Celerg é um remédio indicado para asma grave, rinite alérgica, dermatite atópica, inflamações da córnea, conjuntivite ou reações alérgicas a medicamentos.
Esse remédio contém maleato de dexclorfeniramina + betametasona com ação anti-histamínica e anti-inflamatória, sendo encontrado na forma de comprimidos ou xarope.
Leia também: Betametasona: para que serve, como usar e efeitos colaterais
tuasaude.com/betametasona
O Celerg deve ser usado com indicação médica, por adultos ou crianças com mais de 2 anos, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada.
Para que serve
O Celerg é indicado para:
- Asma brônquica grave;
- Rinite alérgica;
- Dermatite atópica ou dermatite de contato;
- Conjuntivite;
- Inflamação na córnea, íris, coroide ou na parte interna do olho.
Além disso, esse remédio pode ser indicado para o tratamento de reações alérgicas a medicamentos ou doença do soro. Entenda o que é a doença do soro.
Celerg xarope serve para tosse?
O Celerg xarope serve para tosse alérgica causada pela asma brônquica grave ou rinite alérgica, e deve ser tomado com orientação do pneumologista, otorrinolaringologista ou alergologista.
Leia também: 9 xaropes para tosse alérgica (e como tomar)
tuasaude.com/xarope-para-tosse-alergica
O Celerg é um antialérgico?
O Celerg é antialérgico devido a presença do maleato de dexclorfeniramina na sua composição, com ação anti-histamínica que reduz a ação da histamina no corpo.
Leia também: Anti-histamínicos: o que são, para que servem e principais tipos
tuasaude.com/anti-histaminicos
Além disso, o Celerg é anti-inflamatório pois contém betametasona que é um corticoide, que reduz a produção de substâncias inflamatórias no corpo.
Como tomar
O Celerg deve ser tomado por via oral, após as refeições e/ou ao deitar.
Os comprimidos do Celerg devem ser tomados com um copo de água. Já o xarope deve ser tomado utilizando o copo dosador para medir a dose correta.
Posologia do Celerg
A posologia recomendada do Celerg é:
1. Celerg xarope
O Celerg xarope contém maleato de dexclorfeniramina 0,4 mg/mL + betametasona 0,05 mg/mL, sendo indicado para adultos ou crianças com mais de 2 anos.
A posologia do xarope Celerg varia com a idade, que inclui:
As doses do Celerg xarope podem ser ajustadas pelo médico de acordo com a condição a ser tratada e a resposta ao tratamento.
Se o médico recomendar tomar apenas 1 dose por dia, deve-se tomar o Celerg xarope, de preferência à noite, ao deitar.
2. Celerg comprimido
O Celerg comprimido contém maleato de dexclorfeniramina 2 mg + betametasona 0,25 mg, indicado para adultos ou crianças com mais de 12 anos.
A dose inicial normalmente recomendada é de 1 a 2 comprimidos de Celerg, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
A dose diária, em um período de 24 horas, não deve ultrapassar 8 comprimidos, divididos em 4 tomadas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Celerg são sonolência, cansaço, tontura, dor de cabeça, boca seca ou dificuldade de urinar.
Além disso, podem surgir pressão alta, fraqueza, dor muscular, perda de massa muscular, inflamação do pâncreas, inchaço abdominal, esofagite ulcerativa e comprometimento da cicatrização dos tecidos.
O Celerg também pode causar urticária, reações alérgicas graves ou choque anafilático. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.
Leia também: 12 efeitos colaterais dos corticoides (e o que fazer para aliviar)
tuasaude.com/efeitos-colaterais-dos-corticoides
Celerg dá sono?
O Celerg dá sono leve a moderado, sendo a sonolência um dos efeitos colaterais comuns desse remédio, especialmente no início do tratamento.
Por isso, deve-se ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas.
Quem não deve usar
O Celerg é contraindicado nas seguintes situações:
- Crianças com menos de 2 anos;
- Infecções sistêmica por fungos;
- Tratamento com inibidores da MAO, como isocarboxazida , fenelzina ou tranilcipromina;
- Alergia ao maleato de dexclorfeniramina, betametasona ou outros componentes da fórmula.
Mulheres grávidas ou em amamentação só devem usar o Celerg se indicado pelo médico, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.
O xarope Celerg deve ser usado com cautela por diabéticos, pois contém açúcar na sua composição.