
Você sabe quem chamar em uma emergência? O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é a principal referência quando acontece um problema de saúde urgente, mas os bombeiros também podem ser chamados em algumas ocorrências.
Para explicar qual serviço é mais qualificado para cada situação, os perfis dos Bombeiros do Litoral do Paraná e da Prefeitura de Guaratuba fizeram um vídeo viral que mostra de forma bem didática quem deve ser chamado. No Instagram, o conteúdo recebeu mais de 436 mil curtidas e foi visualizado mais de 6,6 milhões de vezes.
A seguir, entenda quando chamar cada entidade.
+ Leia também: Veja os motivos que mais fazem os idosos pararem no pronto-socorro
Samu ou bombeiros?
Diante de problemas como dor no peito, desmaios, convulsões e até trabalho de parto, o SAMU irá atender. Basta ligar para o número 192.
Já em casos de acidente de trânsito, queimaduras, choques elétricos e ferimentos por armas, por exemplo, chame o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), do Corpo de Bombeiros Militar. O número é 193.
Resumindo: emergências clínicas são responsabilidade do Samu, enquanto acidentes e traumas físicos devem ser encaminhados para os Bombeiros.
Saber a diferença entre os serviços agiliza o tratamento de cada caso e pode salvar vidas. Ambos fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, são gratuitos.
Qualquer pessoa que presencie ou seja vítima de algum tipo de acidente ou problema clínico pode acionar os serviços.
Para isso, basta ligar para o número correspondente e informar o local da ocorrência, o número de pacientes ou vítimas e descrever o problema.
Ao ser atendido, você será instruído a como agir até que a equipe chegue ao local. São enviadas ambulâncias especializadas, com equipes que podem incluir socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
A espera pelo atendimento irá depender do quão próximo a ocorrência está dos socorristas e da demanda dos sistemas naquele momento. Casos mais graves são priorizados.
+ Leia também: Para além do coronavírus: quais sintomas pedem uma ida ao hospital
Abaixo, assista ao vídeo que viralizou:
Compartilhe essa matéria via: