Afinal, estralar os dedos faz mal à saúde? A dúvida é comum, mas, segundo o fisioterapeuta João Douglas Gil, da Brazil Health, não há motivo para preocupação.
“Normalmente, nós escutamos que estalar os dedos engrossa as articulações, que faz mal ou que o barulho é osso com osso. Mas isso não é verdade”, afirma o especialista.
Ele conta uma história curiosa que ajuda a desmistificar o tema. “Um médico americano, quando entrou na faculdade, começou a fazer raios X das duas mãos, mas estalava os dedos apenas de uma delas todos os dias”, relata Gil.
“Depois de sessenta anos acompanhando com exames, ele descobriu que não havia nenhuma diferença entre uma mão e outra.” De acordo com o fisioterapeuta, esse experimento foi importante para compreender o que realmente acontece no momento do estalo.
“O barulho não vem do atrito entre os ossos. Ele é causado pelo rompimento de bolhas de gases dentro da articulação”, explica.
Por que o barulho acontece
Essas bolhas se formam naturalmente, especialmente quando há movimento ou leve estresse na articulação, como uma forma de proteção.
Quando a pessoa faz o movimento de estalar, ocorre uma mudança rápida na pressão dentro da articulação, o que faz as bolhas se romperem — e o som é apenas o resultado disso.
“Não é lesão articular, nem problema estrutural”, reforça Gil.
+Leia também: Barulhos do corpo: o que eles significam para a saúde
Estalar o pescoço ou a coluna também é seguro?
O fisioterapeuta destaca ainda que esse fenômeno não é exclusivo dos dedos.
“Pode acontecer em várias partes do corpo, como o pescoço e a coluna. Se não houver dor, não há problema nenhum”, conclui.
O conteúdo completo, com a explicação detalhada de João Douglas Gil, pode ser conferido no vídeo abaixo:
(Este texto foi produzido em uma parceria exclusiva entre VEJA SAÚDE e Brazil Health)

Compartilhe essa matéria via: