A poluição e suas partículas finas são uma das maiores vilãs para nossos pulmões hoje. Mas sabia que há como amenizar essa ameaça comendo mais frutas?

Foi o que concluiu um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Respiratória Europeia, em Amsterdã, na Holanda.

O trabalho se baseia no UK Biobank, o banco de dados de saúde pública do governo britânico, e engloba cerca de 200 mil participantes.

Ao compararem os padrões alimentares, a exposição a poluentes e o estado dos pacientes, os cientistas descobriram que o alto consumo de frutas foi associado a uma maior proteção e melhor função pulmonar.

Ou seja, a dieta pode ampliar as defesas do organismo para respirarmos melhor — mesmo em grandes cidades.

Continua após a publicidade

+Leia Também: Pela primeira vez, pulmão de porco é transplantado para uma pessoa

Fôlego extra

Ainda se investigam os mecanismos de proteção, mas já há hipóteses que justificam os benefícios dos vegetais aos pulmões

Antioxidantes
Frutas, verduras e legumes são ricos em substâncias que combatem os radicais livres, até nas vias aéreas. Consuma ao menos três porções ao dia.

Neutralização
Os compostos bioativos dos vegetais mitigam o estresse oxidativo e a inflamação causados ​​por partículas tóxicas no ar, reduzindo efeitos nocivos da poluição.

Continua após a publicidade

Resultado
Dessa forma, frutas e companhia ajudam a blindar os pulmões das agressões atmosféricas. Não fazem milagre, claro, mas já têm um impacto bem-vindo.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Também não deixe de assinar a nossa newsletter e receber conteúdos selecionados no seu e-mail. Basta preencher o formulário:

Continua após a publicidade

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *