A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração em que existem fissuras na língua, que podem dificultar a sua higiene e levar ao acúmulo de restos de alimentos, provocando sintomas como mau hálito e ardência na língua.
Embora não tenha uma causa específica, a língua fissurada normalmente está presente desde o nascimento e é mais comum em pessoas com síndrome de Down, psoríase ou síndrome de Sjögren, por exemplo.
O tratamento da língua fissurada deve ser orientado pelo dentista e consiste na higienização adequada da boca, que deve incluir o uso de fio dental, raspador de língua e escova apropriada, além de ser recomendado ter uma alimentação sem alimentos ácidos e/ ou picantes para prevenir irritação do local.
Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Principais sintomas
Os principais sintomas da língua fissurada são:
- Rachaduras na língua;
- Acúmulo de restos de alimentos nas fissuras;
- Dor ou ardência na língua;
- Mau hálito;
- Alteração da cor da língua.
No entanto, os sintomas são mais comuns quando as fissuras são mais profundas, tornando difícil fazer a limpeza adequada da língua, favorecendo a multiplicação de microrganismos e provocar inflamação.
Possíveis causas
A língua fissurada não tem uma causa específica, sendo normalmente uma alteração presente desde o nascimento e que pode ser mais facilmente notada na medida em que a pessoa envelhece.
Além disso, a língua fissurada é mais comum em pessoas com síndrome de Down, psoríase, síndrome de Sjögren, síndrome Melkersson-Rosenthal e acromegalia, por exemplo.
As deficiências de vitaminas do complexo B, zinco e ferro também podem contribuir para alterações na mucosa da boca, levando ao aparecimento de rachaduras na língua.
Em alguns casos, pessoas que têm a língua geográfica, que é quando as papilas gustativas ficam mais evidentes, formando uma espécie de ‘mapa’ na língua, também podem ter a língua fissurada. Entenda melhor o que é a língua geográfica.
Como é feito o tratamento
O tratamento da língua fissurada geralmente envolve:
1. Higiene da boca
Para realizar uma higiene da boca adequada é indicado usar fio dental e escovar os dentes após as refeições para evitar o acúmulo de comida na boca. Pode ser recomendado pelo dentista o uso de escovas específicas. Veja como escovar os dentes corretamente.
Além disso, o dentista pode orientar o uso de enxaguante bucal para ajudar a eliminar bactérias ou fungos que possam estar em excesso na boca e a limpeza da língua com um raspador para remover todo o resto de alimentos das fissuras. Entenda como usar o raspador de língua.
2. Alimentação saudável
É recomendado evitar alimentos ácidos, como laranja, limão e vinagre, e alimentos picantes, como molhos à base de pimenta e especiarias, como curry e pimenta caiena, para prevenir irritações e ardências nas fissuras.
Além disso, uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, zinco e ferro, como carnes magras, ovos, feijão, sementes e castanhas, podem ajudar no reparo da língua fissurada.
3. Uso de probióticos
Os probióticos são bactérias que trazem benefícios para a saúde, como no equilíbrio da flora bacteriana da boca, podendo auxiliar no tratamento da língua fissurada.
Os probióticos podem ser encontrados naturalmente em alguns alimentos, como iogurte ou kefir. Veja outros alimentos probióticos.
4. Acompanhamento médico
O acompanhamento pelo clínico geral ou reumatologista nos casos de condições como síndrome de Down, psoríase, síndrome de Sjögren, síndrome Melkersson-Rosenthal é recomendada para evitar a língua fissurada.
Nesses casos, deve-se incluir o controle da causa principal da língua fissurada, podendo ser indicado pelo médico o uso de imunossupressores, como hidroxicloroquina ou corticoides, como prednisona.