Com uma aparência exótica e uma polpa saborosa, o buriti é um alimento altamente nutritivo. Rica em sais minerais e vitaminas A, C e E, a fruta de cor avermelhada, que é bastante comum na Amazônia e do Cerrado, possui efeitos antioxidantes, antibacterianos, cicatrizantes e anti-inflamatórios.

Também conhecido como miriti, o fruto pode ser um aliado contra o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e até doenças crônicas.

Um fruto da árvore da vida

Com origens amazônicas, o buriti é fruto de uma espécie de palmeira do gênero Mauritia, também conhecida como “árvore-da-vida” pelos povos indígenas da região. Embora seja predominante na Região Norte do Brasil, a planta, que pode chegar aos 35 metros de altura, também é encontrada com frequência no Cerrado.

A casca do buriti é bem rígida e parece até um mosaico, com várias escamas triangulares castanho-avermelhadas. Já a polpa, por sua vez, é bem fina, tem consistência oleosa e costuma ser alaranjada ou amarelada.

Benefícios do buriti

A composição nutricional do buriti está atrelada a uma série de benefícios. A alta concentração de vitamina A, por exemplo, torna o fruto um grande aliado para a saúde dos olhos e da pele, prevenindo doenças como a catarata.

Já a presença da vitamina C colabora para a manutenção da saúde dentária e óssea, evitando doenças como escorbuto e fortalecendo o sistema imunológico.

Continua após a publicidade

O teor de carotenoides, com alto potencial antioxidante, por sua vez, protege a pele, reduzindo os efeitos do envelhecimento precoce. Por essa razão, muitos cosméticos produzidos com buriti podem exercer efeito fotoprotetor, contra a radiação solar.

Esse perfil de nutrientes torna o fruto um aliado na prevenção de doenças crônicas, como o câncer, e condições cardiovasculares ou neurodegenerativas. Não é à toa que o buriti possui um imenso valor medicinal para as comunidades tradicionais.

Aqui, entretanto, vale uma ponderação importante: nenhum alimento é milagroso. Ou seja, não é o buriti, por si só, que vai resolver todos os seus problemas. Para ser positivo, o consumo da fruta deve ser combinado a uma rotina de hábitos saudáveis.

Como consumir o buriti?

Muitos brasileiros consomem o buriti sem nem sequer imaginar o potencial nutritivo que esse pequeno fruto carrega. Matéria-prima para doces, sorvetes, cremes, geleias, licores e vitaminas, essa pequena frutinha é bastante famosa e pode ser consumida de diversas maneiras.

Continua após a publicidade

Se você quer aproveitar os seus benefícios na íntegra, contudo, a melhor alternativa é consumir cerca de 100g de buriti in natura ao dia. Afinal, as demais apresentações, muitas vezes, contêm muitos aditivos e, por consequência, não conservam as mesmas propriedades nutricionais da polpa crua.

Outra possibilidade interessante é o suco natural sem açúcares ou conservantes.

E os cosméticos?

Talvez você já tenha se deparado com cremes ou sabonetes de buriti, que são bastante comuns entre algumas das principais marcas brasileiras de cosméticos. O motivo é simples: os benefícios do fruto não se esgotam no consumo da polpa.

O óleo extraído do buriti possui uma alta concentração de ácidos graxos, que ajudam a preservar o colágeno da pele, melhorando a sua elasticidade.

Continua após a publicidade

Além disso, ele também protege contra raios ultravioletas e auxilia na restauração da pele danificada pelo sol, aliviando a vermelhidão decorrente de queimaduras. A mesma lógica vale para os cabelos: o óleo hidrata, fortalece e restaura fios ressecados pelo sol.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *