Ler Resumo

Acontece, neste sábado (13), um mutirão nacional de atendimento gratuito com dermatologistas. Em mais de 100 postos espalhados por municípios de todo o Brasil, médicos estarão de plantão para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele, além de fornecer orientações sobre prevenção e cuidados.

Promovidas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as ações acontecem simultaneamente, das 9h às 15h. Os interessados em participar podem conferir os locais onde serão feitos os atendimentos por meio do site da entidade.

A iniciativa abre o calendário de atividades da associação médica em alusão ao Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele. Ao todo, participam da ação mais de dois mil dermatologistas voluntários.

Realizado desde 1999, o mutirão, chamado Dia do Atendimento Gratuito, já proporcionou mais de 600 mil consultas e possibilitou a identificação de mais de 75 mil casos de cânceres de pele, segundo a SBD.

+Leia também: Tipos de câncer de pele, o tumor mais comum do mundo

Câncer de pele no Brasil

O tumor de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o quadro representa cerca de 33% de todos os casos de câncer no país.

Continua após a publicidade

Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, ele pode ser classificado de duas formas: melanoma e não melanoma

O primeiro é o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). Já o câncer de pele não melanoma, que é o mais comum, tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente.

Estatísticas da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, revelam que o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide, tipos de neoplasias não melanoma, foram identificados em 14,84% e 4,68% dos pacientes, respectivamente.

Continua após a publicidade

Além disso, pré-neoplasias representaram 11,51% dos casos, o melanoma maligno, 2,31%, e outros tumores malignos 1,21%.

Outros dados do ano passado mostram que hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação, já que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente.

+Leia também: Quais as formas de prevenir câncer de pele como o de Bolsonaro?

Prevenção

A melhor forma de prevenir o câncer de pele continua sendo simples: proteger-se do sol. Isso significa evitar a exposição nos horários de radiação mais forte (entre 10h e 16h) e apostar em aliados como óculos com proteção UV, roupas que cubram bem o corpo, chapéus de aba larga, guarda-sóis e sombrinhas.

Continua após a publicidade

Hoje, já existem roupas e acessórios com proteção UV que reforçam essa barreira. E, se não der para escapar do sol, especialmente perto do meio-dia, vale procurar abrigo em áreas sombreadas, como sob árvores, marquises ou toldos.

O protetor solar também é indispensável. Use FPS 15 ou mais, aplique na quantidade certa e reaplique ao longo do dia. E um lembrete importante: mesmo em dias nublados, a radiação UV continua chegando. Tatuagens também podem esconder sinais suspeitos e merecem atenção

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *