Colpotrofine é um medicamento de uso tópico vaginal indicado para tratar atrofia da vulva e da vagina causada pela queda dos níveis de estrogênio, além de também poder ser usado para acelerar a cicatrização de lesões na mucosa vaginal e no colo do útero.
Esse medicamento está disponível na forma de creme e cápsulas vaginais, contendo o princípio ativo promestrieno, um hormônio estrogênio que ajuda a restaurar a espessura, hidratação e vascularização das mucosas da região íntima.
Leia também: Promestrieno: para que serve e como usar
tuasaude.com/promestrieno
O Colpotrofine deve ser usado sob orientação do ginecologista, que definirá a forma de aplicação e a duração do tratamento, de acordo com cada caso.

Para que serve
O Colpotrofine é indicado para:
- Atrofia vulvovaginal, causada pela deficiência de estrogênio;
- Cicatrização de lesão no colo do útero e vagina, em situações como pós-parto, pós-operatório e após terapias locais como cauterização, laser ou radiação.
O Colpotrofine ajuda a restaurar a espessura, hidratação e vascularização das mucosas da região íntima, agindo diretamente no local onde é aplicado, com pouca absorção pelo restante do corpo.
Colpotrofine é hormônio?
Sim, o Colpotrofine contém promestrieno, que é um hormônio estrogênio sintético para uso tópico local.
Como usar
O uso de Colpotrofine varia conforme a sua forma de apresentação, que pode ser:
1. Colpotrofine óvulo
O Colpotrofine óvulo é uma forma de apresentação do medicamento em formato sólido, chamado também de cápsula vaginal, que é introduzido diretamente na vagina.
A dose recomendada de Colpotrofine óvulo é de uma cápsula de 10 mg por dia, preferencialmente à noite, antes de deitar.
A cápsula deve ser introduzida profundamente na vagina e o uso de absorvente higiênico pode ser útil em alguns casos.
O tratamento deve durar pelo menos 20 dias seguidos, podendo haver necessidade de manutenção se os sintomas persistirem, como em casos de menopausa, radioterapia prolongada ou após cirurgia para retirada dos ovários, conforme indicação médica.
2. Colpotrofine creme
O uso de Colpotrofine creme de 10 mg/g pode variar de acordo com o local de aplicação, podendo ser:
- Aplicação intravaginal, utilizando um aplicador cheio por dia, contendo cerca de 1 g do creme. O aplicador deve ser inserido profundamente na vagina, com a pessoa deitada, e o êmbolo empurrado até liberar todo o creme. Após o uso, o aplicador deve ser descartado;
- Aplicação externa, aplicando uma quantidade suficiente do creme sobre a área afetada uma ou duas vezes ao dia, realizando uma leve massagem para melhorar a absorção.
O Colpotrofine creme deve ser usado por pelo menos 20 dias, ou conforme orientação do ginecologista, de acordo com cada caso.
Possíveis efeitos colaterais
O Colpotrofine é um medicamento de uso tópico vaginal, por isso seus efeitos colaterais tendem a ocorrer principalmente na área de aplicação.
Entre os efeitos locais mais comuns, podem surgir leve ardor, formigamento ou sensação de calor na região genital após o uso.
Em situações mais raras, podem aparecer coceira, irritação ou vermelhidão no local aplicado, geralmente de forma passageira.
Quem não deve usar
O uso de Colpotrofine é contraindicado em casos de:
- Alergia ao promestrieno ou a qualquer componente da fórmula;
- Gravidez ou em fase de amamentação;
- Histórico ou suspeita de câncer de mama ou de endométrio;
- Sangramento vaginal de causa desconhecida;
- Histórico de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar;
- Doença arterial ativa ou recente, como infarto ou angina.
Além disso, não deve ser usado por mulheres com distúrbios trombofílicos, porfiria ou doença hepática aguda ou crônica, pois essas condições podem aumentar o risco de complicações durante o tratamento.
O colpotrofine também é contraindicado para crianças e homens.