A leucemia tem cura, principalmente as leucemias agudas, quando a doença é diagnosticada numa fase inicial e tratada rapidamente. 


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Hematologista Oncológico perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

No entanto, quando a leucemia é diagnosticada tardiamente, e em casos onde o organismo da pessoa já está muito debilitado, a cura da doença pode ser mais difícil.

O tratamento da leucemia é feito de acordo com o tipo e a fase da doença, a idade e o estado geral de saúde da pessoa, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea, por exemplo. Veja mais sobre o tratamento da leucemia.


Imagem ilustrativa número 1

Como alcançar a cura

Para alcançar a cura da leucemia, deve-se fazer o tratamento indicado pelo oncologista pediátrico ou onco-hematologista.

A cura da leucemia é possível, principalmente, nos casos de leucemias agudas, desde que o tratamento seja feito corretamente, sendo que o transplante de medula óssea é o principal tratamento que leva à cura.

No entanto, a cura depende do estágio da doença, tipo de leucemia aguda, estado de saúde e resposta da leucemia ao tratamento.

No caso das leucemias crônicas, o tratamento é mais prolongado, no entanto, é possível alcançar a remissão da leucemia.

Leia também: Remissão do câncer: o que é e quando é alcançado

tuasaude.com/remissao-do-cancer

É importante, que mesmo após a cura da leucemia, a pessoa mantenha o acompanhamento regular com o oncologista pediátrico ou onco-hematologista.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais tratamentos

Os tratamentos da leucemia variam de acordo com o tipo e a fase da doença, incluindo:

1. Quimioterapia

A quimioterapia é um dos principais tratamentos indicados para leucemia e tem como objetivo promover a eliminação das células cancerígenas, ajudando a combater o câncer.

Esse tratamento pode ser indicado para todos os tipos de leucemia e consiste na administração de medicamentos na forma de comprimidos ou injeções, que podem ser aplicadas diretamente na veia. Veja mais detalhes de como é feita a quimioterapia.

2. Radioterapia

A radioterapia tem como objetivo eliminar ou diminuir o crescimento das células cancerígenas, sendo realizada a partir da aplicação de radiação, que é emitida por um aparelho e direcionada para uma região que tenha um aglomerado de células cancerígenas.

A radioterapia é geralmente indicada quando há risco do câncer se espalhar para outras áreas do corpo, podendo ser feita em combinação com a quimioterapia. Conheça mais sobre a radioterapia.

3. Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater as células cancerígenas.

A imunoterapia pode ser indicada quando os outros tratamentos não são eficazes ou quando os tratamentos disponíveis causam efeitos colaterais graves ou intensos, colocando a vida da pessoa em risco, por exemplo. Entenda como funciona a imunoterapia.

4. Terapia-alvo

A terapia-alvo é um tipo de tratamento que tem como objetivo usar medicamentos que detectam e combatem as células cancerígenas, preservando as células saudáveis.

Geralmente a terapia-alvo é feita com o uso de medicamentos na forma de comprimidos, mas também pode ser feita através de injeções na veia, podendo ser indicada em casos de leucemia mieloide ou linfóide, por exemplo.

5. Transplante de medula

O transplante de medula óssea é uma das formas de tratamento para leucemia e consiste em introduzir, através de um cateter, que é um fino tubo, as células de medula óssea de um doador saudável na corrente sanguínea da pessoa.

Esse tipo de tratamento estimula a produção de células de defesa saudáveis que possam combater o câncer. Veja como é feito o transplante de medula óssea.

6. Terapia genética de Car T-Cell.

A terapia genética de Car T-Cell é um tratamento que consiste no uso de genes para alterar o sistema imunológico, favorecendo o reconhecimento e eliminação das células tumorais. Veja como é feita a terapia genética de Car T-Cell.

Atualmente, a terapia genética de Car T-Cell pode ser indicada para pessoas com leucemia linfóide aguda B (LLA B).


Foto de Dr.ª Clarisse Bezerra

Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar

Médica do serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, em Portugal, com CRM 16976-CE e Ordem dos Médicos Portugueses nº 69634

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • GALE, R.P. Can Immune Therapy Cure Acute Myeloid Leukemia?. Curr Treat Options Oncol. 24. 5; 381-386, 2023
  • PIETERS, R.; et al. Advancing Diagnostics and Therapy to Reach Universal Cure in Childhood ALL. J Clin Oncol. 41. 36; 5579-5591, 2023
  • GOTESMAN, M.; et al. Chronic Myeloid Leukemia in Children and Adolescents. Adv Pediatr. 70. 1; 145-155, 2023
  • LI, J.; et al. Advancements in leukemia management: Bridging diagnosis, prognosis and nanotechnology (Review). Int J Oncol. 65. 6; 112, 2024
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA. Tenho leucemia, e agora? Não é preciso ter medo, leucemia tem cura. Disponível em: . Acesso em 21 abr 2023
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA. CAR-T Cell no Brasil: quem pode fazer?. Disponível em: . Acesso em 21 abr 2023

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *