Os medicamentos gratuitos pelo SUS na farmácia popular são remédios para diabetes, hipertensão e asma. Além disso, outros remédios podem ser comprados com até 90% de desconto, ou oferecidos de forma gratuita para participantes do Bolsa Família, como anticoncepcionais, remédios para rinite ou Parkinson, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Clínico Geral perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Para pedir o medicamento gratuitamente na farmácia popular deve-se ir farmácia que tenha um placa vermelha que diz “Aqui tem farmácia popular” ou em Unidades Básicas de Saúde que tenham esse serviço de farmácia levando a receita médica, CPF, carteira de identidade e o cartão do sistema nacional de saúde.

As receitas para adquirir os remédios para diabetes e pressão alta são válidas por um período de 6 meses, e os remédios dispensados para 30 dias de tratamento. Já no caso de anticoncepcionais, as receitas são válidas por 1 ano, e o período de tempo que esses remédios são dispensados, varia conforme o tipo de anticoncepcional.


Imagem ilustrativa número 3

Medicamentos genéricos gratuitos

A lista a seguir mostra alguns dos medicamentos genéricos disponíveis gratuitamente no programa Farmácia Popular:

Os absorventes higiênicos fazem parte do Programa de Dignidade Menstrual, sendo fornecidos gratuitamente para estudantes do ensino público ou pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social extrema ou situação de rua, desde que estejam inscritas no Cadastro Único.

No caso das fraldas geriátricas, é necessário apresentar a receita, laudo ou atestado médico, que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, e que tenha a Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso de pessoa com deficiência.

O medicamento pela Farmácia Popular com copagamento é:

Esse remédio também é disponibilizado de forma gratuita para participantes do programa Bolsa Família.

O que é a farmácia popular do Brasil

A farmácia popular do Brasil é uma farmácia do governo que fornece alguns medicamentos com descontos de até 90% ou até mesmo de forma gratuita para algumas pessoas, sendo necessário apenas apresentar a receita médica e os documentos de identificação.

Alguns dos medicamentos fornecidos de forma gratuita são aqueles indicados para a hipertensão, diabetes e asma, por exemplo.

Como conseguir medicamento de graça

Para ter acesso aos medicamentos fornecidos de forma gratuita ou com descontos pelo SUS é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde ou Farmácia Popular portando os documentos de identificação, comprovante de residência, receita médica e o cartão nacional de saúde, que pode ser feito na hora caso a pessoa não possua.

Além dos medicamentos utilizados para tratar pressão alta, diabetes e asma, são disponibilizados pelo SUS antibióticos, ansiolíticos, antifúngicos e anti-inflamatórios com alguns descontos.

Os medicamentos para doenças crônicas, como o câncer, por exemplo, também são disponibilizados de forma gratuita ou com descontos pelo SUS. No entanto, muitas vezes esses medicamentos estão em falta, sendo necessário fazer o requerimento do medicamento na justiça.


Foto de Flávia Costa

Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.




74% dos leitores

acham este conteúdo útil



(162 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • SUS – MINISTÉRIO DA SAÚDE. ELENCO DE MEDICAMENTOS E INSUMOS DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL. 2023. Disponível em: . Acesso em 11 mar 2024
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular. 2023. Disponível em: . Acesso em 12 jun 2023
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 – Farmácia Popular. 2017. Disponível em: . Acesso em 10 jan 2023
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA GM/MS Nº 2.898, DE 26 DE OUTUBRO DE 2021 – Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).. 2021. Disponível em: . Acesso em 10 jan 2023
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL – MANUAL DE INFORMAÇÕES ÀS UNIDADES CREDENCIADAS – SISTEMA DE CO-PAGAMENTO. 2008. Disponível em: . Acesso em 10 jan 2023
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Incorporados novos medicamentos ao programa Farmácia Popular. Disponível em: . Acesso em 24 out 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Medicamentos para venda (copagamento). 2020. Disponível em: . Acesso em 13 mai 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Medicamentos gratuitos Farmácia Popular. 2020. Disponível em: . Acesso em 13 mai 2022

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *