Executar corretamente o abdominal remador é uma vontade não só de quem quer “trincar” o abdômen, mas também de quem sonha em ser aprovado em um concurso público. O exercício costuma ser exigido como parte de testes de aptidão física em alguns editais.
Por isso, também é conhecido como abdominal militar. Essa variação do abdominal tradicional exige coordenação motora e algum condicionamento físico prévio, assim, pode não ser a melhor opção para iniciantes.
Além de ajudar a estabilizar a coluna, fortalece o core, conjunto de músculos do tronco.
Aprenda a executar o movimento da maneira certa, evitando lesões.
Para que serve o abdominal remador?
O abdominal remador mobiliza músculos do tronco. Os principais são o reto abdominal, o transverso e os músculos oblíquos.
Quem pode fazer?
O exercício não é recomendado para quem já tem dores lombares. Busque acompanhamento de profissional de educação física para indicar as melhores opções de treino nesses casos. Tratamento com fisioterapeuta pode ser necessário.
Agora, para quem não sofre de dores na lombar, o abdominal remador é uma boa forma de prevenir as lesões na coluna. A estabilização da coluna promove um alívio da tensão muscular acumulada na região – decorrente de passar o dia sentado, por exemplo.
+Leia também: Lombalgia: 6 exercícios para fortalecer o core e melhorar a dor nas costas
Passo a passo da execução
Não é preciso ter equipamento para praticar o abdominal remador. Dá para fazer o exercício dentro ou fora da academia. Você só precisa de um colchonete.
O passo a passo é:
- Comece o exercício deitado sobre o colchonete, com os joelhos estendidos e os braços esticados acima da cabeça;
- Levante o tronco do chão enquanto flexiona os joelhos na direção do peito;
- Ao mesmo tempo, leve os braços esticados para a frente, como se fosse segurar as pernas;
- Mantenha o abdômen contraído durante esse movimento;
- Retorne à posição original e faça quantas repetições forem recomendadas.
Cuidados e recomendações
É essencial manter o pescoço, a cabeça e a coluna alinhados durante o abdominal. Neste tipo de exercício, a prioridade deve ser a execução adequada e não a rapidez ou o número de repetições. Evite sobrecargas.
Uma dica para tornar o movimento mais eficaz é inspirar durante a flexão e expirar quando retorna o corpo à horizontal. Para turbinar o treino, vale combinar o abdominal remador com outros exercícios para o core, como a prancha.
Compartilhe essa matéria via: