O hematócrito baixo significa que a porcentagem do volume total de sangue está abaixo do normal, podendo indicar condições como anemia ferropriva, gravidez, hemorragia e doenças inflamatórias, por exemplo.

O hematócrito é considerado baixo quando está abaixo de 40% no homem e 36% na mulher, podendo causar sintomas como fadiga, tontura, fraqueza, arritmia, dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados.

Leia também: Hematócrito (Hct): o que é e porque está alto ou baixo

tuasaude.com/hematocrito-hct

Para identificar a causa de hematócrito baixo, é recomendado consultar o clínico geral, para solicitar exames e indicar o tratamento, que pode ser feito com o uso de remédios e suplementos ou, em alguns casos, a transfusão de sangue e o transplante de medula óssea, por exemplo.


Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hematócrito baixo

Os sintomas de hematócrito baixo podem incluir:

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Arritmia;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Os sintomas de hematócrito baixo geralmente surgem porque o corpo não consegue obter oxigênio adequado para todas as células do corpo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que significa hematócrito baixo

O hematócrito baixo pode significar condições como:

1. Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é um tipo de anemia onde a quantidade de ferro circulante no corpo é insuficiente, o que causa sintomas como fraqueza, cansaço fácil, dor de cabeça, queda de cabelo e pele ou mucosas pálidas, por exemplo.

O que fazer: em casos de suspeita de anemia, é recomendado consultar o clínico geral para confirmar o diagnóstico.

O tratamento da anemia ferropriva geralmente inclui o uso de 60 mg de suplemento de ferro por dia, conforme orientação do médico.

Também pode ser recomendado pelo nutricionista o consumo de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, frango, ovos, lentilha e feijão, por exemplo. Veja como fazer dieta para anemia.

2. Gravidez

O hematócrito baixo na gravidez pode surgir, porque o corpo da mulher grávida possui maior volume do plasma, que é a parte líquida do sangue.

Esse aumento do plasma sanguíneo diminui o percentual de glóbulos vermelhos no sangue, resultando em um nível de hematócrito mais baixo.

O hematócrito baixo leve na gravidez geralmente não é considerado um problema. Entretanto, se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem baixos, pode ser um sinal de anemia.

O que fazer: na suspeita de anemia, deve-se consultar o obstetra ou clínico geral, para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento adequado.

Se a anemia for confirmada, o médico poderá indicar o uso de suplementos de ferro e o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve.

Leia também: Anemia na gravidez: sintomas e tratamento

tuasaude.com/anemia-na-gravidez

3. Hemorragia

O hematócrito baixo pode significar hemorragias, que podem ser causadas por situações como menstruação intensa, lesão recente ou de longo prazo, por exemplo.

O que fazer: na presença de sangramentos deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, para que seja avaliada as possíveis causas e recomendado o tratamento mais adequado.

Assim, em casos de hemorragias externas, deve-se realizar uma compressão forte no local com um pano limpo.

Em outros casos de hemorragia, pode ser indicado pelo médico o uso de remédios, suplementos de ferro e ácido fólico ou a realização de transfusões sanguíneas ou uma cirurgia.

Leia também: Hemorragia: o que é, sintomas, principais tipos (e o que fazer)

tuasaude.com/tipos-de-hemorragia

4. Deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas, como vitamina B12 e ácido fólico, pode causar o hematócrito baixo no sangue.

Essa condição pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos fontes dessas vitaminas ou por condições que diminuem a absorção de nutrientes, como cirurgia bariátrica e doença inflamatória intestinal, por exemplo.

O que fazer: após o diagnóstico feito pelo médico ou nutricionista, o tratamento indicado pode ser feito com o uso de suplementos, por via intramuscular, intravenosa ou oral.

O nutricionista também pode recomendar o aumento da ingestão de alimentos fonte dos nutrientes que estão em deficiência no organismo.

Leia também: Avitaminose: o que é, sintomas, tipos e tratamento

tuasaude.com/avitaminose-falta-de-vitaminas

5. Hemólise

Outra possível condição que pode significar o hematócrito baixo é a hemólise, que é a destruição prematura dos glóbulos vermelhos do sangue.

Essa condição pode ser causada por dificuldades na coleta do sangue, ao guardar a amostra por muito tempo, ou por doenças, como anemia e infecções, válvulas cardíacas artificiais ou hemodiálise recente.

O que fazer: o tratamento varia conforme a causa da hemólise e a gravidade dos sintomas, podendo incluir suplementos, medicamentos, cirurgia, transfusões de sangue, por exemplo.

6. Problemas na medula óssea

O hematócrito baixo pode significar problemas na medula óssea, como anemia aplásica, leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. Isso acontece porque a medula óssea é o local onde os glóbulos vermelhos são produzidos.

O que fazer: caso seja confirmado um problema na medula óssea, o médico poderá recomendar a realização de tratamentos como transfusão de sangue e o uso de remédios orais, como antibióticos e imunossupressores.

Conforme o tipo de problema diagnosticado, o médico também poderá indicar a realização de quimioterapia, transplante de medula, radioterapia e imunoterapia.

7. Doenças inflamatórias

O hematócrito baixo pode significar doenças inflamatórias como artrite reumatoide e cirrose hepática. Isso acontece porque as doenças inflamatórias interferem no metabolismo do ferro e na produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

O que fazer: é recomendado consultar o clínico geral, para que sejam feitos exames e avaliação física que ajudem, assim, na identificação de doenças inflamatórias e na recomendação do tratamento.

Conforme o tipo de doença inflamatória, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides, diuréticos e anti-hipertensivos e/ou a realização de fisioterapia ou cirurgia.

Hemoglobina e hematócrito baixo

A hemoglobina e hematócrito baixos normalmente indicam a presença de anemia, onde existe uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos no sangue circulante em relação ao volume total de sangue.

Leia também: Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

tuasaude.com/anemia

Como saber se o hematócito está baixo

Para saber se o hematócrito está baixo, é aconselhado consultar o clínico geral, que irá solicitar o exame hemograma completo.

O hematócrito é um exame que mede a porcentagem de hemácias no sangue, sendo considerado baixo quando está abaixo de 40% no homem e 36% na mulher.

Calculadora do hematócrito

Se deseja saber se o valor do hematócrito está normal, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação. Assim, não deve ser usada como diagnóstico ou substituir a consulta com o clínico geral.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *