Alguns remédios caseiros usados para aliviar a dor no estômago são o suco de batata ou de babosa, além de chás como o de boldo, artemísia ou de dente-de-leão.

Esses remédios têm ação antiespasmódica, digestiva e anti-inflamatória, ajudando a relaxar o sistema digestivo, proteger a mucosa gástrica, promover a digestão e reduzir a sensação de peso e desconforto no estômago.

Leia também: Chás para dor de estômago: 5 melhores opções (e como preparar)

tuasaude.com/cha-para-dor-no-estomago

No entanto, os remédios caseiros não substituem a consulta e o tratamento médico. Por isso, é fundamental consultar um médico se a dor no estômago persistir, for muito forte ou acompanhada de outros sintomas.



Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.


Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros

Os principais remédios caseiros para dor no estômago são:

1. Suco de batata

O suco de batata é um bom remédio caseiro para dor no estômago, porque ajuda a neutralizar a acidez do estômago e aliviar o desconforto, graças aos seus compostos alcalinos e ao efeito protetor sobre a mucosa gástrica.

Ingredientes:

  • 1 batata inglesa crua;
  • De 100 a 200 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem e descascar a batata. Colocar a batata crua no processador de alimentos e bater com a água. Outra forma de fazer esse suco é colocando a batata com 100 ml de água no liquidificador e bater. Em seguida, coar o suco e beber sem adoçar.

Pode-se tomar o suco de batata todos os dias, de preferência 30 minutos antes das refeições.

Cuidados: Este suco deve ser consumido com moderação por pessoas com diabetes, pois pode elevar os níveis de glicose no sangue.

Leia também: Suco de batata: para que serve e como preparar

tuasaude.com/suco-de-batata-para-ulcera-no-estomago

2. Chá de boldo

Por conter a boldina, um composto bioativo que promove a ação da bile liberada pela vesícula biliar no intestino, o chá de boldo é um remédio caseiro indicado para aliviar desconfortos digestivos leves.

Por também possuir propriedades antiespasmódicas e digestivas, o chá de boldo é um remédio caseiro indicado para dor no estômago e má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas de boldo picadas;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de boldo. Tampar a panela e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e beber.

Esse chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições, por no máximo 20 dias.

Cuidados: o chá de boldo não é indicado para crianças, pessoas com pressão alta, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, doenças no fígado ou rins, câncer na vesícula ou no pâncreas.

Da mesma forma que também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

3. Suco de babosa (Aloe vera)

Por ter ação digestiva e anti-inflamatória, o suco de babosa estimula a digestão e neutraliza os ácidos gástricos, sendo um bom remédio caseiro para dor no estômago.

Ingredientes:

  • 100g de gel de babosa;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se lavar e secar bem a folha e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex (a parte amarela presente na folha) escorra.

Em seguida, retirar o gel da planta com muito cuidado, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel, pois têm efeito tóxico.

Cuidados: este suco não é indicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, para crianças com menos de 12 anos.

A ingestão do suco de babosa também é contraindicada para pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia, apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regularmente só devem consumir o suco de babosa sob orientação de um médico, já que essa bebida pode interferir nos efeitos de alguns remédios.

Leia também: Suco de babosa: para que serve e como fazer (com passo a passo)

tuasaude.com/suco-de-babosa

4. Chá de artemísia

Um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor no estômago é o chá de artemísia, devido às suas propriedades antiulcerosas e antigástricas, que protegem a mucosa gástrica.

Além disso, as propriedades digestivas desse chá também facilitam a digestão e estimulam o apetite, ajudando a aliviar o desconforto estomacal.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemísia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma chaleira ou panela, ferver a água. Após apagar o fogo, colocar as folhas de artemísia na panela, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Cuidados: o chá de artemísia não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse chá também não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos.

5. Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio diluído em água tem ação alcalinizante e pode ajudar a neutralizar temporariamente o ácido estomacal, sendo, por isso, um bom remédio caseiro para dor no estômago associada à gastrite ou refluxo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio em pó;
  • 250 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Dissolver bem o bicarbonato de sódio na água, com a ajuda de uma colher, e beber em seguida. Pode-se beber até 3 copos dessa mistura por dia e por até 2 semanas.

Cuidados: a água com bicarbonato de sódio não é recomendada para pessoas com alcalose metabólica ou respiratória, hipocloridria ou hipocalcemia, e crianças com menos de 2 anos de idade.

Pessoas alérgicas a essa substância e mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação, também não devem consumir a água com bicarbonato de sódio.

6. Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão é uma boa opção de remédio caseiro para dor no estômago, porque tem ação  anti-inflamatória, digestiva e antiespasmódica, melhorando sintomas leves como má digestão, inchaço e excesso de gases.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas e raiz de dente-de-leão;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de dente-de-leão. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia antes das refeições.

Cuidados: o chá de dente-de-leão não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim como esse chá também não é indicado para pessoas que possuem problemas na vesícula biliar, úlceras ou obstrução intestinal.

7. Chá de camomila

O chá de camomila é um remédio caseiro indicado para dor no estômago, devido à sua ação antiespasmódica, anti-inflamatória e antidiarreica, que alivia cólicas, reduz a inflamação e combate gases e indigestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de flores desidratadas de camomila;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e, após desligar o fogo, adicionar as flores de camomila. Cobrir e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 1 a 3 xícaras por dia, de preferência após as refeições.

Cuidados: o chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família, como margarida, ambrósia e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês menores de 6 meses.

O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.

Leia também: Chá de camomila: 10 benefícios, como fazer e contraindicações

tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-camomila

8. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira tem propriedades que reduzem o inchaço e os gases, acalmam a ansiedade relacionada ao desconforto digestivo e pode aliviar a dor no estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de erva-cidreira rasgadas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferva a água numa panela e despejar sobre as folhas secas de erva-cidreira em uma xícara. Tampar e deixar em infusão por 5 minutos. Coar as folhas e beber o chá ainda quente. Pode-se tomar até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia.

Cuidados: o chá de erva-cidreira não é indicado para crianças com menos de 12 anos ou pessoas com hipotireoidismo, hipotensão arterial, glaucoma ou hiperplasia benigna de próstata.

Mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação só devem consumir o chá de erva-cidreira sob a orientação de um médico.

9. Chá de funcho

O chá de funcho é um bom remédio caseiro para a dor no estômago, porque tem ação antiespasmódica, antiflatulenta e digestiva, que reduzem o inchaço e melhoram a digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Esmagar levemente as sementes de funcho para liberar seu aroma e propriedades. Ferver a água em uma panela e adicionar as sementes esmagadas.

Tampar e deixar em infusão por 10 a 15 minutos. Coar e beber de 1 a 3 vezes ao dia.

Cuidados: o chá de funcho é contraindicado durante a gravidez, para mulheres com fluxo menstrual elevado e pessoas com hiperestrogenismo.

Além disso, esse chá também não deve ser consumido por pessoas com histórico de epilepsia e por crianças.

10. Chá de gengibre e limão

Outro bom remédio para dor no estômago é o chá de gengibre e limão, graças às suas propriedades digestivas e anti-inflamatórias.

O gengibre alivia a má digestão, as náuseas e os espasmos, enquanto o limão ajuda a acalmar a irritação gástrica e a tratar pequenos desconfortos, como gastrite ou diarreia.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 1 xícara de água;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e, quando estiver morno, coar, adicionar o suco de limão e beber em seguida.

É aconselhado beber o máximo de 4 xícaras desse chá por dia.

Cuidados: o chá de gengibre não é indicado para crianças ou pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes.

Pessoas que usam remédios para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

Apesar do gengibre ser considerado seguro durante a gravidez, até um limite de 1g por dia, é importante que o seu uso seja feito somente com a orientação do médico.

11. Chá de chuchu

O chá de chuchu é um bom remédio caseiro para dor no estômago, por ter propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação no estômago e aliviando o desconforto digestivo leve.

Ingredientes:

  • 3 folhas jovens de chuchu;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de chuchu e remover os talos mais duros. Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas.

Cobrir a bebida e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 1 a 2 xícaras por dia.

12. Chá de alcarávia

O chá de alcarávia é um remédio caseiro que pode ajudar na dor de estômago, porque tem ação antiespasmódica, antiflatulenta e analgésica, melhorando a digestão e reduzindo o desconforto abdominal.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sementes de alcarávia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Tostar levemente as sementes de alcarávia em uma panela seca por 1 ou 2 minutos para realçar o aroma.

Ferver a água e adicionar as sementes torradas. Cobrir e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 1 a 4 xícaras por dia, entre as refeições.

Cuidados: o chá de alcarávia não deve ser usado por pessoas com alergia a essa planta ou ao aipo, coentro ou erva-doce.

A alcarávia também não deve ser usada por pessoas que sofrem de epilepsia ou que tomam anticonvulsivantes ou outros medicamentos, como lítio, antibióticos, antifúngicos, antiespasmódicos, diuréticos e depressores do sistema nervoso central.

Mulheres grávidas ou lactantes, assim como crianças e pessoas que tomam antidiabéticos orais, devem consultar um médico antes de ingerir o chá de alcarávia.

Leia também: Alcarávia: o que é, para que serve e como usar

tuasaude.com/alcaravia

Como aliviar a dor no estômago

Algumas dicas simples que também podem aliviar a dor no estômago são:

  • Evitar bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, licor e whisky;
  • Priorizar proteínas magras nas refeições, como frango, peixes, ovos e tofu;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como batata frita, salgadinhos de pacote, pizza, hambúrguer e cachorro quente;
  • Comer frutas frescas, como mamão, maçã, pera, melão, banana e goiaba, de preferência sem casca e cozidas, ou amassadas;
  • Evitar alimentos e bebidas com cafeína, como café, chocolate e chá preto;
  • Fazer atividades físicas regularmente, que ajudam a aliviar a dor no estômago associada ao estresse ou a doenças causadas por uma alimentação inadequada.

Se a dor no estômago persistir mesmo após seguir essas dicas e o uso destes remédios caseiros, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral para identificar a causa da dor e indicar o tratamento adequado.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *