• O carbogel é um suplemento usado para fornecer energia rápida, ajudando no desempenho físico, recuperação muscular e foco durante treinos intensos.
  • O gel de carboidrato, pode ser consumido antes, durante ou depois do treino.
  • Esse suplemento é composto por carboidratos de absorção rápida, além de também poder conter eletrólitos e cafeína.

O carbogel é um suplemento que fornece energia rápida para o corpo, podendo ser indicado para melhorar o desempenho físico, ajudar na recuperação dos músculos e diminuir o risco de lesões em atletas de alto rendimento.

Composto por carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, glicose, palatinose, dextrose e frutose, o carbogel pode ser consumido como pré-treino, durante ou logo após os exercícios.

Leia também: Pré-treino: o que é, tipos (e como tomar)

tuasaude.com/pre-treino

O carbogel, também chamado de gel de carboidrato, é encontrado em lojas de suplementos alimentares ou drogarias, na forma de sachês, contendo de 20 a 30 g de carboidratos e que também podem conter cafeína, potássio e sódio.


Homem correndo com um sachê na mão

Para que serve

O carbogel normalmente é usado para:

1. Melhorar o desempenho

O carbogel melhora o desempenho físico em atletas de alto rendimento, por conter carboidratos que são absorvidos rapidamente pelo organismo, como maltodextrina e dextrose, aumentando a energia e a disposição.

Leia também: Maltodextrina: o que é, para que serve e como tomar

tuasaude.com/maltodextrina

2. Ajudar da recuperação muscular

Por diminuir o estresse muscular e a inflamação, que são comuns após os exercícios, o gel de carboidrato, é um suplemento que protege os músculos e ajuda na recuperação muscular após os treinos.

3. Aumentar o foco e concentração

Os carboidratos presentes no carbogel fornecem energia rápida para o cérebro, ajudando, assim, a aumentar o foco e a concentração.

4. Diminuir o risco de lesões

Por retardar a fadiga muscular, o carbogel ajuda a diminuir o risco de lesões durante treinos e competições, como entorse e distensão muscular.

Leia também: 5 lesões esportivas mais comuns e o que fazer

tuasaude.com/como-tratar-uma-lesao-esportiva

Como usar

O carbogel pode ser usado da seguinte forma:

  • Antes do treino: 1 ou mais sachês, para fornecer energia, em casos de pessoas que não conseguem ingerir alimentos e líquidos antes das atividades;
  • Durante o treino (intra-treino): de 1 a 3 sachês por cada hora, para fornecer energia aos músculos durante os treinos e competições;
  • Logo após o treino: 1 ou mais sachês, para, junto com outros alimentos e/ou suplementos, ajudar na recuperação muscular.

O gel de carboidrato pode ser consumido puro ou diluído em uma garrafa de água, por exemplo.

O consumo de carbogel é indicado principalmente para pessoas que praticam exercícios de alta resistência, como maratona, ciclismo, futebol, basquete e natação.

A necessidade e a quantidade adequada de gel de carboidrato varia conforme os objetivos de cada pessoa. Assim, é aconselhado tomar o carbogel sempre com a orientação do nutricionista ou médico.

Leia também: Pré-treino: o que comer antes do treino (com opções de lanches)

tuasaude.com/o-que-comer-antes-do-treino

Composição do carbogel

O carbogel é composto por carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, glicose, dextrose, palatinose, frutose e D-ribose.

Além disso, o gel de carboidrato também pode conter eletrólitos, como sódio e potássio, cafeína e taurina.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do carbogel incluem diarreia, excesso de gases, náuseas e cólicas abdominais.

Além disso, o consumo de carbogel sem a orientação do nutricionista, pode favorecer o ganho de peso, a resistência à insulina e a diabetes.

Quem não pode usar

O uso do carbogel contendo frutose não é indicado para pessoas com intolerância à frutose e síndrome do intestino irritável.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como idosos, crianças e pessoas com diabetes ou outros problemas de saúde, devem sempre consultar um médico, ou nutricionista, antes de usar o gel de carboidrato.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *