. 

Realizar de 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições, ou conforme orientação do profissional de educação física.

3. Pullover na máquina

A máquina específica de pullover permite um movimento muito controlado e seguro, sendo uma boa opção para iniciantes, pois oferecem estabilidade, ajudando a manter a postura correta, enquanto a pessoa aprende a execução do exercício.

Como fazer: Ajustar o assento da máquina de modo que seja possível segurar confortavelmente as alças. Sentar-se e segurar as alças com firmeza. Em seguida, inspirar e empurrar a alavanca para frente, até a altura do quadril. 

Retornar lentamente à posição inicial, mantendo o controle do movimento, e repetir de 8 a 12 vezes, conforme orientação do profissional de educação física.

4. Pullover com barra

O pullover com barra é indicado tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados que querem aumentar a carga, pois a barra distribui o peso de forma equilibrada, oferecendo mais estabilidade.

Como fazer: Deitar de costas em um banco plano, com os pés apoiados no chão, e segurar a barra com as duas mãos acima do peito, mantendo os cotovelos levemente flexionados. 

Para iniciar, baixar a barra lentamente para trás da cabeça e, em seguida, retorne à posição inicial de forma controlada. Executar 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições, ou conforme orientação do profissional de educação física.

Cuidados durante o pullover

Durante a execução do pullover é indicado:

  • Manter os cotovelos levemente flexionados durante todo o movimento;
  • Controlar a velocidade da execução, evitando movimentos bruscos;
  • Não arquear excessivamente a lombar;
  • Evitar sobrecarga nos ombros, respeitando a amplitude de movimento.
  • Manter o tronco firme e estável durante o exercício.

Além disso, é recomendável no pullover usar uma carga moderada, realizando mais repetições e aproveitando toda a amplitude do movimento.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *