Escovar os dentes é uma das medidas de higiene básica que fazemos todos os dias. Mas, apesar de ser algo tão frequente em nossas vidas, muita gente desconhece a melhor maneira de fazer a escovação.
Seja por escolher a escova errada, por não alcançar os dentes do fundo ou simplesmente por aplicar um vigor excessivo (que pode ferir as gengivas e até causar uma retração delas), a escovação incorreta também pode levar a problemas.
Saiba abaixo como cuidar melhor da sua boca no dia a dia.
+Leia também: Vale a pena trocar a escova de dentes tradicional por uma elétrica?
Qual a melhor maneira de fazer a escovação?
Uma limpeza bucal ideal começa antes mesmo da escovação em si. Os dentistas recomendam que você passe fio dental ao menos uma vez por dia, e a higiene é melhor se isso for feito de forma prévia à passagem da escova, e não depois. O fio ajuda a remover restos de alimentos em lugares que a escova nem sempre alcança, evitando o acúmulo de placas.
Depois disso, a escovação deve seguir os seguintes passos:
1º Use a quantidade correta de creme dental. Coloque a pasta de dente na escova que você utiliza. Considere como padrão o tamanho de uma ervilha.
2º Não erre na movimentação da escova. As cerdas devem ficar entre a gengiva e os dentes e seus movimentos devem ser feitos de forma vertical ou circular, não na horizontal.
3º Evite a força. Muita gente aplica força excessiva acreditando que isso vai “limpar melhor” os dentes. Na verdade, o vigor exagerado só cria a chance de machucar a gengiva. A escovação deve seguir o ditado “devagar e sempre”: movimentos repetidos em todos os dentes, mas com calma.
4º Não esqueça dos dentes que “não aparecem”. Cuidar dos dentes da frente, mais expostos, é fácil. Mas é comum negligenciar a parte de trás ou aqueles que ficam mais para o fundo da boca. Mesmo sendo difícil de alcançá-los, eles devem receber a mesma atenção dos demais.
5º Acostume-se ao “after” correto. O ideal é aproveitar o momento para escovar também a língua, removendo bactérias que ficam por ali. Ao final, cuspa os excessos. O enxaguante bucal pode vir depois disso, mas lembre sempre que ele é um complemento à escovação e não vai resolver sua higiene se usado isoladamente.
Com que frequência escovar os dentes?
Os dentistas recomendam escovar sempre após as refeições e antes de dormir.
Caso você não consiga manter essa rotina, o mínimo indicado é escovar duas vezes por dia, sendo que uma delas deve ser sempre antes de ir para cama, pois quando dormimos o trabalho das bactérias acaba facilitado pela menor quantidade de saliva.
Existe uma recomendação especial de creme dental ou escova?
Não pense em marcas específicas, mas em características. De forma geral, o creme dental deve conter flúor, na proporção superior a 1000 partes por milhão (ppm). Mas seu dentista pode recomendar algum produto específico com outras substâncias para tratar problemas individuais – nesse caso, siga a indicação do profissional.
Já a escova de dentes deve ter cerdas macias para evitar ferir a gengiva durante a escovação. Outra alternativa é investir em escovas elétricas, sobretudo se você acaba aplicando força excessiva na escovação manual.
Compartilhe essa matéria via: