
A apresentadora Xuxa Meneghel teve de fazer uma cirurgia na coluna para tratar uma dor crônica. O procedimento foi realizado na segunda-feira (8), em São Paulo, para tratar uma estenose foraminal.
Xuxa relatou sentir dor há oito meses na região lombar, irradiando para as pernas.
Embora não existam dados consolidados sobre a estenose foraminal, é comum diagnosticar a condição em pessoas com mais de 55 anos. A probabilidade da doença aparecer aumenta com a idade.
+Leia também: Estenose aórtica, o distúrbio que causou a morte de Jô Soares
O que é estenose foraminal?
A estenose foraminal ocorre quando uma das aberturas das vértebras se estreita ou fica bloqueada. Esses espaços, uma espécie de “túnel nos ossos” chamado de “forame”, servem para abrigar a coluna espinhal e estão presentes em todas as vértebras.
Com o estreitamento ou bloqueio dessa abertura, o nervo é pressionado, o que provoca dor que pode irradiar para outras partes do corpo, como os braços e pernas.
A estenose foraminal ganha diferentes classificações de acordo com a parte de coluna afetada. Ela pode ser cervical, torácica, lombar, ou ainda sacral (quando afeta a parte inferior das costas e a pélvis) ou coccígea (quando afeta o cóccix).
A principal causa da estenose é o desgaste da coluna, comum com o avançar da idade. Hérnias de disco, espondilolistese, traumas de repetição, fibrose pós cirurgia, escoliose e lesões também podem estar relacionados ao surgimento da estenose.
Principais sintomas
Muitas vezes, a estenose foraminal avança sem provocar sintomas. Em outros casos, pode haver dor forte na coluna, que afeta também os membros superiores e inferiores, que ainda podem perfer força.
Também é possível sentir choques e formigamentos nos braços e pernas. Outra sensação é a dormência nos membros.
Só um ortopedista, de preferência um especialista em coluna, pode diagnosticar o problema. Exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada são necessários para confirmar o diagnóstico. Outros testes podem ser pedidos de maneira auxiliar à avaliação.
Vale explicar ao médico quando a dor costuma aparecer e em qual ponto da coluna. A estenose que atinge a lombar, o caso de Xuxa, costuma melhorar quando a pessoa está sentada, e se acentua quando ela fica em pé.
Como tratar?
A cirurgia é uma das vias de tratamento. Casos graves costumam exigir intervenção cirúrgica. Há diferentes estratégias cirúrgicas, a depender da localização da estenose e da gravidade do caso.
Outros casos podem ser tratados com fisioterapia aliada à atividade física. A medida ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a postura e, por consequência, fortalecer a coluna. Perder peso pode ser necessário quanto a estenose está associada ao sobrepeso.
Medicações entram como forma de aliviar a dor, relaxar a musculatura e combater a inflamação associada. Em algumas situações, usar colar cervical ou colete para imobilizar parte da coluna pode ser indicado.
Se não for tratada, a estenose foraminal pode causar danos permanentes aos nervos da coluna, devido à pressão.
Compartilhe essa matéria via: