O ator Val Kilmer, conhecido por interpretar personagens icônicos como o Batman no cinema, morreu na última terça-feira (1) aos 65 anos. Segundo a filha do artista, Mercedes, ele foi vítima de uma pneumonia.

Ela também afirmou que o problema de saúde não teve relação com o câncer de garganta diagnosticado em 2014, que levou ao afastamento de Val Kilmer do cinema após ter a voz afetada por uma traqueostomia.

Além de Batman Eternamente, o ator era reconhecido por papéis em outros blockbusters dos anos 80 e 90, como Fogo contra Fogo, Top Gun e The Doors. Neste último, ele foi o responsável por reviver o lendário Jim Morrison.

+Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamentos

Como a pneumonia pode matar

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que geralmente está relacionada à ação de um agente infeccioso, incluindo vírus respiratórios e bactérias como o pneumococo.

Ela tem uma taxa de mortalidade mais elevada em pessoas com o sistema imune enfraquecido, o que inclui grupos com comorbidades, crianças com menos de 2 anos e idosos com mais de 60 anos.

Continua após a publicidade

No caso dos idosos, a presença comum de outras doenças crônicas associadas ao envelhecimento aumenta a propensão a um agravamento do quadro. Outra questão que pode levar a complicações é uma baixa adesão a vacinas contra agentes que causam doenças respiratórias, como a gripe ou o coronavírus, por exemplo, e as vacinas pneumo, contra a doença pneumocócica.

+Leia também: Alta mortalidade de idosos por pneumonia serve de alerta para vacinação

Embora nem toda infecção respiratória necessariamente produza uma pneumonia, qualquer patógeno que afeta essa parte do corpo pode levar a essa complicação caso o sistema imune não seja capaz de combater adequadamente o invasor.

A causa de fundo específica da pneumonia de Val Kilmer não foi revelada pela família, mas ele vinha lidando com diferentes condições de saúde ao longo dos anos.

Continua após a publicidade

Câncer de garganta havia afastado Val Kilmer dos filmes

Na década final de vida, o ator precisou abandonar a carreira após ter sua voz afetada por uma traqueostomia, consequência do câncer de garganta que teve diagnosticado em 2014, e do qual se recuperou, mas com sequelas.

Desde então, sua última aparição na telona ocorreu em Top Gun: Maverick, sequência lançada em 2022 para o grande sucesso de Hollywood que teve em Val Kilmer uma das estrelas, em 1986, rivalizando com o personagem interpretado por Tom Cruise.

Segundo os produtores, uma tecnologia de inteligência artificial foi empregada para regenerar a voz de Kilmer no filme.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *