Adalgur é um remédio relaxante muscular, podendo ser indicado como tratamento complementar para contraturas musculares dolorosas, associadas com problemas na coluna vertebral em adultos e adolescentes com 16 anos ou mais.
Este remédio contém 500 mg paracetamol e 2 mg de tiocolchicosídeo, substâncias que reduzem a percepção da dor e inibem as contrações musculares e os espasmos dolorosos.
Leia também: 6 melhores remédios relaxantes musculares
tuasaude.com/remedio-relaxante-muscular
O Adalgur, também conhecido como Adalgur N, deve ser usado apenas com indicação médica. No entanto, este medicamento não é aprovado pela Anvisa, não sendo comercializado no Brasil.

Para que serve
O Adalgur é indicado para:
- Espasmos musculares dolorosos relacionados a distúrbios degenerativos da coluna vertebral;
- Dor e contração muscular, provocados por problemas musculares relacionados à má postura;
- Dor nas costas, especialmente quando associada a contraturas musculares;
- Torcicolo (contratura dolorosa dos músculos do pescoço);
- Condições musculoesqueléticas traumáticas ou ortopédicas;
- Condições reumáticas com espasmos musculares dolorosos.
Nesses casos, o Adalgur é utilizado como tratamento complementar, pois não trata a doença de base, mas apenas ajuda a aliviar a dor e os espasmos musculares.
Pode ser indicado para adultos e adolescentes com 16 anos ou mais.
Leia também: Contratura muscular: o que é, tipos, sintomas e tratamento
tuasaude.com/contratura-muscular
Como funciona
O Adalgur contém paracetamol, um analgésico que age no cérebro reduzindo a dor, além do tiocolchicosídeo, que é um relaxante muscular que inibe espasmos nos músculos e medula espinhal.
Essas duas substâncias ajudam a aliviar contrações musculares e os espasmos dolorosos.
Como tomar
O Adalgur é um comprimido que deve ser tomado inteiro e por via oral, com um copo de água, nos horários indicados pelo médico.
A dose geralmente recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos, 3 ou 4 vezes por dia, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 8 comprimidos por dia.
O tratamento com Adalgur deve ser feito por curto período de tempo, e geralmente não deve ultrapassar 7 dias seguidos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Adalgur são pouco frequentes. No entanto, podem ocorrer sonolência, náuseas, vômitos, alterações sanguíneas, febre, dor de estômago ou diarreia.
Pancreatite ou hipoglicemia também podem surgir, embora sejam mais raros.
Quando administrado em doses maiores do que as recomendadas ou por tempo prolongado, devido ao paracetamol na sua composição, o Adalgur N pode afetar gravemente o fígado e causar hepatite medicamentosa. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa.
O Adalgur também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia que necessitam de atendimento médico imediato. Nesses casos, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia
Quem não deve usar
O Adalgur não deve ser usado por mulheres em amamentação, grávidas ou que desejam engravidar, e crianças com menos de 16 anos.
Pessoas com doenças graves no fígado, doenças nos rins, anemia hemolítica grave, falta de tônus muscular ou paralisia flácida, que se caracteriza por fraqueza nos músculos, também não podem usar este remédio.
Esse medicamento também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao paracetamol ou tiocolchicosídeo, por pessoas com epilepsia ou com alcoolismo.
O Adalgur N também não deve ser usado junto com alguns medicamentos como aspirina, salicilatos ou anti-inflamatórios não esteroides, por exemplo. Por isso, pessoas que usam remédios de forma regular, devem sempre comunicar ao médico antes de usar o Adalgur.