Para afinar a cintura, é preciso combinar uma dieta equilibrada focada na perda de gordura com a prática de exercícios que buscam fortalecer a região abdominal.
As duas coisas andam lado a lado e, na teoria, é bastante simples: comer melhor, reduzindo as gorduras e adicionando proteínas, ao mesmo tempo em que você realiza atividades que focam na região da barriga.
Também vale destacar que muito do formato do corpo é genético. Ou seja: há um limite do quanto se pode afinar a cintura.
A seguir, confira 4 exercícios que podem ajudar nesse processo.
1. Abdominais

Não tem jeito: o exercício que compartilha o nome com a parte do corpo que você deseja fortalecer é a opção mais clássica para mudar a aparência da cintura. Existem vários tipos de abdominais (vários mesmo), e o ideal é ir alternando as diferentes técnicas para dar atenção aos diferentes músculos que existem por ali.
De modo geral, os exercícios envolvem começar deitado de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. A seguir, com as mãos atrás da cabeça (sem puxar), contraia o abdômen enquanto levanta o tronco. Esse movimento pode ser feito do jeito tradicional, ou então lateral, oblíquo, infra etc.
Avalie com um profissional o que é mais indicado para seus objetivos.
2. Agachamento com salto

Também chamados de jump squats, os agachamentos com salto são ótimos para fortalecer a musculatura em diversas partes do corpo e propiciam uma queima mais acelerada de calorias por conta da explosão e intensidade dos movimentos. O indicado, porém, é investir nessa técnica depois que você já perdeu algum peso, para não forçar demais os joelhos.
O exercício começa na posição típica de agachamento. A seguir, flexione os joelhos até os 90 graus e salte explosivamente, com pernas estendidas e braços levantados para cima. Repita o movimento cada vez que aterrissar.
3. Rotação russa

Você também pode encontrar essa técnica pelo nome em inglês Russian twist. A rotação é um excelente movimento para tonificar – e, consequentemente, afinar – a cintura.
O exercício começa no chão como a abdominal típica, mas, aqui, você não apoia os pés no solo. Eles devem ficar suspensos ou apoiados em algo. Com o tronco levemente inclinado para trás, gire o corpo de um lado para o outro, enquanto contrai o abdômen. Segure uma bola ou peso para facilitar a rotação.
4. Escaladores

Conhecidos também como mountain climbers, esses exercícios ajudam a afinar a cintura principalmente pela queima de calorias que proporcionam, mesclando esforço e fortalecimento de diversos grupos musculares.
Comece na posição de prancha alta, com as mãos alinhadas sob os ombros. A seguir, vá fazendo um movimento que emula uma escalada (daí o nome): traga um joelho em direção ao peito e vá alternando as pernas. Faça isso enquanto o abdômen se mantém contraído.
Compartilhe essa matéria via: