O IBGE divulgou nesta semana uma nova edição do levantamento Nomes no Brasil, um dos resultados curiosos obtidos a partir do Censo realizado em 2022. Somos um país de 34 milhões de Silvas, 12 milhões de Marias e 5 milhões de Josés – respectivamente, o sobrenome e os nomes feminino e masculino mais comuns do Brasil.

Mas a plataforma, que permite buscar quantos brasileiros têm um determinado nome (e onde eles vivem), revela outras curiosidades. E, bem longe das denominações mais populares, o universo da saúde também aparece na lista: embora raros, os brasileiros que carregam nomes e sobrenomes tipicamente associados a doenças (ou causas delas) somam milhares ao redor do país.

Confira alguns deles.

Cancer

O IBGE estima que 131 brasileiros carreguem o inusitado sobrenome Cancer, derivado da palavra em latim para “caranguejo”. Distribuídas no Espírito Santo, no Pará e em São Paulo, as pessoas dessa família têm no município de Santa Izabel do Pará o local onde são mais numerosas – por lá, representam 0,02% da população de 79 mil habitantes, o equivalente a 15 pessoas.

Gripe

Outros 357 brasileiros são registrados com o sobrenome Gripe, localizados majoritariamente na região Sudeste. O município fluminense de Varre-Sai é aquele com maior número de integrantes da família; lá, os Gripes são 0,37% da população de 10 mil pessoas. O nome poderia ter origem no sobrenome germânico Griep ou Grippe.

Dengue

Bem mais raro, mas ainda encontrado nos registros, é o sobrenome Dengue, com população estimada de 29 brasileiros. Todos os casos localizados pelo IBGE estão no Mato Grosso do Sul, com a grande concentração na capital Campo Grande mesmo. De origem incerta, a família Dengue também aparece em registros de recenseamento em países como o Reino Unido e o Canadá.

Continua após a publicidade

Surdo, Mudo e Manco

Palavras que parecem remeter a outras condições, sintomas e agentes causadores de doenças também aparecem nos registros de nomes brasileiros. O país tem 56 membros da família Surdo, menos numerosos do que os Mudo, com 381 pessoas, e ambos bem longe da popularidade dos Manco, representados por mais de 1,5 mil pessoas, um terço delas residindo no estado de São Paulo.

Verme

O Brasil também tem 36 pessoas da família Verme, quase o mesmo número de pessoas que carregam (neste caso, como primeiro nome) uma referência a um mosquito famoso…

Aedes

São 34 cidadãos registradas como Aedes, um número ainda modesto comparado aos 392 brasileiros chamados… Aides.

Dor, tosse e febre

Segundo os dados do IBGE, espalhados pelo Brasil também temos mais de 600 integrantes da família Dor, 242 pessoas com o sobrenome Tosse e pelo menos 38 membros do clã Febre.

Continua após a publicidade

Partes do corpo

Há dezenas cujos nomes lembram partes do corpo ou aquilo que o organismo produz:

  • 40 brasileiros batizados de Bile;
  • Outros 39 pertencem à família Rim;
  • Há 58 pessoas com o sobrenome Olhos;
  • 21 outras batizadas como Orelha;
  • E 188 brasileiros que se chamam Joelho.

Ficou curioso com o que mais existe por aí? Confira na página do IBGE se o Censo localizou brasileiros suficientes com o nome que você procura.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *