O final do ano é momento de muita festa e celebração, o que pode pode dar margem para alguns exageros na alimentação. Não é raro encontrar quem passa o dia após a ceia se sentindo estufado, com refluxo ou azia, ou reclame de uma suposta “retenção de líquidos”, que muitas vezes pode ser uma distensão abdominal causada por gases mesmo.

O incômodo após abusar na hora de comer é conhecido como indigestão e também pode ser chamado de plenitude pós-prandial ou dispepsia. As causas incluem uma série de fatores como problemas de mastigação e excesso de gases. Felizmente, com algumas dicas é possível se preparar melhor para aproveitar os momentos em família sem preocupações.

1. Não pule refeições

Apesar da quebra na rotina com o feriado, é importante não mudar a sua rotina de refeições diárias. Não pense que ao ficar sem comer sobrará “mais espaço” para exagerar na ceia. Pelo contrário: isso pode favorecer um efeito rebote no organismo e acabar em indigestão.

2. Evite alimentos gordurosos

As carnes com alto teor de gordura, frituras, embutidos e sobremesas com muito açúcar são alimentos que exigem muito esforço do sistema digestivo. Quanto mais você comer, mais tempo vai demorar para digerir, aumentando a sensação de inchaço. Por isso, o ideal é evitá-las ou fazer combinações com alimentos leves.

+Leia também: Qual é o melhor óleo para cozinhar? Entenda as diferenças

3. Mantenha as fibras e nutrientes

Seguindo o mesmo pensamento, não tem problema se deliciar com aquela sobremesa de família que você gosta tanto, mas também não dá pra ficar só nos quitutes mais doces ou gordurosos à mesa. Não esqueça de incluir no seu prato alimentos ricos em fibras, já que estes ajudam na mobilidade intestinal e na digestão.

4. Mastigue com atenção

Um dos maiores responsáveis pela sensação de estufamento depois de comer é a mastigação incorreta ou afobada. Evite comer rapidamente ou com distrações, focando na mastigação como um processo ativo. Além de evitar problemas mais tarde, você terá mais facilidade em sentir saciedade após a alimentação.

5. Não beba durante as refeições

Esse é um hábito difícil de evitar para algumas pessoas, mas pode ajudar bastante a reduzir a sensação de estufamento. Isso porque o nosso estômago de fato vai se dilatando enquanto fazemos uma refeição.

Continua após a publicidade

Quando você ingere líquidos durante esse processo, esse volume vai se acumular junto com a comida no organismo, algo acentuado se você está ingerindo bebidas gaseificadas, como refrigerantes.

Por isso, o ideal é beber antes ou após terminar o seu prato.

6. Atenção com a microbiota

Dependendo dos ingredientes nos pratos do seu fim de ano, as bactérias do seu intestino podem fermentar e causar gases, elevando o inchaço. Para evitar esse processo, o ideal é fugir do excesso de sal, açúcar e dos carboidratos.

7. Hidratação: sua nova melhor amiga

Pode parecer um contrassenso para quem pensa em termos de retenção de líquidos, mas acredite: a melhor dica para não ficar inchado é se hidratar adequadamente. Quanto mais comida ingerir, mais água o corpo vai precisar para conseguir metabolizar os nutrientes dos alimentos.

Beba bastante água, especialmente considerando as altas temperaturas dessa época do ano. Para dar uma variada, também vale apelar para água saborizada e sucos naturais.

Continua após a publicidade

+Leia também: Ondas de calor: fique atento a esses 5 sintomas de desidratação

8. Aceita um chazinho?

Tudo bem que o verão não favorece muito a prática, mas um chá no pós-ceia pode ser o complemento perfeito para escapar da sensação de inchaço. As infusões de ervas como hortelã, cidreira e boldo têm efeito digestivo e podem contribuir.

Também há chás com efeito diurético, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos (mas tenha cuidado para não exagerar na dose e acabar no lado oposto, sofrendo com uma desidratação).

9. Evite deitar

É normal sentir cansaço e até um pouco de sono depois de uma boa refeição, mas o recomendado é deixar a soneca para mais tarde.

Evite deitar, já que a gravidade favorece o trânsito intestinal e facilita a digestão. Se você não estiver de pé ou sentado durante o processo, pode ficar mais predisposto a ter azia e refluxo. Também é importante notar que, ao dormir, o corpo desacelera e acaba atrasando ainda mais o processo de digestão.

Uma caminhada leve após as refeições pode fazer milagres!

Continua após a publicidade

10. Coma com moderação

Apesar do período festivo e da fartura, o seu sistema digestivo é o mesmo do resto do ano (e continuará sendo). Por isso, na hora de servir o seu prato, aja com moderação.

Essa palavra mágica significa que você não precisa se abster de comer as coisas que gosta, nem ficar longe dos sabores da sua predileção, mas o importante é não exagerar.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *