Os remédios para pano branco são as pomadas antifúngicas, loções ou sprays, como o cetoconazol, o miconazol ou o clotrimazol, que devem ser usados sobre a pele afetada, pois agem impedindo o crescimento do fungo na pele. Além disso, em alguns casos, pode ser recomendado pelo médico o uso de comprimidos antifúngicos, como o fluconazol ou o itraconazol.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Dermatologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

O pano branco é uma infecção da pele, conhecida cientificamente por Tinea versicolor ou pitiríase versicolor, causada pelo fungo Malassezia furfur, levando ao surgimento de sintomas, como coceira e manchas brancas ou acastanhadas na pele, principalmente na região dos braços e do tronco.

Leia também: Pano branco: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/pano-branco

Os remédios para pano branco devem ser indicados pelo dermatologista ou clínico geral, após avaliação dos sintomas, e assim indicar o melhor remédio de forma individualizada. Além do tratamento com remédios, alguns cuidados também são importantes para acelerar a recuperação e impedir a reinfecção, como secar bem a pele após o banho, evitar o calor excessivo ou a exposição ao sol.


Imagem ilustrativa número 1

Remédios para pano branco

As principais opções de remédios para pano branco que podem ser indicadas pelo dermatologista são:

1. Pomadas para pano branco

As pomadas para pano branco geralmente são a primeira opção de tratamento indicadas pelo dermatologista, pois ajudam a eliminar o fungo Malassezia furfur da pele, aliviando os sintomas.

As principais pomadas para pano branco são:

  • Cetoconazol creme a 2% (Nizoral, Lozan ou Conazol), 1 vez por dia por cerca de 4 semanas;
  • Clotrimazol creme 1% (Canesten ou Clotrimix), 2 a 3 vezes por dia por cerca de 1 a 3 semanas;
  • Nitrato de isoconazol creme a 1% (Icaden), 1 vez ao dia, de 2 a 4 semanas de tratamento;
  • Nitrato de miconazol creme a 2%, 2 vezes por dia, por 2 a 5 semanas de tratamento;
  • Ciclopirox olamina creme a 1% (Micolamina), 2 vezes por dia, durante 2 semanas de tratamento;
  • Cloridrato de terbinafina creme a 1% (Funtyl), 1 a 2 vezes por dia, por 2 semanas de tratamento;
  • Nitrato de oxiconazol creme a 1% (Oxipelle), 1 vez ao dia, de preferência à noite, por pelo menos 3 semanas de tratamento;
  • Nitrato de fenticonazol creme 0,02 mg/g (Fentizol), 1 a 2 vezes por dia, pelo tempo de tratamento determinado pelo médico.

As pomadas para pano branco devem ser aplicadas sobre a pele limpa e seca, na região afetada e ao redor da lesão, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, e usadas até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 4 semanas.

Além disso, o tratamento com as pomadas para pano branco deve ser mantido por cerca de 1 a 2 semanas após o desaparecimento dos sintomas, de acordo com a orientação médica.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Loções ou soluções tópicas

As loções ou soluções tópicas antifúngicas são outra opção de tratamento tópico que podem ser recomendados pelo dermatologista para o tratamento do pano branco.

As principais loções antifúngicas que podem ser indicadas pelo médico são:

  • Ciclopirox olamina, loção 10 mg/mL (Micolamina), 2 vezes por dia, durante 2 semanas de tratamento;
  • Nitrato de miconazol, loção 20mg/mL, 2 vezes por dia (de manhã e à noite), por 2 a 5 semanas de tratamento; 
  • Nitrato de oxiconazol, solução tópica 10 mg/mL (Oxipelle), 1 vez ao dia, de preferência à noite, utilizando uma haste flexível ou uma bola de algodão, por pelo menos 3 semanas de tratamento;
  • Clotrimazol, solução tópica em gotas ou spray 10 mg/mL (Canesten), 2 a 3 nebulizações do spray, 2 vezes por dia, ou 2 a 3 gotas, de 2 a 3 vezes por dia, durante 1 a 3 semanas;
  • Nitrato de fenticonazol, spray 20 mg/mL (Fentizol), 1 a 2 vezes por dia, pelo tempo de tratamento determinado pelo médico.

As loções ou soluções tópicas antifúngicas devem ser usadas com indicação do dermatologista, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

3. Comprimidos antifúngicos

Os comprimidos antifúngicos podem ser recomendados pelo dermatologista quando a área afetada pelo pano branco é muito grande, ou quando a pessoa possui algum problema que afeta o sistema imune, por exemplo.

Nestes casos, o dermatologista pode recomendar apenas o uso de comprimidos, como:

  • Fluconazol 150 mg cápsulas (Zoltec ou Triazol), sendo geralmente recomendado a dose de 150 a 300 mg, por via oral, 1 vez por semana, por 2 a 4 semanas de tratamento;
  • Itraconazol 100 mg cápsulas (Sporanox ou Itraspor), sendo geralmente recomendada a dose de 200 mg, 1 vez por dia por via oral, durante 7 dias de tratamento.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de mais do que um medicamento em simultâneo, como a ingestão de comprimidos e a aplicação de um creme, por exemplo.

Como acelerar o tratamento

Para o pano branco desaparecer mais rápido, devem-se adotar alguns cuidados com a pele, como lavar e secar bem a região afetada antes de aplicar os medicamentos, evitar deixar acumular suor ou gordura e evitar passar cremes e produtos gordurosos. Além disso, também é muito importante evitar a exposição solar e usar protetor solar diariamente, antes de sair de casa.

Assim, a pele vai melhorando gradualmente, o tom vai ficando cada vez mais uniforme e, em cerca de 1 semana, já se podem começar a ver resultados. No entanto, em alguns casos, a diferença de coloração da pele pode permanecer mesmo após a cura da infecção. 

Remédios caseiros para pano branco

Uma ótima opção de remédio caseiro para pano branco é lavar a região da pele afetada com o chá de folha de aipim, e pode ser usado para complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico.

Além disso, alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Leia também: 11 remédios caseiros para micose de pele

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-micose


Foto de Flávia Costa

Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.




95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(183 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • ANVISA. Fentizol (nitrato de fenticonazol) creme dermatológico 0,02 mg/g e spray 20 mg/mL. 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Icaden (nitrato de isoconazol) creme dermatológico 10 mg/g. 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Nitrato de Miconazol creme dermatológico 20 mg/g. 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Micolamina (ciclopirox olamina) creme dermatológico 10mg/g e loção 10mg/mL. 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Oxipelle (nitrato de oxiconazol) creme dermatológico 10 mg/g e solução tópica 10 mg/mL . 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Funtyl (cloridrato de terbinafina) Creme 1% (10 mg/g). 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Cetoconazol. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Nizoral (cetoconazol) creme dermatológico 20 mg/g. 2021. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Conazol (cetoconazol) creme dermatológico 20 mg/g. 2023. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Clotrimix (clotrimazol) creme dermatológico 10mg/g. 2022. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • ANVISA. Canesten (clotrimazol) creme dermatológico 10mg/g. 2022. Disponível em: . Acesso em 27 fev 2023
  • GUPTA, A. K.; FOLEY, K. A. Antifungal Treatment for Pityriasis Versicolor. J Fungi (Basel). 1. 1; 13-29, 2015
  • KARRAY, M.; MCKINNEY, W. P. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Tinea Versicolor. 2021. Disponível em: . Acesso em 21 out 2021
  • GUPTA, A. K.; LYONS, D. C. Pityriasis versicolor: an update on pharmacological treatment options. Expert Opin Pharmacother. 15. 12; 1707-13, 2014

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *