As hemorroidas externas são veias dilatadas que saem do ânus, causando dor anal, coceira, sangramento ao evacuar e presença de um pequeno caroço no ânus.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Proctologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

As hemorroidas externas acontecem principalmente devido à força excessiva para evacuar, sendo comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre crônica. No entanto, podem ser causadas também pelo fato de se ficar muito tempo em pé, sedentarismo, obesidade e gestação.

É importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação das hemorroidas e, assim, seja indicado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de pomadas anestéticas. Conheça mais sobre as hemorroidas no vídeo a seguir:

Sintomas de Hemorroidas que você não pode ignorar!


10:02 | 225.027 visualizações

Sintomas de hemorroidas externas

Os principais sintomas de hemorroidas externas são:

  • Dor aguda na região anal que piora ao evacuar e ao sentar;
  • Ardor e coceira no ânus devido a saída de muco e pequenas partículas de fezes;
  • Palpação de um ou mais nódulos ou bolinhas no ânus;
  • Pequeno sangramento após esforço para evacuar;
  • Inflamação e vermelhidão da região anal.

Na maior parte das vezes, as hemorroidas externas também sangram devido ao traumatismo da veia durante a passagem das fezes ou ao limpar a região com o papel higiênico. Neste caso, deve-se lavar a região sempre após evacuar, com água e sabão, para diminuir os sintomas e assim atingir a melhora mais rapidamente.

Teste online de sintomas

Para saber as chances de ter hemorroidas, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um proctologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico das hemorroidas externas deve ser feito por um proctologista ou gastroenterologista, a partir da observação da região anal, em que pode ser observada a presença de veias dilatadas.

Se deseja confirmar o risco de hemorroidas externa, marque uma consulta com o especialista perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais causas

As hemorroidas externas podem ser causadas por:

  • Esforço excessivo para evacuar;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Obesidade;
  • Gravidez e parto;
  • Levantar ou carregar muito de peso regularmente;
  • Ficar muito tempo sentado.

Nestas situações, normalmente acontece o aumento da pressão no abdome, o que pode fazer com que surjam veias dilatadas na região do ânus, levando ao desenvolvimento de hemorroidas externas. Veja mais as causas de hemorroidas.

Além disso, as hemorroidas externas são mais comuns em pessoas mais velhas que passam muito tempo em pé e em caso de sedentarismo, diarreia prolongada, constipação e histórico familiar de hemorroidas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para as hemorroidas externas deve ser indicado pelo médico proctologista ou gastroenterologista, podendo incluir:

1. Uso de medicamentos

Para desinflamar as hemorroidas externas mais rapidamente, o médico pode indicar o uso de medicamentos orais com ação analgésica e anti-inflamatória, como o paracetamol e o ibuprofeno, que ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

Também pode ser recomendado o uso de medicamentos que melhoram a circulação sanguínea, como a diosmina e a hesperidina, assim como amaciadores de fezes, como docusato ou polietilenoglicol, para facilitar a evacuação e evitar que os sintomas piorem.

Leia também: 9 opções de tratamento para hemorroidas externas

tuasaude.com/tratamento-para-hemorroidas-externas

2. Aplicação de pomadas

Para diminuir a dor, o desconforto e a inflamação na região anal, o médico pode indicar o uso de pomadas que possuem ação analgésica e anti-inflamatória.

Leia também: 6 pomadas para hemorroidas (e como usar)

tuasaude.com/pomada-para-hemorroida

3. Alterações na alimentação

Alterações na dieta são indicadas para tratar a hemorroida externa, facilitando a evacuação e permitindo o retorno das veias dilatadas ao normal.

É recomendado aumentar a quantidade de fibras na alimentação, ingerindo mais frutas e verduras, por exemplo, e beber mais água durante o dia. Saiba como deve ser a dieta em caso de hemorroidas.

Além disso, é importante ter a orientação de um nutricionista, que poderá indicar as alterações na alimentação de forma individual e de acordo com as necessidades específicas.

4. Banho de assento

O banho de assento é utilizado para aliviar a dor e o inchaço na região, e consiste em colocar água morna em uma bacia ou banheira, para que a pessoa possa sentar durante alguns minutos.

Leia também: Banho de assento: o que é, para que serve (e como fazer)

tuasaude.com/banho-de-assento

5. Cirurgia

A cirurgia para hemorroida externa pode ser indicada em alguns casos, especialmente quando a hemorroida não melhora com tratamento inicial, e nem sempre envolve a retirada da hemorroida, chamada de hemorroidectomia. Veja como é feita a cirurgia para hemorroidas.


Foto de Dr. Antonio Carlos Moraes

Revisão médica:
Dr. Antonio Carlos Moraes
Gastroenterologista

Mestre em Gastroenterologia com CRM 436069-RJ. Chefe de Clínica Médica do Hospital Copa D’Or e membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia




98% dos leitores

acham este conteúdo útil



(94 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • LOHSIRIWAT, Varut. Treatment of hemorrhoids: A coloproctologist’s view. World J Gastroenterol. Vol.21, n.31. 9245-52, 2015
  • STATPEARLS. External Hemorrhoid. 2022. Disponível em: . Acesso em 01 mar 2023
  • COHEE, Mark W; HURFF, Ashlee; GAZEWOOD, John D. Benign Anorectal Conditions: Evaluation and Management. American Family Physician. Vol.101, n.1. 24-33, 2020
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Hemorrhoids and what to do about them. 2019. Disponível em: . Acesso em 26 jul 2021
  • VARUT, Lohsiriwat. Hemorrhoids: From basic pathophysiology to clinical management. World Journal of Gastroenterology. 18. 17; 2009–2017, 2012
  • STAROSELSKY, A.; et al. Hemorrhoids in pregnancy. Can Fam Physician. 54. 2; 189-90, 2008
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: . Acesso em 26 jul 2021
  • MOTT, T.; LATIMER, K.; EDWARDS, C. Hemorrhoids: Diagnosis and Treatment Options. Am Fam Physician. 97. 3; 172-179, 2018
  • PHILLIPS, R.K.S; CLARK, S. Cirurgia Colorretal. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 231-236.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *