A influenciadora Isabel Veloso, conhecida por compartilhar o status de seus tratamentos de saúde nas redes, reapareceu nesta semana após um período ausente. Na postagem mais recente, a jovem de 18 anos explicou que o sumiço ocorreu após receber um novo diagnóstico. Desta vez, de um cisto hemorrágico no ovário.

Isabel diz ter sido informada, em um primeiro momento, de que seu dispositivo intrauterino (DIU) havia se deslocado, provocando um sangramento e fortes dores pélvicas, além de gerar temores de uma perfuração no útero.

Posteriormente, no entanto, ela recebeu o diagnóstico correto: não havia problemas com o DIU, e o sangramento estava relacionado à própria ovulação.

O que é um cisto hemorrágico?

O cisto hemorrágico é uma variação menos comum dos cistos ovarianos típicos. Enquanto um cisto normal é caracterizado como uma bolsa repleta de fluído que se forma no ovário (em seu interior ou sobre ele), o tipo hemorrágico, como o nome indica, é preenchido por sangue.

+Leia também: Cisto no ovário: quais as causas e como tratar

Não se sabe por que algumas pessoas desenvolvem esse tipo de cisto e outras não. Alguns estudos sugerem que ele pode ser mais comum em mulheres que já tiveram mais de um filho. Um cisto hemorrágico se forma durante a ovulação e, quando está presente, sua ruptura pode levar a um sangramento excessivo e a outros sintomas mais intensos do que os vistos em uma menstruação normal.

Continua após a publicidade

Embora os cistos ovarianos de modo geral costumem ser considerados alterações benignas que não causam sintomas nem afetam a fertilidade (na maioria dos casos), quando se trata de um cisto hemorrágico rompido é natural passar por um período de preocupação. Afinal, além da presença do sangue, também costumam ocorrer dores muito fortes.

Nessas situações, é fundamental buscar orientação ginecológica para identificar corretamente a origem do sangramento e descartar suspeitas de problemas mais sérios.

Uma investigação aprofundada pode ser necessária, inclusive, para evitar diagnósticos equivocados, como no caso de Isabel Veloso, que inicialmente acreditou se tratar de um DIU deslocado.

Continua após a publicidade

Quem é Isabel Veloso

A influencer tornou-se conhecida por compartilhar sua história de convívio com um linfoma de Hodgkin. Embora tenha se tornado famosa descrevendo seu quadro como uma doença terminal, Isabel depois acabou voltando atrás em relação à descrição do problema – ela vive, na verdade, sob cuidados paliativos (entenda a diferença).

No ano passado, Isabel Veloso voltou às manchetes ao anunciar que estava grávida, mesmo enquanto seguia o tratamento para o câncer.

Ela, que também já compartilhou diagnósticos de pancreatite, hepatite e problemas na vesícula, teve o filho Arthur em 29 de dezembro. A criança nasceu de apenas 32 semanas, com o parto antecipado em função dos problemas de saúde da influencer.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *