
Ler Resumo
É bem possível que você não goste muito do nabo, mas isso não quer dizer que ele precise ser excluído por completo do seu cardápio. Pouco calórico e rico em nutrientes, ele pode ser uma alternativa para dar uma variada nas receitas sem abrir mão da saúde.
A planta já foi bem mais popular no Velho Mundo, sendo uma das bases da alimentação em países europeus de clima temperado e também muito utilizada na medicina tradicional chinesa.
Com a chegada dos colonizadores às Américas, porém, novos sabores acabaram conquistando principalmente o paladar da Europa, e a batata – nativa do nosso lado do mundo – passou a ocupar muitas receitas antes dominadas pelo nabo.
Ainda assim, ele segue sendo uma opção para o seu prato! Conheça o que o nabo tem a oferecer.
Benefícios do nabo
Pertencente à espécie Brassica rapa, o nabo é parente de outras brassicáceas, uma ampla família que inclui alimentos como a couve, o brócolis ou a couve-flor. Também compartilha com eles uma série de vantagens à saúde.
O nabo é fonte de fibras e conta com bastante água em sua composição, sendo um aliado do bom funcionamento do intestino. Também é pouquíssimo calórico: em média, são menos de 20 calorias a cada 100 gramas de nabo in natura. Com isso, torna-se um aliado saudável para dietas focadas no emagrecimento.
Esse alimento conta com antioxidantes, que ajudam na prevenção de problemas crônicos de saúde e naqueles associados ao envelhecimento, e é uma fonte de compostos benéficos como os flavonoides.
Na seara dos micronutrientes, o nabo se destaca como uma fonte de vitamina K – famosa por ajudar na coagulação, ela também contribui em processos anti-inflamatórios do organismo, reduzindo dores. Esse alimento também é uma boa fonte de cálcio e potássio, que ajudam, respectivamente, na manutenção da saúde óssea e no controle da pressão arterial.
A cor influencia?
Embora haja muitos tipos de nabo no mercado, em geral os nutrientes presentes são bem semelhantes, pois as variedades se referem a diferentes cultivares da mesma espécie.
O que pode mudar é a concentração de determinados nutrientes, mas, neste caso, as condições em que a planta cresceu, como o clima, a disponibilidade de água e as características do solo, são até mais determinantes do que a cor ou formato do nabo.
Como consumi-lo
O nabo pode ser consumido cru, em saladas, ou então ser cozido e utilizado como ingrediente em sopas e purês. O nabo fervido por alguns minutos (mas não totalmente cozido) também pode ser usado em conservas, mas, neste caso, é importante ter atenção aos níveis de sal e açúcar utilizados, que podem adicionar aspectos menos saudáveis à hortaliça.
De modo geral, o nabo é um alimento sem contraindicações, mas algumas pessoas podem ser mais sensíveis às suas substâncias e sofrer com gases. Se esse for o seu caso, vale moderar o consumo ou encontrar outro alimento que evite o desconforto.
Compartilhe essa matéria via: