
Ler Resumo
A lipo enzimática é um procedimento estético com o objetivo de redução de gordura localizada.
Diferente da lipoaspiração, que envolve uma cirurgia, na lipo enzimática, as células de gordura são quebradas por meio de enzimas ou outras substâncias, como o desoxicolato de sódio.
Essas substâncias são injetadas diretamente na pele ou no tecido subcutâneo e são as responsáveis por estimular a lipólise: processo que degrada a gordura em moléculas menores, que serão eliminadas, posteriormente, pelo corpo.
+Leia também: Lipoaspiração: tudo que você precisa saber sobre o procedimento
Para que a lipo enzimática é indicada?
A lipo enzimática é indicada para suavizar linhas da silhueta de diferentes regiões do corpo em que há acúmulo de gordura localizada.
O procedimento é mais frequentemente realizado nas seguintes áreas:
Ao contrário da lipoaspiração, a lipo enzimática não gera resultados duradouros e imediatos, uma vez que o corpo ainda precisa eliminar a gordura quebrada pelas substâncias lipolíticas. Além disso, podem ser necessárias diversas sessões para que os efeitos sejam perceptíveis.
A lipo enzimática é eficaz?
O procedimento pode ser eficaz para quem deseja reduzir a gordura localizada e suavizar o contorno do corpo de uma forma mais sutil e menos invasiva. No entanto, a lipo enzimática não consegue oferecer resultados tão profundos e significativos quanto uma lipoaspiração ou outros tipos de cirurgia plástica.
Em resumo, a lipo enzimática pode funcionar para pequenos acúmulos de gordura em regiões bem menos abrangentes do que ocorre em procedimentos cirúrgicos invasivos. Por esse motivo, a técnica pode frustrar quem busca resultados mais amplos, visíveis e imediatos.
Portanto, a lipo enzimática não é eficaz para eliminar grandes acúmulos de gordura ou para pessoas obesas.
Contraindicações e cuidados
A lipo enzimática é um procedimento pouco invasivo, que não costuma apresentar grandes riscos se realizado por profissionais capacitados.
Apesar disso, o procedimento não é livre de contratempos: as áreas de aplicação costumam apresentar inchaços, vermelhidão e sensibilidade.
Contudo, a aplicação é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com doenças autoimunes ou hepáticas, que tenham alergia ou hipersensibilidade à formula injetada e indivíduos que possuam condições de pele como dermatite ou psoríase.
A indicação e o procedimento devem ser realizados, preferencialmente, por especialistas, que são os profissionais registrados e habilitados na técnica da lipo enzimática, capazes de avaliar cada caso de forma segura e adequada.
Compartilhe essa matéria via: