
O magnésio é um mineral importante para uma série de processos em nosso corpo, e tem se tornado cada vez mais conhecido devido a estudos que o associam à redução de riscos para vários problemas de saúde.
Embora seja comum encontrar suplementos de magnésio com os mais diversos objetivos, também é possível focar em obter esse nutriente apenas pela alimentação.
Conheça alguns dos benefícios pelos quais o magnésio é estudado, e onde encontrar o micronutriente.
1. Saúde cardiovascular
Vários estudos têm demonstrado uma correlação entre um consumo de magnésio em níveis adequados e uma redução de riscos para problemas cardiovasculares, desde patologias no próprio coração até o desenvolvimento de hipertensão arterial ou um acidente vascular cerebral (AVC).
Pesquisas são mais ambíguas quanto ao papel do magnésio na redução dos níveis de colesterol. Nesses casos, o mais indicado ainda é recorrer ao tratamento indicado por um médico, sem esperar milagres do nutriente.
2. Controle do diabetes
A deficiência de magnésio tem sido associada a uma maior propensão a desenvolver diabetes tipo 2. A chave estaria na capacidade do nutriente em melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de glicose em circulação no sangue.
3. Funções anti-inflamatórias
Segundo diferentes estudos, pessoas que consomem magnésio em quantidades adequadas têm um menor escore de inflamação em exames que medem marcadores como a proteína C reativa. O potencial anti-inflamatório pode ajudar a reduzir a incidência de dores e o desenvolvimento de problemas crônicos de saúde.
4. Protege os ossos
Mais da metade do magnésio que temos em nosso corpo é encontrado nos ossos. Não é à toa que um bom suprimento desse mineral também vem sendo associado à saúde óssea. Pesquisas apontam uma redução no risco de fraturas e até de doenças como a osteoporose em pessoas que garantem níveis suficientes de magnésio no dia a dia.
5. Ajuda na saúde mental
O magnésio vem sendo estudado por sua capacidade de ajudar a combater diferentes problemas que afetam nosso cérebro, da ansiedade à insônia. Há até pesquisa tentando demonstrar como ele pode ajudar em casos de demência, já que bons níveis de magnésio também têm sido associados a uma melhora em desempenhos cognitivos.
Alguns suplementos específicos de magnésio podem ser indicados para diferentes objetivos relacionados à saúde mental. Mas atenção: eles não devem ser encarados como substitutos de um tratamento convencional, e sim como uma ajuda a mais. Não os utilize isoladamente esperando resultados mágicos.
Onde encontrar magnésio
Apesar da popularidade de suplementos alimentares contendo magnésio, o nutriente pode ser obtido facilmente na alimentação.
Boas fontes de magnésio incluem leguminosas (como feijão preto, edamame e grão de bico), oleaginosas (como amêndoas e nozes), cacau (priorize o chocolate amargo), careais integrais e vegetais de folhas verdes.
Compartilhe essa matéria via: