
A relação entre dieta e espinhas sempre foi controversa: chocolates e leite já entraram e saíram da lista de alimentos proibidos ao longo dos anos, por exemplo. Hoje, um dos novos “vilões” que costumam ser correlacionados ao surgimento de espinhas é o amendoim.
A lógica parece clara: como as espinhas são ligadas à oleosidade da pele, o alto consumo de um alimento rico em gordura, como são estas leguminosas, poderia causar mais espinhas.
No entanto, esse processo não é tão simples assim. A acne é multifatorial e suas especificidades seguem sendo estudados, e o impacto do amendoim é muito menos consensual do que o senso comum sugere.
Entenda melhor essa história.
+Leia também: Acne: 7 fatores que pioram o problema na pele
A relação entre alimentação e acne
Em geral, há muitas causas para a acne: desde uma predisposição genética ao surgimento de cravos e espinhas, passando pela presença de bactérias, por problemas hormonais e até pelo uso de esteroides anabolizantes. Já a alimentação segue sendo uma área cinzenta e ainda investigada no meio deste processo.
Um dos fatores levados em conta é o açúcar, com base na hipótese de que o alto índice glicêmico no sangue pode levar a uma cascata de respostas endócrinas que levariam ao desenvolvimento da acne. O problema é que esses mecanismos, além de complexos, ainda não são totalmente compreendidos, o que dificulta cravar que existe uma causalidade.
Frequentemente associados à acne, também aparecem os laticínios. Apesar de haver uma correlação, também não há certeza sobre quais substâncias envolvidas no leite poderiam provocar essa resposta: não foi encontrada, por exemplo, associação relevante entre acne e gordura total, gordura do leite ou vitamina A no alimento.
Mas mesmo isso parece ser uma resposta que varia, de indivíduo para indivíduo, especialmente porque o motivo para o surgimento de espinhas é multifatorial que não se limita à alimentação: substâncias oleosas de uso tópico, sudorese, o hábito de tocar no próprio rosto e de espremer as espinhas também contribuem para o aparecimento do desconforto estético.
E os amendoins?
Em geral, estudos mostram que alimentos como amendoins, chocolates, nozes, comida gordurosa não causam, por si só, acne.
Mesmo assim, há uma correlação entre uma dieta rica em alimentos com açúcar refinado e episódios de acne.
Portanto, mesmo que o amendoim por si só não cause acne, isso pode ser desencadeado pelo alto consumo de doces com açúcar adicionado, como as rapaduras e paçocas, pés-de-moleque ou de moça, ou ainda barras de chocolate com amendoim ou nozes que contenham muito açúcar.
Só que essa relação ainda é alvo de estudos e, por vezes, até controversa.
Não existem recomendações oficiais para regular essa ingestão. Por isso, o consumo desses alimentos deve ser abordado caso a caso e, sobretudo, considerando os sinais que seu próprio corpo dá: se reduzir a quantidade e regularidade de determinado alimento funcionou para ter menos espinhas, mesmo sem entender exatamente o processo, pode ser uma pista do que as provoca em você.
Na dúvida, o ideal é sempre consultar um dermatologista de confiança, especialmente se a acne é severa, e o tratamento deve ser individualizado às necessidades de cada tipo de pele.
Compartilhe essa matéria via: