
Ler Resumo
Copaíba é o nome genérico para um amplo conjunto de espécies do gênero Copaifera. Várias das plantas dessas espécies são utilizadas como medicamentos fitoterápicos na medicina tradicional.
No Brasil, a copaíba é muito popular como tratamento nas culturas amazônicas. Dentre as copaíbas, a Copaifera langsdorffii é talvez a mais utilizada. É conhecida como “o antibiótico da mata”. Entretanto, os estudos científicos focam nos óleos extraídos da planta e não no chá. Portanto, não dá para afirmar que o chá carrega os mesmos potenciais que os óleos estudados.
Na cultura populas, os principais usos se baseiam em suas ações anti-inflamatória, expectorante e cicatrizante.
+Leia também: Tucumã: fruta da Amazônia é recordista em vitamina A
Benefícios da copaíba
A copaíba é rica em sesquiterpenos e diterpenos — compostos com atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante — além de cumarinas, flavonoides e alcaloides.
As principais evidências científicas, entretanto, concentram-se nas propriedades do óleo do tronco da copaíba. Ainda assim, é bastante tradicional usar a casca da copaíba para o preparo do chá, através da decocção.
Segundo a medicina popular, a copaíba é usada em busca de efeitos:
Usos do chá da casca de copaíba
Quanto aos usos específicos do chá da casca de copaíba, os principais benefícios relatados na medicina popular dizem respeito a ações expectorantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. É comumente usado para tratar:
- Problemas gastrointestinais como gastrite e úlceras;
- Problemas respiratórios como tosse e bronquite;
- Gripes e resfriados;
- Disenteria;
- Gengivite;
- Problemas urinários;
- Ferimentos;
- Dermatites e problemas de pele.
Além disso, a copaíba também é utilizada como vermífugo, no tratamento de corrimento branco, hemorroidas e até artrite.
É importante reiterar que as principais evidências dos benefícios da copaíba dizem respeito ao óleo extraído da planta. Ainda assim, os estudos ainda são insuficientes para determinar a ação dos compostos medicinais no corpo humano.
Dessa forma, o chá pode não aportar as mesmas propriedades ou contê-las em proporções bem menores. Além disso, há inúmeras espécies chamadas de copaíba e nem todas possuem as mesmas características.
Portanto, o chá da casca de copaíba não deve ser utilizado como substituto de tratamentos médicos e deve ser ingerido somente com o aval do médico.
Como preparar o chá de casca de copaíba
Para o preparo, basta acrescentar alguns pedaços da casca do tronco de copaíba (cerca de 10g) em 500ml de água fria.
- Leve ao fogo por 15 minutos. Como a casca é rígida, ela precisa de uma decocção prolongada para liberar os compostos;
- Desligue e deixe amornar;
- Coe e beba de duas a três vezes ao dia.
Compartilhe essa matéria via: