A pitangueira é uma árvore nativa da América do Sul e pode ser encontrada em praticamente todo o território brasileiro, graças à sua boa adaptabilidade a diferentes tipos de solo e clima.

Além dos seus pequenos frutos avermelhados, muito apreciados pelo sabor ácido, as folhas da planta também podem ser utilizadas para a produção de infusões, conhecidas como chá de folha de pitanga ou chá de folha de pitangueira.

Embora a bebida não traga tantos benefícios quanto o consumo da própria pitanga, há algumas propriedades interessantes para a saúde.

Confira quais.

+Leia também: Pitanga: conheça 5 benefícios da fruta brasileira à saúde

Propriedades da folha de pitangueira

As árvores da Eugenia uniflora, espécie da pitanga mais famosa, podem render frutos que variam entre amarelo, vermelho, laranja e até roxo. Por isso, antes de fazer o chá das folhas de pitangueira, é importante se certificar de que você está diante da planta correta.

Continua após a publicidade

A pitanga-amarela (Eugenia paranapanemensis) e a pitangatuba (Eugenia selloi), plantas encontradas em florestas no Sudeste do Brasil, possuem frutos amarelados e similares à pitanga, mas são plantas diferentes sobre as quais existem poucos estudos.

Por outro lado, uma pesquisa sobre a pitanga-do-cerrado (Eugenia calycina), planta que dá frutos vermelhos e alongados, apontou que seus extratos auxiliam no controle glicêmico e de colesterol.

Já as folhas da pitanga tradicional possuem alta atividade antioxidante graças à presença de flavonoides como a quercetina e a miricetina. Seu maior benefício para o organismo está na saúde do intestino. Pesquisas sobre o consumo do chá apontam para a diminuição do trânsito gastrointestinal, agindo contra quadros de diarreia.

Continua após a publicidade

Outros estudos sobre o extrato aquoso das folhas da pitangueira apontam para a presença de compostos que podem auxiliar no controle da glicemia e na prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto, essas pesquisas são iniciais e ainda não foram aplicadas em grandes grupos.

Como fazer o chá de pitanga?

O chá das folhas de pitangueira pode ser feito tanto por infusão como por decocção, embora o método de infusão seja o mais indicado. Para isso, a recomendação é utilizar 3 gramas das folhas (ou 1 colher de sopa) para 150mL (1 xícara de chá) de água.

Para fazer o chá por infusão, ferva a água e despeje sobre as folhas em um recipiente. Deixe tampado por alguns instantes e depois a bebida estará pronta.

Continua após a publicidade

O ideal é não consumir mais de três xícaras do chá por dia. Gestantes, lactantes, pacientes com problemas cardíacos e renais devem evitar a bebida ou consultar um médico antes de incluir o chá na dieta.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *